Bolonha (Itália) – O espanhol Carlos Alcaraz desistiu da participação nas quartas de final da Copa Davis contra a República Tcheca, confronto que acontecerá na próxima quinta-feira, em Bolonha. O número 1 do mundo precisou de atendimento médico durante a decisão do ATP Finals, no domingo, e não competirá por causa de uma lesão na coxa direita.
Alcaraz chegou à Itália na segunda-feira, mas após realizar exames decidiu desistir e voltar para casa. “Lamento muito anunciar que não poderei jogar pela Espanha na Copa Davis em Bolonha”, escreveu Alcaraz no X/Twitter na manhã de terça-feira.
“Estou com edema na coxa direita e a recomendação médica é não competir. Sempre disse que jogar pela Espanha é a melhor coisa que existe e estava muito ansioso para ajudar a lutar pelo troféu da Copa Davis. Volto para casa doído”, acrescentou o espanhol de 22 anos, que ainda não tem a taça da Davis em sua galeria de conquistas.
Capitaneada por David Ferrer, a Espanha conta com Jaume Munar, Pedro Martínez e Pablo Carreño Eles enfrentarão a República Tcheca liderada por Jiri Lehecka e Jakub Mensik e o vencedor avançará para enfrentar Argentina ou Alemanha nas semifinais.












Nem vai ficar para assistir e torcer?
Seria legal
Claro que não, a Davis perdeu o interesse… Alcaraz já está pensando em uma maneira de tentar derrotar o favorito Sinner no Australian Open, isso sim é o que importa!!!
Merecido descanso para o número 1.
Copa Davis perdeu muito da relevância desde que foi adquirida pelo Piquet. Foi completamente descaracterizada, rebaixada ao que era nas suas origens.
Conseguiu se recompor?
Mesmo antes da mudança de formato e da Gerência do Piquet, a Davis já sofria com a falta de interesse dos tenistas TOP, que miram mais em “pontos no ranking” e “premiação em dinheiro”…
Olá Gilvan…
Olhando hoje, será que teria condições de ter uma Davis como era antigamente?
Jogos de cinco sets, pressão total, um desgaste imenso do tenista, confederações ganhando em cima do “patriotismo”.
Acho que é algo que ficou para trás, não voltará, falta desenvolver uma forma de competição por países que fique mais atraente.
Essas lesões fantasmas.
O jovem espanhol sabe perder, quem assistiu a partida, percebeu a dificuldade de movimentação no segundo set, batia e corria para fechar a rede (quase sempre vendido no lance).
Não reclamou, nem colocou na conta da contusão a derrota, valorizou seu oponente e agradeceu pelo jogo.
Alcaraz está mais do que certo! Acabou de disputar mais uma final tensa e desgastante contra a Máquina Italiana, tem que dar um tempo e focar na preparação para o Australian Open, torneio em que o Sinner, se estiver saudável e longe das lesões, é franco favorito…
Em relação à Davis Cup da ITF, que não vale pontos para o ranking Mundial, este torneio de equipes foi totalmente ofuscado pela United Cup da ATP/WTA em termos de pontos no ranking e premiação…
A United Cup por contar pontos no Ranking Mundial e ter uma premiação pra lá de interessante tem atraído muito mais tenistas TOP que a Davis Cup, na qual os principais tenistas não têm interesse de participar… Desta forma, a United Cup é a competição por equipes mais interessante do circuito, tendo embates eletrizantes e com sucesso de público!!!
Desde 2023, a fortíssima equipe da Polônia encabeçada pelos excelentíssimos tenistas Hubert Hurkacz e Iga Swiatek tem batido na trave, ano após ano, na busca pelo troféu de equipe mais forte do mundo… Em 2023, a Polônia chegou à semifinal contra os EUA, em 2024 foi derrotada na Final pela Alemanha e em 2025, novamente final, foi derrotada pelos EUA…
Porém, em 2026, o time polonês promete não nadar e morrer na praia novamente, desta vez os poloneses não querem deixar o título escapar como vem acontecendo desde 2023…
Iga Swiatek chorou muito, transtornada, após uma pesada derrota para Jessica Pegula nas semifinais da United Cup de 2023, em Sydney.
Na ocasião, a então número um do mundo foi derrotada por 6-2 e 6-2 e, visivelmente abalada, chorou compulsivamente no banco de sua equipe enquanto conversava com Agnieszka Radwańska. A fortíssima equipe da Polônia parou na semifinal.
Mais tarde, em 2024 e 2025, Swiatek teve melhores desempenhos no torneio, liderando a equipe polonesa a finais consecutivas. Em 2025, ela quebrou o recorde de mais vitórias em simples na história da United Cup, porém, foi Vice-Campeã… Porém, a equipe polonesa vem com tudo para 2026, esperando ser finalmente o ano do título!!!
Já estava desconfiado quando ele pediu atendimento na final do Finals. Uma pena. Agora é aguardar a exibição com o Fonseca.