Melbourne (Austrália) – Learner Tien, o qualifier mericano de 19 anos, que eliminou o russo Daniil Medvedev em maratona de cinco sets, por 6/3, 7/6 (7/4), 6/7 (8/10), 1/6 e 7/6 (10-7) deu uma explicação inesperada para sua derrota no 4º set. O“Para falar a verdade, no quarto set eu estava com muita vontade de fazer xixi. Eu só estava tentando terminar bem rápido”, contou o norte-americano, arrancando risadas. “Eu também queria começar o quinto set sacando, então descartei aquele game e deu tudo certo.”
O duelo de 4 horas e 49 minutos na Margaret Court Arena foi encerrado com o relógio marcando 3 horas da madrugada da sexta-feira, no horário local. O adolescente californiano, que parecia abatido depois que o quinto cabeça de chave empatou a partida, encontrou reservas mentais e físicas para superar o três vezes finalista do Grand Slam australiano.
Tien, número 121 do ranking da ATP, tornou-se o americano mais jovem na terceira rodada em Melbourne desde Pete Sampras, aos 18 anos, em 1990. “Estou muito feliz por vencer, embora saiba que tornei o jogo muito mais difícil.” Com a vitória sobre o número 5 do mundo, Tien terá pela frente na terceira rodada o francês Corentin Moutet.
Lerner, que significa aprendiz em inglês, recebeu esse nome diferente de sua mãe, professora de matemática. No tiebreak do terceiro set, o jovem canhoto, vice juvenil do Australian Open em 2023, teve um match point, mas Medvedev salvou com um ace e Tien pareceu muito desanimado depois que o russo levou o set.
“Perder o terceiro set em um tiebreak foi difícil, eu tive match point e foi um pouco decepcionante ver um quarto set”, explicou Tien, filho de pais vietnamitas.
A maratona chegou a ser interrompida às 2h30 da manhã por seis minutos devido à chuva, no momento mais crítico do jogo, com Tien sacando em 5-5 e 15-15 no set decisivo.
“Não tenho ideia de que horas são, mas tenho certeza de que é muito tarde. Obrigado a vocês por ficarem aqui”, sorriu Tien. Ele explicou mais tarde, enquanto saboreava uma pizza de calabresa: “Eu não estava tentando pensar na partida como algo mais importante do que qualquer outra partida que já joguei. Eu só fui lá me divertir, ver o que eu poderia fazer.”
Sólido demais… taí o cara que vai formar o novo Big 3 ao lado de Sinner e Alcaraz
Big 4, porque o Wild também ganhou do Medvedev.
Boa
Certamente, nao vejo nenhum outro tenista com o potencial do Learner. Ainda mais no tenis moderno em que a solidez é mais importante que a agressividade tal qual nos anos 90.
TIEN derrubou MEDVEDEV…
FONSECA derrubou RUBLEV…
MICHELSEN derrubou TSITSIPAS…
MENSIK derrubou RUUD…
Que NEXT GEN fenomenal !!!
Quatro cabeças-de-chave derrubados pelos NEXT GEN…