Vancouver (Canadá) – O primeiro dia de disputas da Laver Cup teve três vitórias do Time Mundo nas partidas de simples. Depois do norte-americano Ben Shelton e do argentino Francisco Cerúndolo durante a tarde, o público canadense em Vancouver acompanhou a vitória do anfitrião Felix Auger-Aliassime, que derrotou o francês Gael Monfils por 6/4 e 6/3 em 1h23 de partida.
Aliassime escapou dos três break-points que enfrentou durante o primeiro set e aproveitou sua única chance de quebra já no último game da parcial. O tenista da casa ganhou confiança, especialmente depois de abrir o segundo set escapando de um 0-40 e conseguindo a quebra logo depois. Ele fez 3/0 e sustentou a liderança até o fim sem ter o saque ameaçado.
A rodada desta sexta-feira na Rogers Arena ainda prevê uma partida de duplas, com Arthur Fils e Andrey Rublev contra Tommy Paul e Frances Tiafoe. Os jogos deste primeiro dia valem um ponto cada um. No sábado, cada vitória vale dois pontos. A programação ainda será definida pelos capitães das equipes, Bjorn Borg e John McEnroe.
Esta é a sexta edição da Laver Cup, competição criada em 2017 e que só não foi disputada em 2020, devido à pandemia. O Time Europa foi hegemônico nas cinco primeiras edições, mas o Time Mundo venceu pela primeira vez no ano passado, em Londres. A organização do evento já confirmou a cidade de Berlim, na Alemanha, para 2024.