Melbourne (Austrália) – Após a derrota nas quartas de final do Australian Open, Carlos Alcaraz refletiu sobre sua partida contra Novak Djokovic nesta terça-feira em Melbourne. O espanhol começou melhor e venceu o primeiro set, mas reconheceu que perdeu o controle da partida, permitindo que o sérvio, que aparentava dificuldades físicas no início, ganhasse confiança e virasse o confronto. Apesar da frustração, o jovem de 21 anos acredita que jogos como este trazem lições importantes para o futuro.
“Honestamente, senti que estava controlando o jogo, mas deixei ele voltar. Esse foi o maior erro que cometi hoje”, disse Alcaraz, após a derrota por 4/6, 6/4 6/3 e 6/4 para Djokvoic em 3h37 de partida. “Quando você vê alguém que está com dificuldades físicas, acaba jogando diferente, pensando que será mais fácil. Ao mesmo tempo, sua mente fica dividida entre ‘não posso cometer erros’ e ‘tenho que aproveitar a oportunidade’. Provavelmente, não bati na bola da mesma forma que estava antes. Eu deveria ter pressionado mais”
“Ele fez grandes jogadas, começou a ser mais agressivo e tentou não se movimentar tanto no segundo set. Isso o ajudou a se manter competitivo. Depois disso, ficou muito difícil para mim superar o nível dele”, acrescenta o espanhol, que sofreu a segunda derrota consecutiva para o sérvio, repetindo a final olímpica de Paris. Djokovic ainda amplia a vantagem no histórico de confrontos, agora liderando por 5 a 3. “Foi um jogo muito equilibrado, mas os pontos cruciais acabaram indo para o lado dele”.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Alcaraz reconheceu que poderia ter aproveitado melhor as oportunidades para explorar as limitações físicas do sérvio e lamentou o começo ruim no segundo set, em que saiu perdendo por 3/0. “Eu deveria ter jogado um pouco melhor no segundo set. Ele estava com dificuldades para se movimentar, e eu não consegui atacá-lo o suficiente. Esse foi meu maior erro hoje. Depois disso, ele começou a se sentir melhor e a jogar em um nível muito alto. Quando Novak está nesse nível, é muito difícil encontrar soluções”.
Lições para o futuro
Alcaraz terá que esperar pelo menos mais um ano para conquistar o único Grand Slam que ainda não tem. O espanhol é bicampeão de Wimbledon, vencendo o próprio Djokovic nas duas últimas finais, tem um título do US Open em 2022 e um de Roland Garros no ano passado. Ele segue sem ter nenhuma semifinal na Austrália e cai nas quartas pelo segundo ano consecutivo. E ao desafiar o decacampeão do torneio e vencedor de 24 títulos de Grand Slam, ele mantém uma perspectiva positiva sobre o impacto de jogos como este em sua evolução e avalia a experiência como fundamental para seu crescimento.
“Toda vez que jogamos um contra o outro, fizemos partidas incríveis e levamos um ao outro ao limite. Tivemos grandes pontos e ralis hoje. Foi tudo muito apertado, especialmente no terceiro e no quarto set”, comentou o número 3 do mundo. “Tenho apenas 21 anos e sou sortudo por viver momentos como este. Esses jogos me ensinam muito sobre como lidar com diferentes situações. Não vou esconder que já fiz coisas incríveis no tênis, mas jogar contra um dos maiores da história do esporte me ajuda a ser melhor no futuro”.
Leia mais:
Djokovic volta a superar Alcaraz e alcança sua 50ª semi de Slam
Mano o cara é um Highlander. Ele sempre volta. Esse cara é demais apesar dos pesares. Ou o amém ou odeiem mas ele é muito monstro. Tem q tirar o chapéu. É 38 anos nas costas amigos. O cara tá batendo físico com moleque de 20.
O maior de todos os tempos!!!
Hoje Alcaraz perdeu, tinha o jogo nas mãos, não soube (ou conseguiu) manter o nível (alto do primeiro set).
Seu segundo saque estava com pouco mais de 30%, muito lento, não machucaria uma criança, o sérvio jogou o segundo set plantado, distribuindo para os dois lados.
Faltou imposição, faltou golpes, faltou mental.
Djokovic não fez uma partida extraordinária, foi valente, hora coragem, mas não venceu, quem perdeu foi o espanhol.
Ué, não vai politizar a vitória do sérvio? Pediu pro chat GPT elaborar uma análise de jogo de tênis pra você copiar e colar aqui?
Sobre o tênis, (o que realmente deveria sempre ser o foco dos debates aqui) e respeitando a sua opinião em relação ao Djoko não ganhar e sim o Alcaraz perder (vc já citou frases de personalidades muito mais cultas em seus posts do que a Dilma Rousseff), embora eu discorde, não vale mais a pena me prolongar aqui, no frigir do ovos…..deu Nole!!
Ps: o que aconteceu com vc de ontem pra hj? Seu comentário não apresentou todo aquele ar de superioridade. Senti até uma pitadinha de humildade agora.
Será que a humanidade ainda teria salvação?
Ótima tarde a todos!!
Quem sabe um dia, vc verá eu “politizando” sobre algo, vc ficaria espantado com a quantidade de argumentos “pirotécnicos”.
Como sempre vc não compreendeu a ironia do “ganhar” e “perder” (precisamos melhorar isso).
Não discuto muito o jogo, sei da capacidade do sérvio, é um grande jogador de tênis.
Gosto de esporte, mas muito mais de “personagens”, considero Djokovic um ótimo personagem, até pelos sentimentos que desperta em pessoas aparentemente cuidadosas em seus comportamentos.
Meu interesse é o homem Djokovic, suas contradições e erros.
Sinto em vc em um dia feliz (pessoas aparentemente cuidadosas), não é algo ruim.
Pensei que vc estivesse Na Sombra de um Cajueiro, com o amigo Fabriciano, tomando um vinho e falando sobre a vida… não foi?
(Na Sombra de um Cajueiro, livro de poesias de João Farias de Oliveira, que celebra a felicidade e a simplicidade da vida).
Muito bom. Calçou a sandália da humildade (pelo menos em um dos pés).
Quanto a frase colocada por você no post anterior « Meu interesse é o homem Djokovic, suas contradições e erros. », achas mesmo que aqui é o melhor espaço para isso? Se acha, não teria interesse também no « homem Djokovic, seus acertos e convicções »? Caso contrário realmente fica uma dúvida se vc está interessado em entender, analisar e opinar de forma imparcial cada assunto sobre ele, ou, se a exemplo do apresentador australiano, está interessado apenas em anedotas de mau gosto, de potencializar os erros humanos que todos temos (porém no seu caso obcecado no Djoko)? Enfim, não parece passar uma boa impressão pra ninguém de quem realmente você é e o que realmente você quer aqui. (Fica a dica)
Sem mais para o momento….
Despeço-me!!
“achas mesmo que aqui é o melhor espaço para isso?”
(Por que não? Vc se sente intimidado por algo, incomoda? Qual a dificuldade?)
“está interessado em entender, analisar e opinar de forma imparcial cada assunto sobre ele?”
(Coloquei uma interrogação na sua frase por ser uma pergunta, não existe forma imparcial, caríssimo CRAS, qualquer opinião é imparcial, simplesmente porque ela é do indivíduo, e todo indivíduo é um ser único)
“potencializar os erros humanos que todos temos”
(Não devemos falar pela coletividade, caríssimo CRAS, vc pode falar apenas por vc, seus erros e suas contradições, lembra do indivíduo único? )
“Enfim, não parece passar uma boa impressão pra ninguém de quem realmente você é e o que realmente você quer aqui. (Fica a dica)”
(Agradeço pela dica, fazia tempo que não via a palavra “dica”, mas não serei etarista, não se preocupe, ninguém ficará sabendo, segredo nosso. Sou o JClaudio, seu criado, não quero nada, qualquer pessoa pode me ignorar, caso não concorde, caso concorde, o que não pode é ser agressivo, nos momentos de pressão (lembra dos exercícios respiratórios?), devemos mostrar educação, respeito e principalmente simpatia, o mundo precisa de simpatia, caríssimo CRAS (da próxima vez conte uma piada, vai te deixar leve).
Estaremos por aqui, desculpe o Moby Dick, o livro tem quase mil páginas, uso sempre para segurar a porta do banheiro).
Xi…. Perdeu o único pé do da sandália que tinha!!
Como eu escrevi no post acima, mas parece que você não leu ou se leu não entendeu (um arrogante aqui escreveu certa vez para mim que o mais importante é entender o que está escrito e eu aposto que vc conhece esse cidadão). Cá entre nós aqui pra que mais ninguém nos « ouça », ele não entendeu (e já não é a primeira vez)
Despeço-me: « substantivo deverbal Ação de despedir, de dizer adeus ou de sair do local onde se encontra »
Ps: O restante do que vc tentou escrever acima (Rolando Lero, ou seria outra vez inspiração na nossa ex presidanta) é muita bobagem, não vou nem comentar pois não vale a pena!
Outra vez!!
Despeço-me, Adeus, Au revoir, Adios, etc…
Puxa, não havia pensado em uma sombra de um cajueiro. Se for a beira-mar, melhor ainda.
Venha conosco.
Acho que o CRAS não vai gostar, ele fica irritado comigo facilmente…
Além do cajueiro e do bom vinho, que tal ouvir o bardo e músico Belchior interpretando ‘Princesa do meu lugar’?
“Se me der vontade de ir embora
Vida adentro, mundo afora
Meu amor, não vá chorar
Ao ver que o cajueiro anda florando
Saiba que estarei voltando, princesa do meu lugar… ”
Na verdade, JClaudio, aproveitei o teu comentário para dizer que, embora com um certo atraso na publicação, saiu minha tréplica lá na matéria sobre a retratação do jornalista do Canal 9.
“Não há pranto que apague
Dos meus olhos o clarão
Nem metrópole onde eu não veja
O luar, o luar do sertão!”
(Lindo, Belchior era genial).
Vou olhar
Kkkkkkkk
Errado, Periferia. Foi Djokovic que ganhou com toda a sua genialidade. Todos os games de serviço do quarto set foram suados, ganhou na marra, salvou 15-40 pra fazer 5-3. De novo, mostrou porque é muito superior ao seu querido e terceiro da história Federer quando se trata de pontos grandes, de definir partidas.
Olá Paulinho.
Uma questão de opinião, assisti o jogo inteiro, achei fabulosa a força mental de um jogador com problemas físicos.
Mesmo assim acredito, caso, o espanhol não se perdesse nas “nuvens” da incerteza (o espanhol tem um jogo orgânico, por isso tem alguns apagões) o sérvio não voltaria para o jogo (Djokovic na coletiva confirma).
Não achei um bom jogo (nao quer dizer nada a afirmação, até porque a beleza é subjetiva) épico com certeza.
Foi um grande dia para o povo da Kombi, mas não devemos desesperar, a vitória não foi consolidada, no tênis, apenas campeonatos valem (vc deveria saber, Novak ganhou tantos).
Abs
O mas se, não existe no esporte, o mental faz parte do jogo e dos esportes. Se o cara ganhou de 3×1, ele foi melhor.
Ninguém disse o contrário, caríssimo, Charlles com dois L.
Com certeza se é contra outro tenista o espanhol não iria se perder nas nuvens, em primeiro lugar o esporte é saber jogar, mas não basta só saber jogar, o que vale muito é a experiência, a malandragem, o mental…..a experiência e malandragem faz com que o adversário não se encontre no jogo, não dá brecha para atingir o mais alto nível. Por isso digo que o Sérvio ganhou sim.
Totalmente equivocada a sua interpretação, foi o excelente desempenho de Djokovic que não deixou o Beiçola jogar, ele não teve como sair da situação que Djokovic impôs…
Sei não, mas se é algo que o deixa feliz, querido “guerreiro” Sandro, assim seja.
Alcaraz está sempre rindo, nos bons momentos e nos momentos ruins, não tem como lembrar da letra da música do Frejat.
“E que você descubra que rir é bom
Mas que rir de tudo é desespero”.
Predicado de quem é falso: “sempre rir”…
Os dentistas não iriam gostar da sua frase, “guerreiro” Sandro.
Definitivamente.
Ahhh… Que inocente! Esse menino não tem técnico não! É comum o Djocovid dar esse migué que está capenga. Incrível que ele ainda cai nessa. É o tipo da coisa que Roger e Rafa nunca fizeram, mas é uma estratégia do Djoco. Djoco não tinha nada. Jogaria uns 10 sets numa boa.
E então por quê o Beiçola não ganhou o jogo??? Já que era “migué” conforme vc escreveu, bastava ao Beiçola ganhar o jogo, não é mesmo ??? Faltou competência para isso ???
Interessante que Roger e Rafa agora estão tão unidos.
Que meigo!
Nesse aspecto de dar migué, Roger e Rafa realmente estão juntos. Nunca fizeram cena. Por isso que são os dois maiores de todos os tempos, obviamente com Federer sendo o maior. Nunca apelaram para dar migué. Sinceramente, é vergonhoso isso de fingir contusão, mancar, etc.
O sérvio estava muito bem sem lesão, ele faz isso em todas as partidas que tem dificuldades de bater o adversário para desconcentrar o mesmo e vencer. Um verdadeiro “migé”
Sou djoko, mas sou realista, esse negócio de fingir contusões é chato demais…abandonos pior ainda
O tourinho vem perdendo espaço… ficou para trás do Sinner e perdeu dois jogos que não deveria para o Djokovic na Australia e olimpiadas.
Espero que ele consiga arrumar o saque. Ivanisevic solto no mercado seria uma boa.
O mental dele pra mim nem de perto lembra do Nadal, que muitas vezes os comparam.
NADAL é imensamente superior ao Beiçola !!! Não será esse que vai desbancar o fenomenal NADAL como o maior tenista espanhol de todos os tempos…
Perdendo espaço kkk, aí vc esta de sacanagem amigo, ora bolas, tem 4 slam e pode beliscar mais um este ano e você vem com essa, aí não né porque o Alcaraz tem muito tempo pra evoluir mais mentalmente, pois tecnicamente, fisicamente já é acima da média.
É cada uma: Tourinho… Zinho… Inho… Kkkkkkk Estava mais para uma vaquinha de presépio de tão acuado devido à dominância de Djokovic…
Kkkkkkkk
Luiz Guimarães
A “malandragem” do Djoko hoje foi ludibriar a ingenuidade do espanhol. Ele tentou com todas as artimanhas de milongueiro, e o espanhol mordeu a isca. Quando percebeu, já estava fisgado.
Ingenuidade??? Onde está esta ingenuidade??? Se você estivesse escrevendo sobre João Fonseca que disputa seu primeiro Grand Slam e nunca enfrentou Djokovic ainda dava para pensar no seu caso… Mas o Beiçola??? Esse já disputou diversas partidas contra Djokovic e também já é cascudo em matéria de Grand Slam, essa de ingenuidade, não cola …
Discordo quando ele diz “que foi um jogo muito equilibrado”. Com exceção do primeiro set, o resto o sérvio foi dominante e neutralizou o espanhol em todos os aspectos. Uma derrota que vai ficar na cabeça dele por um bom tempo.
Concordo! Foi muito equilibrado no primeiro set, depois Djokovic pressionou muito o Beiçola provocando erros do adversário por fazê-lo jogar no limite…
Cara, sem querer entrar em polêmica mas já entrando, isso que o alcaraz descreveu era exatamente o que o djoko queria ao paralisar o jogo e fingir estar mancando no segundo set. Tirou o espanhol do jogo.
Você também acredita em Papai Noel e no Velho do Saco ??? É melhor arranjar outra desculpa para a derrota, porque essa não cola…
Sério Alcaraz? Eu nunca duvidaria que um Leão acabou de almoçar . . .
Se o Beiçola quer se iludir… Que se iluda !!!
Tenho a impressão que está chegando a hora do Alcaraz trocar de técnico.
Pelo tempo que trabalham juntos, ele já deveria ter incorporado e aprimorado muitos golpes, incluindo saque, no seu já bom arsenal de jogadas. Parece que ele joga sempre do mesmo jeito. Por isso foi presa fácil para o Djokovic.
Nunca disse isso, mas o futebol, que começou comendo pelas beiradas, parece estar chegando com força.
Basta apenas um fenômeno, já grande campeão perder, para um multicampeão, que já pedem a cabeça do técnico.
Aquele que o colocou no topo do tênis.
Pela declaração do Alcaraz fica evidente que o Djokovic o tirou do jogo com seus truques.
Por essas e outras o Djokovic não é considerado o goat do tenis. Este é um esporte de integridade e camaradagem, onde esses subterfúgios não são tolerados.
Ao longo da carreira ele sempre fez isso. E vai fazer de novo até se aposentar.
Fonte: cabeça do “Irrealista”.
O atendimento foi no 5-4 do primeiro set, Alcaraz fechou a parcial. Houve 3 horas de jogo depois disso. Por que Alcaraz não ficou com pena na final de Wimbledon quando o sérvio estava voltando de cirurgia e com proteção no joelho? Djokovic usou desses “subterfúgios” nas 27 vezes em que doutrinou o Federer?
90% já fizeram , fazem ou e faram isso cara , ninguém é santinho nesse baile camarada , estando dentro do regulamento , está valendo……..
Chora mais
Me diz onde o Alcaraz disse isso?
Concordo plenamente, espertalhão ele
Desculpa aí turma do tênis esporte, então o placar de confrontos entre Alcaraz x Djokovic não esta 5×4 para o sérvio? Então o Alcaraz ganhou uma partida amistosa não conta?
Amistoso não conta
Claro que não!
Guga ganhou uma de Djokovic, conta?
O sérvio não tinha nada de lesão, aquilo foi um “migé” pra Alcaraz pensar que seria fácil e perder o ritmo, o que de fato aconteceu
Estas derrotas certamente farão o espanhol muito mais forte do que já é no futuro bem próximo. Quanto a Djoko, só confirma cada vez. mais seu nome na historia do esporte.
Enquanto todos acham o Alcaraz o bambambam, o Sinner vão se consolidando cada vez mais como o número 1….kkk
Alcaraz jogou mal, desde o princípio. Estava longe do seu melhor nível. Só ganhou o primeiro set porque Djokovic sentiu a perna. Tão logo a dor passou, o sérvio tomou as rédeas do jogo.
Novak é monstro talvez ele ganhe o 25 Gram Slam da carreira na minha opinião essa será a última oportunidade de ele ganhar um !