Melbourne (Austrália) – Disputando pela segunda vez o Australian Open, após fazer sua estreia no torneio no ano passado, o francês Arthur Fils manteve a escrita e passou pela primeira rodada. Neste domingo, ele levou um susto do finlandês Otto Virtanen, mas se recuperou e venceu de virada, marcando parciais de 3/6, 7/6 (7-4), 6/4 e 6/4.
Após gastar 2h45 para superar seu primeiro obstáculo neste ano no Melbourne Park, o francês cabeça de chave 20 tentará ir mais longe do que em 2024, quando venceu o tcheco Jiri Vesely e em seguida foi derrotado pelo holandês Tallon Griekspoor. Seu próximo rival será o compatriota Quentin Halys ou o tenista da casa Adam Walton.
No segundo embate que teve contra Virtanen, o francês repetiu a escrita e saiu atrás. Assim como aconteceu no challenger de Quimper, em 2023, o finlandês venceu o primeiro set, mas depois não conseguiu sustentar o nível. Ele até teve quebra de frente na segunda parcial, mas levou o break em seguida e depois perdeu no desempate.
Fils controlou os dois sets seguintes e com uma quebra em cada garantiu a virada, terminando a partida com 14 winners a mais que Virtanen (47 a 33) e cinco erros não forçados a menos (48 a 53). Esta foi a sua segunda vitória na temporada, depois de alcançar as quartas de final no ATP 250 de Hong Kong, onde saiu adiantado na chave e foi até as quartas.
Ocupando sua melhor colocação da carreira no ranking, o 20º lugar, o francês de 20 anos tenta passar das oitavas de final em um Grand Slam pela primeira vez. Seu melhor resultado até então foi justamente alcançar a quarta fase em Wimbledon no ano passado.
Vi os dois primeiros sets, antes do jogo do Monteiro. Finlandês estava jogando bem. Sacando muito. Fils teve que subir o nível. Quando passou a errar menos, tomou o controle do jogo e ficou claro que é mais jogador que o Virtanen. Não tinha ainda visto o finlandês jogar. Joga direitinho