Melbourne (Austrália) – A partida entre Jannik Sinner e Holger Rune válida pelas oitavas de final do Australian Open, nesta segunda-feira, foi bastante movimentada, com oscilações dos dois lados, atendimentos médicos e até uma pausa para pequeno reparo na quadra. Apesar de sofrer com o calor, o italiano prevaleceu a tudo isso e bateu o dinamarquês em quatro sets, com 6/3, 3/6, 6/3 e 6/2.
Classificado para as quartas de final pela 10ª vez em Grand Slam, Sinner igualou Nicola Pietrangeli como o italiano que mais vezes foi a esta fase neste nível. Ele espera agora o vencedor do duelo entre o australiano Alex de Minaur, contra quem tem vantagem de 9 a 0 no retrospecto, e o norte-americano Alex Michelsen, que já cruzou seu caminho duas vezes e perdeu ambas.
Vivendo grande momento, o italiano ampliou sua sequência de vitórias sobre top 20 com o nono triunfo consecutivo. Sua última derrota foi para o espanhol Carlos Alcaraz na final de Pequim, no ano passado. Ele também se colocou ao lado de ícones do tênis ao chegar pelo 15º torneio seguido às quartas, número que apenas outros três jogadores conseguiram nos últimos 30 anos: Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
Point. Of. The. Tournament.
Take a bow, @janniksin and @holgerrune2003!@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/G2egQuhOuZ
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2025
Largada firme do italiano
Sinner teve um ótimo começo de partida, conseguiu uma quebra de zero no segundo game e abriu 3/0 logo de cara. Muito firme com o saque, vencendo 74% dos pontos disputados, ele não foi ameaçado e terminou o set sem ceder um break-point sequer. Além disso, contou com um Rune mais errático, que teve apenas 5 winners e cometeu 15 erros não forçados.
Na segunda parcial, o dinamarquês melhorou a consistência e também o desempenho com o serviço, elevando o aproveitamento de 60% para 64%. Do outro lado, Sinner dava sinais de problemas físicos, mas mesmo assim ameaçou o adversário, que precisou salvar dois break-points no quinto game. No oitavo, Rune teve sua primeira chance de quebra na partida, não desperdiçou e em seguida confirmou para empatar o jogo em 1 a 1.
😕😕😕😕 pic.twitter.com/eSrWw4ARqy
— Eurosport IT (@Eurosport_IT) January 20, 2025
Atendimentos médicos para ambos
O número 1 do mundo baixou fisicamente no terceiro set e chegou a passar um pouco mal, tanto que pediu atendimento médico após o quinto game, no qual havia salvado um break-point. Antes, no terceiro, Rune teve três chances de quebra e não converteu uma sequer. O momento parecia favorável ao dinamarquês, mas a pausa de quase 10 minutos, entre a chegada e o atendimento do italiano, mudaram o panorama da disputa.
Rune não aproveitou as chances que teve antes e acabou pagando caro, já que o líder do ranking voltou um pouco melhor, enquanto do outro lado o dinamarquês se afobou, apressou alguns pontos quando não deveria e foi quebrado no oitavo game, pedindo atendimento médico para o joelho logo no fim do game. Sinner então tratou de fechar a porta, confirmou de zero no nono para novamente liderar o placar.
comically long gif of jannik sinner breaking net from the net pov just dropped pic.twitter.com/D0lhCmvuLa
— chloe 𓆩♡𓆪🦊 (@sithlordchloe) January 20, 2025
Rede quebra e Sinner vence em 4 sets
A longa pausa para o atendimento de Sinner no terceiro set não foi a maior da partida, isso porque logo no primeiro saque que o italiano deu no segundo game do quarto set, ele acertou a rede e o suporte acabou quebrando. Os tenistas saíram de quadra para chegar a equipe de manutenção. Na volta, o atual campeão do torneio foi superior, anotou mais duas quebras e garantiu a vaga nas quartas de final.
Os altos e baixos do italiano e o dia complicado fisicamente transpareceram nos números, com 35 winners e erros não forçados para Sinner. Do outro lado, Rune foi ainda mais inconsistente, com 31 bolas vencedoras e 54 erros não forçados. O saque do número 1 do mundo também fez a diferença, com 72% de aproveitamento contra 60% do dinamarquês.
The performance of a champion.@janniksin battles his way into the quarterfinals, beating Holger Rune 6-3 3-6 6-3 6-2@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/ZXMo3eb6AA
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2025
Austrália é um desafio físico pra qualquer um! Ainda bem que é disputado no começo da temporada!
El pecador fez mais uma vítima bora Sinner
Sinner vem fazendo história. Mas essa chave que ele pegou foi muito fácil comparado ao outro lado. No nível que ele está, obrigação chegar na final
Dizem que Djokovic só pega chave fácil. É bom dar um print agora.
Espero que se recupere bem para não nos dar o desgosto de ver um Shelton em final de Grand Slam.
Seria bom o de Minaur em.
Sinner é um jogador estranho, tem um estilo bastante conservador, apesar de sua direita (não arrisca muito), não tem muito carisma (o italiano parece aquele menino que fica na cozinha esperando um pedaço de bolo da vovó).
Resumindo, não gosto muito de assistir os jogos dele, Sinner simboliza o tal “tênis moderno”, Sinner é a Davenport do tênis masculino.
Vc é obrigado a assistir?