Melbourne (Austrália) – O espanhol Alejandro Davidovich Fokina chegou para a disputa deste Australian Open sem uma virada sequer no currículo após perder os dois primeiros sets. Agora, ele chega nas oitavas de final em Melbourne com duas vitórias seguidas, a mais recente nesta sexta-feira sobre o tcheco Jakub Mensik, triunfando com o placar final de 3/6, 4/6, 7/6 (7-9), 6/4 e 6/2.
Na rodada anterior, Davidovich Fokina já havia saído de 2 sets a 0 abaixo para bater o canadense Félix Auger-Aliassime de virada, mas contra Mensik ele precisou salvar dois match-points no terceiro set para seguir adiante. Seu próximo adversário será o norte-americano Tommy Paul, que derrotou o espanhol Roberto Carballes em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-0), 6/2 e 6/0.
Atual número 11 do mundo, Paul entra com amplo favoritismo no duelo que vale um lugar nas quartas. Além de um ranking bem superior em relação ao do rival, que no momento é apenas o 66º da ATP, ele ostenta um retrospecto favorável de três vitórias em três jogos, um deles no Melbourne Park, dois anos atrás, precisando de cinco sets para bater o espanhol na segunda rodada.
FoKING of the COMEBACK 👑#AO2025 pic.twitter.com/bL9B7mymzb
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2025
Davidovich Fokina se tornou o 19º espanhol a alcançar as oitavas no Australian Open e o 24º de seu país a ir tão longe em Grand Slam em quatro ocasiões ou mais. Seu melhor resultado nos quatro principais torneios do circuito foi chegar às quartas de final de Roland Garros em 2021.
Superado nos dois primeiros sets sem ter chance de quebra e perdendo o saque uma vez em cada, o espanhol chegou a abrir 5/3 no segundo, perdeu o set-point ao sacar para fechar e levou dois break seguidos. Foi então a vez de Mensik falhar ao sacar para fechar, levando a definição para o tiebreak, no qual o tcheco perdeu dois match-points, o segundo deles com o saque.
Após se salvar no desempate e forçar o quarto set, Davidovich Fokina partiu para a virada e empatou o jogo com uma quebra solitária no sétimo game, logo depois de salvar dois break-points. Os dois rivais entraram na quinta parcial com históricos bem diferentes, o espanhol havia vencido 8 e perdido 7 decisões no 5º, enquanto o tcheco só tinha 1 vitória e 5 derrotas. O retrospecto pesou, Mensik levou duas quebras seguidas de cara e não se recuperou mais.
Dslcim,
Sair de 2 sets abaixo para a vitória é raríssimo.
Sabe quantas vezes aconteceu na era aberta?
Complementando: sair de 2 sets abaixo em 2 jogos consecutivos é quase que inimaginável, concorda Dalcim?
Um grande batalhador
O jovem perdeu um jogo inacreditável, saque para fechar (ponto forte do jogo dele é o saque), não fechou.
Teve duas chances no tiebreak e não fechou (uma delas com o saque).
É daquelas partidas que cola no inconsciente do jogador.
Aí se fosse Federer iriam dizer que foi mérito do adversário, como não é vão falar q amarelou
Incrível as duas viradas do espanhol. Inesperadas. Penso que agora ele pode crescer no torneio e ter até chances de ganhar do americano. Mas será outra batalha para ele, sem dúvidas.