Americano testa para cannabis e é suspenso por dois anos

Casey Kania (Foto: Reprodução/Instagram)

Londres (Reino Unido) – A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) divulgou nesta terça-feira que o tenista norte-americano Casey Kania foi suspenso por dois anos após uma violação do Programa Antidoping do Tênis (TADP).

Atual 1353º do ranking de duplas, o jogador de 21 anos testou positivo para a substância Carboxi-THC, mais conhecida como cannabis, após uma coleta de urina feita em agosto de 2023, durante o Challenger de Cary, nos Estados Unidos. Kania não possuía uma Isenção de Uso Terapêutico (AUT) válida e por isso foi preventivamente afastado, já que o produto faz parte da lista de proibições da Agência Mundial Antidoping (WADA).

No início de novembro, após análise laboratorial da contraprova, que confirmou a presença de cannabis no organismo do atleta, Kania foi acusado violar as regras antidopagem (ADRV) nos termos dos artigos 2.1 e/ou 2.2 do TADP. Embora a ITIA tenha aceitado que o tenista não violou intencionalmente as disposições do programa, o jogador não conseguiu demonstrar que não teve culpa ou negligência.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Portanto, foi imposto um período de inelegibilidade de dois anos (em vez de uma sanção de quatro anos para uma violação intencional), conforme estabelecido no artigo 10.2.2 do TADP. Dessa forma, a suspensão do jogador começou a valer em 2 de fevereiro de 2024, data em que a decisão foi emitida, e termina em 1 de fevereiro de 2026. Todos os resultados, pontos de classificação e prêmios em dinheiro obtidos por Casey Kania no challenger de Cary e nos eventos subsequentes também foram removidos.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jose Carlos
Jose Carlos
8 meses atrás

cannabis nao melhora o desempenho esportivo de ninguem e eh legalizada em todos os territórios minimamente civilizados do planeta. Decisão arbitraria, politica e ideologica. Tal qual a ideia estupida de proibir russos de usarem sua bandeira e continuar permitindo que israelenses e americanos o facam.

Última edição 8 meses atrás by Jose Carlos
SANDRO
SANDRO
8 meses atrás
Responder para  Jose Carlos

Dá um tempo! Canabis sativa é uma droga, é veneno e tem influência no desempenho sim!

SANDRO
SANDRO
8 meses atrás
Responder para  Jose Carlos

Se você quer se envenenar usando maconha, não obrigue que outras pessoas pensem como você… Para mim, maconha é droga e veneno para o corpo humano.

Thiago Silva
Thiago Silva
8 meses atrás

1358° em Duplas!!! Tá fazendo o que jogando tênis? Vai achar uma ocupação na vida.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
8 meses atrás

Putz, suspender tenista por 2 anos por uso da cannabis é o fim da picada. Por coerência, também deveria haver suspensão por uso de bebida alcóolica. Há? Acho que não, né? Mas acho que não deveria haver nem para uma e nem para a outra. Esta suspensão é um indício de que há problemas sérios nos critérios de definição das substâncias proibidas.

Andre Borges
Andre Borges
8 meses atrás

Que coisa ridícula…. Suspensão mais estupida

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.