Melbourne (Austrália) – Um dia depois de João Fonseca eliminar o número 9 do mundo Andrey Rublev, a rodada desta quarta-feira do Australian Open teve mais uma vitória de um jovem jogador contra um top 10. O tcheco Jakub Mensik, de 19 anos e 48º do ranking, superou o norueguês Casper Ruud, sexto colocado, com parciais de 6/2, 3/6, 6/1 e 6/4.
Mensik já acumula cinco vitórias em oito jogos contra top 10 na carreira, mas venceu um adversário desse nível em Grand Slam pela primeira vez. Além disso, a última vez que dois tenistas tão jovens haviam vencido jogadores do top 10 em um mesmo Grand Slam foi em 2006, com Novak Djokovic e Andy Murray na grama de Wimbledon.
“Eu me sinto ótimo. Foi uma partida muito difícil. Casper estava jogando muito bem desde o começo. Fico feliz com minhas performances até agora e feliz por ter mostrado meu melhor nível em uma quadra grande”, disse Mensik na entrevista em quadra.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Ao alcançar a terceira rodada, Mensik já iguala o melhores resultados da carreira em Grand Slam, feitos nas duas últimas edições do US Open. O tcheco espera o vencedor da partida entre o canadense Félix Auger-Aliassime e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
Zverev segue sem perder sets na Austrália
O número 2 do mundo Alexander Zverev segue sem perder sets neste Australian Open. Depois de ter passado pelo francês Lucas Pouille na rodada de estreia, o alemão venceu o espanhol Pedro Martinez, 44º do ranking, por 6/1, 6/4 e 6/1. Zverev disparou oito aces na partida e não enfrentou break-points, escapando de todos os seis break-points que enfrentou.
Ainda em busca de seu primeiro título de Grand Slam aos 27 anos, Zverev tem duas semifinais em Melbourne, a primeira em 2020 e a segunda no ano passado. O alemão agora enfrenta o britânico Jacob Fearnley, 92º do ranking que venceu o francês Arthur Cazaux por 3/6, 7/5, 6/2 e 6/3.
Paul e Draper também avançam
Em uma batalha de cinco sets e com 4h25 de duração, o britânico Jack Draper venceu o australiano Thanasi Kokkinakis por 6/7 (3-7), 6/3, 3/6, 7/5 e 6/3. Canhoto de 23 anos e atual 18º do ranking, Draper foi semifinalista do US Open e enfrenta mais um tenista da casa, Aleksandar Vukic, algoz do norte-americano Sebastian Korda por 6/4, 3/6, 2/6, 6/3 e 7/5.
Já o número 11 do mundo Tommy Paul virou o jogo contra o japonês Kei Nishikori, ex-top 5 e atual 76º do ranking aos 35 anos, com parciais de 6/7 (3-7), 6/0, 6/3 e 6/1. O norte-americano de 27 anos e semifinalista em Melbourne há duas temporadas enfrenta o espanhol Roberto Carballes Baena.
torcendo por ele pra ganhar seu 1o. slam, merece a muito tempo.
Não gasta energia à toa.
Quem o Mensik? Eu tô torcendo pelo Fonseca!
Mensik tá dando toda a pinta de q será o nome q vencerá esse quadrante é chegará às QFs contra o Zverev..