Rio Open revela o pôster oficial assinado por Luiz Zerbini

Luiz Zerbini e pôster do Rio Open 2025 (Foto: Peter Wrede)

Rio de Janeiro (RJ) – O Rio Open divulgou a obra assinada pelo artista Luiz Zerbini, que ilustrará o pôster e artigos oficiais do Rio 2025.  A 11ª edição do principal torneio de tênis da América do Sul acontecerá de 15 a 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Com uma sólida carreira internacional, Zerbini foi apontado como o carioca do ano de 2024 nas artes plásticas. Conhecido por explorar a relação entre natureza e urbanidade em suas obras, cria uma conexão única que traduz a energia e a vivacidade do Rio de Janeiro.

Aos 65 anos, é um dos expoentes da Geração 80, movimento que marcou a transição para a arte contemporânea no Brasil. Sua produção, que abrange pintura, escultura, instalação, fotografia e até mesmo vídeos, é caracterizada por pinturas de grande escala e cores exuberantes, com incursões no abstracionismo geométrico.

Para o Rio Open 2025, Zerbini trouxe para sua obra a mesma energia e intensidade presentes nas quadras do torneio, celebrando não só o esporte, mas também a cultura e a natureza do Rio de Janeiro. “Quis fazer um sol amarelo fluorescente, flutuando como uma bola de tênis sobre o mar no verão da Cidade Maravilhosa. Minha ideia foi mandar uma bola forte e profunda com efeito – provavelmente topspin – e correr prá rede para matar o ponto”, comentou Zerbini.

Desde 2015, inspirado pela prática de Roland Garros de convidar artistas para criar suas peças oficiais, o Rio Open incorporou a tradição de selecionar um artista brasileiro por edição para desenvolver o pôster oficial do torneio, consolidando a conexão entre arte e esporte.

Ao longo dos anos, importantes nomes da arte nacional já assinaram essa peça tão simbólica: Toz, Daniel Azulay, Barrão, Carlos Vergara, José Bechara, Raul Mourão, Maxwell Alexandre e, na última edição, Anna Bella Geiger. Cada um deles trouxe sua visão única, ampliando o papel do Rio Open como um evento que vai além das quadras.

“Mais do que um torneio de tênis, o Rio Open celebra o encontro entre esporte, arte e cultura brasileira. Convidar Luiz Zerbini para esta edição reforça essa identidade multifacetada e destaca a rica produção cultural do país. Assim como os atletas nos inspiram dentro das quadras, artistas como ele nos inspiram fora delas, conectando o público à energia vibrante do Rio de Janeiro”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

O Rio Open chega à sua 11ª edição como parte do calendário oficial da Cidade Maravilhosa e apresentando em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie, Sebastián Báez e Carlos Alcaraz.

Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini. A edição 2025 promete ser ainda mais emocionante com as confirmações de Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti e João Fonseca entre os participantes.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rapha Deca
Rapha Deca
6 horas atrás

Já confirmaram a transferência da quadra principal para o Maracanã? O Rio vai ficar pequeno para o Brasil Fonsequisado

João Sawao ando
João Sawao ando
1 minuto atrás
Responder para  Rapha Deca

Não tem ingresso…
Como ver?

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.