Paris (França) – O atual campeão de Roland Garros vai lutar por medalhas em sua primeira participação nos Jogos Olímpicos. O espanhol Carlos Alcaraz viveu oscilações e precisou reagir num segundo set que parecia perdido, superando o norte-americano Tommy Paul, por 6/3 e 7/6 (9-7). Com isso, segue sem perder sets na campanha.
O número 3 do mundo aguarda agora quem passar do duelo entre o norueguês Casper Ruud e o canadense Félix Auger-Aliassime. O espanhol ganhou todos os quatro duelos diante de Ruud, duas vezes finalista de Roland Garros, mas só houve um confronto sobre o saibro, em Marbella de 2021. Diante de Aliassime, o placar está 3 a 3, com Alcaraz tendo vencido as três mais recentes e duas nesta temporada, incluindo as oitavas no Slam francês.
Alcaraz se torna o quinto jogador de seu país a atingir semifinal olímpica masculina na fase profissional dos Jogos, repetindo Jordi Arrese (1992), Sergi Bruguera (1994), Rafael Nadal (2008 e 2016) e Pablo Carreño (2020). Apenas Nadal obteve o ouro.
Aos 21 anos e 91 dias, ele é o segundo mais jovem a estar em uma semi olímpica desde 1988, superado por apenas quatro dias pelo sérvio Novak Djokovic, que fez o mesmo em Pequim-2008. E ainda pode ser o mais jovem campeão olímpico de todos os tempos e superar a marca de Vincent Richards, que venceu em 1924 aos 21 anos e 123 dias.
Por outro lado, estes são os quintos Jogos consecutivos que o tênis masculino norte-americano não subirá ao pódio. O último foi Mardy Fish, prata em Atenas-2004. Andre Agassi foi o único de seu país a ganhar ouro na fase profissional olímpica, em Atlanta-1996.
Duelo duro a 31 graus
Cada tenista dominou um dos primeiro sets, numa partida disputada sobre forte calor. Talvez por isso os dois evitavam trocas exageradas e buscaram definições. A diferença é que Paul não soube capitalizar a vantagem que abriu.
Alcaraz não começou tão firme no saque e foi apertado pelas devoluções do norte-americano, mas logo calibrou o forehand e com isso conseguiu tanto bolas pesadas como toques sutis. A quebra veio no sexto game, mas o espanhol ainda precisou de muito esforço para segurar a diferença antes de fechar o set.
A segunda série viu Paul bem mais firme nas decisões, enquanto Alcaraz jogava mais com o segundo saque. A quebra veio logo no segundo game e por muito pouco não virou 4/0. O americano sacou bem para 4/1 e 5/2, mas na hora de fechar vieram os erros, um de forehand e outro de voleio.
O jogo então chegou ao tiebreak, onde os sacadores prevaleceram nos quatro primeiros pontos. Alcaraz quebrou primeiro e sacou com 5-4, mas Paul fez jogada brilhante com devolução profunda e voleio perfeito. No primeiro match-point, com 6-5, espanhol devolveu na rede. Depois de salvar set-point de maneira incrível, aproveitou por fim a segunda chance.
Ótima vitória do Alcaraz. Parecia bastante cansado hoje.Sorye de não ter 3 set. A jornada de duplas e o não desçanso entre partidas pode ser perigoso na sequência
Alcaraz é complicado..
Joga d++++++ q isso. Mental absurdo pra fechar 2×0. Agora vai ter um tempo maior de descanso até a semi do que todos os outros. Com 21 anos vai chegar descansado. Rumo ao ouro !
Com certeza,creio q descansado será muito difícil ser derrotado nessa olimpíada
como joga esse espanhol… creio que já pode ser considerado o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer
Pois é, vamos aguardar os acontecimentos. Apesar de apresentar uma capacidade técnica extraordinária, ainda precisa ultrapassar as duas dezenas de GS. Até lá, se chegar, provavelmente vai pulverizar todos os recordes do tênis profissional.
Tenha um ótimo dia! The peace!
E todos esses tenistas atual no circuito tipo Zverev Medvedev Ruud Tsitsipas estão vários degraus abaixo do Big 3 o Sinner também está abaixo, logo se o Alcaraz quebrar recordes ele vai poder ser considerado o maior da história vencendo esses tenistas aí, Djokovic está com 37 anos e muito abaixo do seu auge e ainda sobra com a maiorias desses tenistas no circuito atual. Federer se não aparecesse o Nadal e Djokovic ia ter mais de 30 Slam. Provavelmente Alcaraz vai quebrar os recordes mas ser considerado o maior da história já é outro assunto.
Então, sinceramente considero inadequado tentar comparar Carlos Alcaraz ou Sinner com o chamado “Big 3”. Será necessário esperar o final sa Carreira de Alcaraz, ou que ele ganhe pelo menos 20 GS.
Vai que ele consiga chegar a 20 GS antes de completar 30 anos, daí sim teria algum sentido falar sobre isso.
Esse tipo de comparação serve apenas para estimular fanatismo e discussões lunáticas, característica de pessoas sem noção de bom senso e da realidade concreta.
Peace!
Se está abaixo de federer, então é o quarto, mas sabemos que ainda não é se quer o décimo da história.
Sim,lá em Marte ou em outro planeta que você vive, isso é bem possível, kkkkkkk
Impressionante o que Alcaraz fez nesse tie break
Não deve ser nada fácil jogar duplas e simples. Agora poderá focar na sua meta, mas hoje flertou com um possível 3º set.
Segue atropelando todo mundo. Vai levar o ouro com um pé nas costas, ainda mais agora que ele foi eliminado nas duplas.
Na foto, de fato, está com o pé nas costas!
Alcaraz tá revesando mão esquerda e mão direita? Craque demais.. inacreditável.