Berlim (Alemanha) – Depois de perder três dos quatro jogos no sábado, o time europeu começou o domingo de Laver Cup se recuperando com uma boa vitória nas duplas. O espanhol Carlos Alcaraz e o norueguês Casper Ruud derrotaram em sets diretos os norte-americanos Ben Shelton e Frances Tiafoe com parciais de 6/2 e 7/6 (8-6), em 1h43 de partida.
A vantagem do Time Mundo que era de 8 a 4 no começo da jornada caiu para 8 a 7, já que os pontos no terceiro dia de competição valem três. Agora o confronto vira uma melhor de três e quem vencer dois dos próximos três jogos leva a taça para a casa.
Serão três os embates de simples para fechar a Laver Cup, sendo o primeiro deles entre Shelton, que volta à quadra logo após a derrota nas duplas para encarar o russo Daniil Medvedev. Em seguida, é a vez de Tiafoe fazer sua rodada dupla encarando o tenista da casa Alexander Zverev. A última partida, se necessária, será entre Alcaraz e o norte-americano Taylor Fritz.
No primeiro set, Ruud e Alcaraz foram bem nos pontos importantes, salvaram break-points no segundo e quarto games e aproveitaram as chances que tiveram no terceiro e quinto, pressionando Shelton e Tiafoe, que saíram com 0-40 e salvaram dois break-points em ambos antes de perder o saque.
A segunda parcial foi bem mais parelha, com leve vantagem para Alcaraz e Ruud, que não enfrentaram um break-point sequer contra e tiveram duas chances de quebra no terceiro e mais uma no 11º game. A definição foi para o tiebreak, no qual a superioridade do espanhol e do norueguês no decorrer da disputa prevaleceu e eles ficaram com a vitória.
[…] Após abrir o dia vencendo na dupla com o norueguês Casper Ruud, Alcaraz voltou para encarar o jogo decisivo contra o norte-americano Taylor Fritz, que valeria o título para o vencedor. Com uma atuação muito firme, ele praticamente não deu chances ao norte-americano e garantiu a quinta conquista para os europeus em sete edições da Laver Cup. […]