Paris (França) – Mirra Andreeva conquistou vaga na decisão em Roland Garros e vai em busca do primeiro título de Grand Slam da carreira. Após passar sem grandes sustos pela ucraniana Marta Kostyuk, a russa comemorou bastante o resultado e disse estar próxima de alcançar o maior objetivo da vida.
Em sua primeira final em um evento deste porte, a tenista de apenas 19 anos espera manter o foco. Ela ressaltou novamente como está com a concentração em alta e isso a auxiliou a encerrar a série invicta da adversária.
“Foi uma partida muito difícil. A Marta vinha fazendo uma temporada incrível no saibro e é uma adversária muito complicada. Estou muito feliz com o nível que apresentei e com a forma como joguei hoje”, destacou Andreeva.
Mirra qualified for her first Grand Slam final, check out the semi-final highlights by Emirates ⚡️#RolandGarros #Emirates #FlyBetter pic.twitter.com/IrNlBuetsC
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 4, 2026
Ela já havia comentado sobre o equilíbrio emocional antes das semifinais. “Estava extremamente focada em tudo o que precisava fazer em quadra, no plano de jogo que preparamos e na minha mentalidade. Em alguns momentos, eu conseguia até enxergar os pelos da bola”, garantiu.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Conhecida pelo temperamento forte, a siberiana analisou a forma como tem controlado melhor os momentos de frustração. “Antes, quando eu era quebrada, parecia o fim do mundo. Ficava pensando apenas em como segurar meu saque e evitar perder o serviço. Agora só penso em quebrar de volta”, comentou.
“Caso fique nervosa para sacar, a adversária também pode enfrentar a mesma situação. Tento lembrar disso em vez de considerar que tudo acabou porque perdi um game de serviço”, prosseguiu.
Pure joy, from every angle 💫#RolandGarros pic.twitter.com/lYOlG5MfMV
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 4, 2026
Andreeva também enalteceu o trabalho do seu time. “Minha treinadora Conchita Martinez compartilhou muita experiência e me deu muitos conselhos. Houve momentos em que eu escutava, mas continuava fazendo as coisas do meu jeito”, admitiu ao se referir à ex-número 2 do mundo.
“Agora sinto que confio completamente no que minha equipe me diz. Faço o que eles recomendam sem ficar duvidando. Isso tornou tudo muito mais fácil para mim”, assegurou a cabeça de chave 8.
Maturidade em busca do primeiro Grand Slam
A russa já havia disputado as semifinais em Paris em 2024, e acredita que aprendeu muito desde então. “Há dois anos eu estava tão surpresa que nem acreditava que pudesse continuar vencendo. Hoje estou mais madura e experiente. Consigo abordar cada partida de uma forma diferente e focar muito mais na adversária e no plano de jogo”, ponderou.
Andreeva admitiu que não imaginava disputar a final no início do torneio. “Antes do torneio achava ótimo chegar à final, mas não estava focada nisso. Meu objetivo era simplesmente vencer uma partida de cada vez. Se alguém tivesse me dito no início da competição que eu estaria na final, eu responderia: ‘seria ótimo’, mas provavelmente não acreditaria muito que isso aconteceria”, reconheceu.
Your 2026 women’s Roland-Garros final 🤩
A fairy tale vs a teenage sensation 🍿#RolandGarros pic.twitter.com/Q2vIHefS1Q
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 4, 2026
A russa encara na decisão a qualificada polonesa Maja Chwalinska, grande surpresa da competição. “Quando comecei a jogar tênis na Sibéria, nunca pensei que poderia disputar finais de Grand Slam ou ganhar grandes torneios. Isso era apenas um sonho. Esse sempre foi o maior objetivo da minha vida. Agora estou muito perto disso e estou extremamente feliz e empolgada”, resumiu Andreeva.
Leia mais











Parabéns Andreeva, mostrando pra que veio. Talvez um pequeno favoritismo, tipo 60 a 40, mas acredito que ficará um bom tempo no top 5 e talvez chegue ao 1.
RG no masculino e feminino tá nível ATP/WTA 500.
Que entressafra horrosa, principalmente entre os homens.
Estádios vazios. Quero ver os números de audiência: certamente darão uma maquiada e falarão que foi “a maior audiência da história” para tentar agradar os patrocinadores.
Único jogo que me interessa e Zverev e Mensik. De resto…
Sem Alcaraz e sem o Sinner cai um pouco mesmo, então é normal isso.
A 2 segunda semifinal feminina foi muito boa, schnneider e Maja fizeram um jogo bem acima da média do feminino
Mirra já merecia uma final de Grand Slam e seu favoritismo é absurdo.
Ela ainda será número um do mundo em algum momento, na minha humilde opinião.
Na torcida, mas espero que não tenha apagão mental.
Sabia que esse momento chegaria! Só não esperava com tão pouca idade. Tremenda prodigia!
Gauff e Swiatk ganharam o primeiro GS com 19 anos completos, Raducanu também…nenhum absurdo.
Se a final durar mais de 1 hora o evento já vai estar no lucro.
Nao acho que este jogo sera tao simples assim
Mentalmente a polenesa tem vantagem.
Vindo do quali.
Todo o dinheiro que ela tinha acumulado durante toda a carreira foi triplicado em 2 semanas.
Se repetir o desempenho de hoje poderá vencer Andreeva.
Se jogar focada do início ao fim, com variações e aproveitando as suas chances.
Andreeva tem aquela questão mental: é uma jogadora com muitos recursos técnicos até chegar um momento complicado.
Entra no desespero, fica irritada…
A favorita é Andreeva.
A minha torcida é para polonesa, é para ver uma das campanhas mais impressionante dos últimos anos.
Vou torcer para a polonesa.
Na torcida pela Andreeva!
Espero que faça uma excelente final e seja campeã. A russa é uma excelente tenista, essa é a verdade. E esse pode ser o primeiro de muitos Grand Slams.
Vai encarar uma pedreira, com a polonesa de muitas bolas altas, excelente defesa e variações de efeito em um estilo raríssimo no tenis atual e que, por isso, confunde e desafia as adversárias. Mas penso que a Mirra é mesmo a favorita, se jogar muito bem e não se enrolar com a Maja.
Se jogarem no seu melhor nível, já podem dar o troféu para a Mirra.
Mas tudo pode acontecer, pois o jogo é jogado e o lambari é pescado, como diria o saudoso Juarez Soares.
A polonesa tem a torcida da casa, por isso a Andreeva terá essa pressão agora a polonesa merece muito vencer esse torneio por tudo que passou, mas se Andreeva vencer será também positivo.