Alcaraz, Sinner e Gauff lideram lista de faturamento na temporada

Foto: Cédric Lecocq/FFT

Nova York (EUA) – Entrando na reta final de 2025, o espanhol Carlos Alcaraz lidera a lista de ganhos na temporada, pelo segundo ano consecutivo, com US$ 48,3 milhões, revelou a revista econômica Forbes, dos quais US$ 13,3 milhões foram em premiação.

Alcaraz venceu neste ano dois Masters 1000 no saibro, em Monte Carlo e Roma, arrecadando mais de US$ 1 milhão em cada evento, e acrescentou a essas vitórias o título no Aberto da França, em que arrecadou US$ 2,9 milhões. Até agora o tenista de 22 anos conquistou seis torneios no ano, recebendo premiação em dinheiro no valor total de US$ 10,6 milhões.

Entre as principais marcas em seu portfólio de patrocínios está a Nike, seu patrocinador antes mesmo de ele conquistar troféus de Grand Slam. “O acordo é considerado um dos maiores da história do tênis, com dez anos de duração e valor de até US$ 150 milhões, colocando-o no mesmo patamar financeiro de Rafael Nadal em seu auge.

Diferentemente dos acordos tradicionais de uniformes, o contrato de Alcaraz com a Nike inclui uma linha exclusiva de calçados de performance que costuma esgotar em poucas horas após o lançamento, especialmente na Espanha e na América Latina, onde sua base de fãs é enorme. Cada lançamento é apoiado por campanhas globais e cores de edição limitada que transformam lançamentos de produtos em momentos culturais”, relata artigo do Prestige.

A Rolex também foi rápida em reconhecer seu apelo e o nomearam embaixador da marca em 2022. Desde então, Alcaraz usou os modelos Rolex Daytona e Submariner nas cerimônias de premiação. Especialistas do setor estimam que sua parceria vale entre US$ 10 e 15 milhões por ano. Em 2023, Alcaraz fechou contrato também com a Louis Vuitton. BMW, Calvin Klein, Danone e Babolat são outras marcas que o espanhol endossa.

O italiano Jannik Sinner ocupa o segundo lugar na lista da Forbes em ganhos na temporada, com o total de US$ 47,3 milhões, sendo US$ 9 milhões em quadra. O número 1 do mundo perdeu a final do Aberto da França para Alcaraz, mas o derrotou cinco semanas depois na final de Wimbledon, embolsando mais de US$ 4 milhões. Sinner também ganhou US$ 2,2 milhões por sua vitória no Aberto da Austrália em janeiro e, em seguida, aceitou uma suspensão de três meses em um acordo com a Agência Mundial Antidoping, que interrompeu sua temporada de fevereiro a abril.

Sinner é embaixador da Gucci. Desde que assinou com a grife italiana, que ele desfila com elegância. Sinner apareceu em campanhas para a linha de alfaiataria da Gucci, frequentemente usando ternos descontraídos e acessórios minimalistas. Em relação aos equipamentos, Sinner compete com roupas da Nike e raquetes Head, parcerias que mantém desde que chegou ao topo do ranking da ATP.

 

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Coco Gauff, de 21 anos, é desde o final de 2023 a atleta feminina mais bem paga do mundo, com ganhos totais de US$ 37,2 milhões, dos quais quase três quartos vieram de patrocínios. “Esse marco foi mais do que uma manchete financeira — marcou a chegada de um novo modelo de como jovens atletas podem combinar esporte, cultura e comércio sem perder a autenticidade”, afirmou a Prestige. Em termos de faturamento em prêmios na temporada, a americana soma US$ 5,95 milhões.

Sua parceria principal é com a New Balance, marca que apostou nela quando tinha apenas 14 anos. Do acordo padrão de vestuário, o contrato evoluiu para um tênis exclusivo, o Coco CG1, com silhueta robusta e cores vibrantes. Depois vieram outros que se esgotaram rapidamente após o lançamento. A Head, patrocinadora de raquetes, garante que Gauff jogue com ferramentas que combinam com seu jogo agressivo e atlético. Gauff também conta com a Rolex entre seus parceiros premium, desde 2023.

Iga Swiątek, campeã este ano de Wimbledon, embora tenha faturado em premiação nesta temporada cerca de US$ 8,21 milhões, mais que Aryna Sabalenka e Coco Gauff, aparece em sétimo na lista da Forbes em faturamento geral em 2025, com US$ 24 milhões. A polonesa não vencia um torneio há mais de 12 meses antes de sair vitoriosa em Londres, mas as participações nas semifinais do Aberto da Austrália e do Aberto da França impulsionaram seus ganhos totais.

A principal parceria comercial de Swiątek, desde 2023, é a On, a marca suíça cofundada por Roger Federer e vai além do vestuário. Ela trabalha diretamente com a equipe de design da On para desenvolver calçados e roupas que refletem sua estética minimalista. O acordo é avaliado em US$ 10 milhões ao longo de quatro anos.

Em 2025, Swiątek adicionou a Oshee, cujo logotipo agora aparece com destaque em seu kit. A empresa o considerou o maior patrocínio individual de sua história. Swiątek afirmou que a parceria é especialmente significativa devido ao seu compromisso em apoiar marcas polonesas ao lado de nomes globais. Assim como outros tenista da elite, ela também tem contrato com a Rolex. Pouco depois, a jovem de 24 anos fez história novamente ao se juntar à Lancôme como embaixadora global.

Mais da metade da temporada já passou, as mulheres ocupam seis das 10 primeiras posições no ranking de premiações em dinheiro no ano. O Aberto dos Estados Unidos será a próxima oportunidade para os jogadores ganharem muito dinheiro. A premiação total do torneio aumentou 20% chegando a cerca de US$ 90 milhões em 2025, dividida igualmente entre homens e mulheres.

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Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 dia atrás

Parece que há equívoco no texto, onde está escrito “ganhos na carreira” acredito que o correto seria “ganhos na temporada” ou “ganhos no ano”.

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