Melbourne (Austrália) – Em busca de seu primeiro título de Grand Slam, o alemão Alexander Zverev chega às oitavas de final do Australian Open ainda sem perder set. Nesta sexta-feira, ele teve pela frente o britânico Jacob Fearnley, algoz do australiano Nick Kyrgios na estreia, que não deu muito trabalho e foi derrotado com o placar final de 6/3, 6/4 e 6/4, em 2h02 de jogo.
Responsável por derrubar o convidado Lucas Pouille na primeira rodada, Zverev terá pela frente mais um francês, esperando agora pelo vencedor do confronto entre Ugo Humbert e Arthur Fils, respectivamente cabeças de chave 14 e 20. Ele leva vantagem no retrospecto contra ambos, tem duas vitórias em três jogos com Humbert e três vitórias em quatro jogos com Fils.
Ao alcançar as oitavas de final pela sexta vez em Melbourne, Zverev igualou o compatriota Boris Becker, o alemão que mais vezes foi tão longe na competição. Está é a 21ª vez que ele vai à quarta rodada em um Grand Slam, ficando em segundo entre os homens alemães, atrás apenas de Becker, que tem 31 aparições.
Ele está a uma vitória de igualar outra marca de Becker, que é o alemão com mais vitórias Australian Open, com 29, uma a mais do que Sasha, que tem agora 104 triunfos em Slam, garantindo a ele a terceira colocação entre os alemães mais vitoriosos. Becker é também o líder desta lista, com 163, segundo de Tommy Haas, que tem apenas um a mais que Zverev (105).
This is how hard you have to work if you want to break Alex Zverev’s serve!
But Jacob Fearnley was up to the task. He’s got this second set back on serve following an *epic* rally.@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/E8nAzYXWXe
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2025
Saque e consistência definem resultado
O atual vice-líder do ranking apostou na consistência para seguir adiante na competição. Embora tenha anotado duas bolas vencedoras a menos do que Fearnley (25 a 27), ele compensou cometendo menos do que a metade de erros não forçados do rival (15 a 34). Outro fator importante para o resultado final foi seu desempenho com o saque, vencendo 72% dos pontos disputados.
Zverev foi muito firme na parcial inicial, não enfrentou um break-point sequer contra e aproveitou um game de 0-40 do britânico, no sexto, para obter a quebra que o levou a fazer 1 a 0. Fearnley pressionou um pouco mais na segunda parcial, teve seus primeiros break-points e até conseguiu uma quebra, mas perdeu o saque duas vezes e levou a pior novamente.
No terceiro e decisivo set, mais uma vez o germânico teve o controle em suas mãos. A definição se deu entre o terceiro e o quinto games, com três quebras seguidas, duas em favor de Zverev, que ainda teve mais quatro break-points no sétimo game desperdiçados. Contudo, eles não fizeram falta e a vitória acabou com o número 2 do mundo.
It’s hard to hold serve right now! @alexzverev retrieves a crazy shot, then puts away a better one at the net!
The German breaks and leads 6-3 6-4 3-2@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/v5xAykejhO
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 17, 2025