Diego Diegues
De Melbourne, especial para TenisBrasil
O número 2 do Brasil Thiago Monteiro esteve muito perto de uma vitória de peso no seu retorno ao Australian Open. Após um bom qualificatório, em que não perdeu set, ficou muito perto de eliminar o ex-top 4 do mundo Kei Nishikori também em sets diretos, mas não conseguiu aproveitar os dois match-points que teve no décimo game do terceiro set e levou uma dura virada.
Bastante sólido no fundo de quadra e sacando com bastante eficiência, além de taticamente muito bem aplicado, Monteiro explicou a sua estratégia de início de jogo. “Eu sabia que não poderia dar ritmo de jogo para o Nishikori. Então eu tinha que sustentar bem os ralis no fundo de quadra e ser agressivo”, disse o brasileiro.
Monteiro sabia que o seu adversário não poderia tomar a iniciativa do jogo. O tenista brasileiro acredita que fez um jogo “acima da média” durante os três primeiros sets e lamentou não ter conseguido colocar pressão em Nishikori nos dois match points perdidos. “Foi muito mais mérito dele. Eu não estava esperando o saque na minha direita, num deles eu consegui entrar no ponto e acabei optando por um lob, que saiu por pouco”, afirmou o cearense.
+ HIstória, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
No quarto set, quando perdia por 4/1, o brasileiro solicitou o seu primeiro pedido médico. Após a perda da parcial, Monteiro novamente se ausentou da quadra. “Senti uma leve contratura no adutor (músculo da coxa). O fisioterapeuta me ajudou com uma bandagem e um anti-inflamatório para que eu pudesse ser mais competitivo no quinto set”. Ainda que debilitado, Monteiro afirmou que o jogo começou a mudar, quando o japonês melhorou a sua devolução de saque.
Sem chance de retornar imediatamente ao top 100 – teria ao menos de ganhar uma rodada em Melbourne – Monteiro volta para o Brasil e inicia preparação para a boa sequência de challenger sul-americanos sobre o saibro. Ele confirmou presença nos torneios de Piracicaba e Rosário, na Argentina, além dos ATPs de Buenos Aires, Rio Open e Santiago.
“Ficam lições positivas, como meu saque e ritmo de jogo. Agora é levar essa confiança para o resto da temporada”, finalizou o brasileiro.
Jogou muito bem os 3 primeiros sets,a vitória escapou por pouco, agora é seguir em frente,valeu Monteiro.
Amarelou maís uma vez, ainda bem que não perco mais meu tempo torcendo para um tenista que não tem psicológico para vencer jogos que precisam de força psicológica!
Lamentável!
Mas, vamos em frente Tiago, você é um grande tenista e um grande vencedor da vida!
Uma pena que não tenha avançado, merecia, pq jogou bem e poderia ter fechado o jogo, caso não tivesse perdido 2 match points no terceiro set.
Não Neto. Não foi por causa dos match es perdidos. Depois ele teve mais chances de se impor porque perdeu um set e só precisava de mais um.
Grand Slam é outro patamar. Aí tu pega um semi aposentado mas que já sabe como aquilo funciona e toma uma virada de 3×2. Pra quem tá acostumado a jogar mais Challengers, quando entra numa chave principal de GS, aquilo ali vira outro esporte.
Algo acontece na cabeça do Tiago em GS. Não é a primeira derrota para ex jogador. Lamentável.
Quantas viradas ele já não tomou na carreira já está acostumado o importante é pegar o cheque e sair vazado e ir pra outro torneio
Concordo plenamente….
semi aposentado? Com 30 anos o Monteiro também nao esta tao longe de se aposentar.
Monteiro, ainda terá uns 3 anos no tênis, mantendo o nível atual.
É triste ficar jogando pedra em quem nos manteve no top 100 por 10 anos. Sabemos das limitações dele. Também, sabemos que ele sempre foi guerreiro.
Monteiro merece nosso respeito e gratidão.
Ctrl C, Ctrl V
Só assim para aparecer
Monteiro tá de parabéns pelo nível que tá jogando. Tá merecendo top 100 ou top 70 tranquilo. Fechar jogos, match points, tie break já é outra vantagem pra atletas que sabem lidar nesse nível de pressão. Monteiro e alguns dos nossos ainda sentem pra fechar. Um deles é nosso querido João Reis que muita gente vê como amarelada. Monfils, o frances parece que disputou 35 finais de ATp porém ganhou muito poucos. Jogo bonito de ver mas não fechava. Bora torcer pro Wild e João.
Merecendo top 70? Você não se lembra como foi o último semestre dele?
Acontece q n existe pontuação prevista no ranking para “jogou bonito” ou “fez um jogo parelho” ou “jogou de igual pra igual”, derrotas computam zero pontos e é por isso q o Monteirao encontra-se fora do top 100 ..
Não tem.nivel pra esta no top 100
MONFILS pelo menos chegava em “FINAIS” o que é muito diferente de cair na “primeira rodada” !!!
Monfils nunca chegou em final de major
Fiasco.
Conseguiu atingir seu objetivo que era buscar o cheque da primeira rodada
É isso que impede ele de ir mais além …. Quantos jogos como esse ele já não perdeu…chega a ser frustrante….não adianta jogar bem dois sets e na hora de fechar o jogo…não consegue…
O problema n foram os match points não confirmados(onde realmente foi muito mais méritos do Kei) e sim, como claramente o BR desabou mentalmente após n conseguir fechar o jogo ali, queda em todos os fundamentos após aquele game..
E claro, muitos méritos ao Nishikori q, nessa altura da carreira/idade e com um histórico pesado de problemas com lesões, conseguiu manter o nível físico e técnico ao longo de 4 sets e 4hrs de jogo.
Eu acho que NISHIKORI também subiu muito o nível nos últimos sets…
Depois que o Nishikori acordou, ele não conseguiu colocar mais nada.
Nishikori é cobra criada! Se tiver a oportunidade de matar uma cobra criada, não pode titubear, pq ela vai pegar o jogo e não vai soltar mais! Enjoamos de ver esse tipo de virada
Infelizmente só temos esperança no João Fonseca, esse por enquanto não está sentindo a pressão, vamos aguardar que a pressão irá chegar para ele também, se amarelar igual a monteiro, Bellucci, Bia Hadad, aí desisto, mas estou com esperança no Fonseca!
Ainda bem q eu não vi, pq esse filme eu já tinha visto em algum momento, em algum lugar, em alguma dimensão. 6/4, 7/6, 5/4, adversario sacando em 15/40, e perdeu os dois match points e o game? Desliga a TV. Exceto se vc curtir apreciar o espetáculo, e não se abale com derrotas absurdas. Mas OK, admito q eu achava q o Kei ia vencer por 3/0, então… deixa pra lá.
Muito bom!! perfeita análise!
Vou traduzir “Não consegui colocar pressão nos match-points”.
Tradução: na hora do vamos ver eu amarelei de novo.
Kkkkkkkk perfeito é isso aí!
Cara eu já vi muitos jogadores pro jogando. Monteiro pega muito firme na bola, não deve nada a ngm. Bate muito forte msm. O problema dele pra entrar no top 50 é outro. É psicológico totalmente. Infelizmente é essa diferença q ele tem p os outros. E pelo visto é crônico. Sem jeito de melhorar. Amassou a bola até o match point eu aqui tava torcendo p japonês desistir pq eu sabia desse risco. Ficamos por uma quebra no terceiro. Era o Monteiro quebrar e ele desistia do jogo, abandonava.
Monteiro: “Não consegui colocar pressão nos match-points”; para mim essa frase significa que após os match-points ele jogou a toalha…
Puxa vida, foi uma derrota doída.
Parece que aconteceu com o Monteiro o que esperávamos que acontecesse com o Nishi (não aguentar 5 sets).
No terceiro set, o problema nem foi não ter conseguido a quebra nos dois matchpoints, afinal o japonês sacou muito bem nesses pontos, mas não ter mantido o serviço que garantiria o tie-break. O mental ali começou a fracassar.
Depois veio o problema físico e percebi que já era. Dormi no quinto set.
Eu assiste até o final do segundo set e fui dormir. Fiquei impressionado quando vi depois que ele havia sido virado. Em torneios deste porte, de 5 sets, a parada é outra mesmo. Não tem jeito.
Nesse confronto, havia 27 finais de ATP ou GS, com 12 títulos (sendo 6 deles de ATP500). E + 4 finais de Master 1000 e tbm 4 qualificações para o ATP Finals. De quebra, a medalha de bronze olímpica obtida com vitória sobre Nadal.
Ah, um mero detalhe: O histórico tenístico do Thiago Monteiro TEVE ZERO CONTRIBUIÇÃO nos números acima ! Sequer chegou à uma final de ATP250 !
Melhor comentario
perdeu uma grande chance
Monteiro entrou voando nos dois primeiros sets. Caiu de rendimento no terceiro e desapareceu nos dois últimos.
Acredito que a confiança, o mental saiu do controle.
Vida que segue.