Iasi (Romênia) – Principal cabeça de chave do WTA 250 de Iasi, Mirra Andreeva estreou com vitória no torneio romeno em quadras de saibro. A jovem russa de 17 anos e 32ª do ranking superou a alemã Noma Noha Akugue por 6/1 e 6/2.
Semifinalista de Roland Garros, Andreeva ainda busca seu primeiro título de WTA. Ela enfrenta nas oitavas a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 78ª do ranking, que recebeu o chamado ‘bye por performance’ por ter alcançado a final de Budapeste na semana anterior.
Do outro lado da chave, a cabeça 2 do torneio Tatjana Maria caiu na estreia. A experiente alemã de 36 anos e 59ª do ranking perdeu para a romena Miriam Bulgaru por 6/4 e 6/2. Bulgaru enfrentará a francesa Selena Janicijevic nas oitavas de final.
Duelo romeno garantido nas oitavas
Off and running 💨
No.3 seed Jaqueline Cristian flies into the next round in Romania after defeating Brancaccio 6-2, 6-4.#UniCreditIasiOpen pic.twitter.com/KsNlE12iU3
— wta (@WTA) July 22, 2024
A primeira rodada ainda teve mais três vitórias romenas, com garantia do duelo entre a cabeça 3 Jaqueline Cristian e a convidada Elena Ruse nas oitavas. Ruse venceu a russa Anastasia Tikhonova por 6/3, 5/7 e 6/1, enquanto Cristian bateu a italiana Nuria Brancaccio por 6/2 e 6/4.
Também avançou Anca Todoni, que liderava o primeiro set por 5/0 contra a bielorrussa Aliona Falei, quando a rival se retirou por doença viral. Todoni enfrenta a sérvia Olga Danilovic, que derrotou a russa Anna Blinkova, cabeça de chave 4, por 6/2, 5/7 e 6/1.
Já a também anfitriã Irina Bara não teve o mesmo desempenho de suas compatriotas e foi eliminada na estriea pela espanhola Marina Bassols por 6/2 e 6/3. Bassols enfrenta a húngara Anna Bondar, que derrotou a belga Marie Benoit por 6/3 e 6/1.