Melbourne (Austrália) – Três anos depois de ter sido deportado da Austrália por não ter se vacinado contra Covid-19, algo obrigatório para entrar no país naquele momento, o sérvio Novak Djokovic ainda não esqueceu aquele incidente. Após revelar um pequeno trauma, relembrando o ocorrido toda vez que volta ao desembarcar em Melbourne, desta vez ele foi mais longe e alegou ter sido envenenado.
Em entrevista à revista GQ, o ex-número 1 do mundo afirmou que tinha alguns problemas de saúde quando chegou em casa após o período de detenção na Austrália. “Percebi que naquele hotel em Melbourne fui alimentado com alguma comida que me envenenou. Eu nunca contei isso a ninguém publicamente, mas descobri que tinha um nível realmente alto de metais pesados no sangue”, acusou.
“Tinha chumbo em um nível muito alto e também mercúrio”, acrescentou Djokovic, insinuando que o envenenamento teria sido causado pela comida ou algo do gênero. Questionado diretamente sobre o assunto, ele manteve a posição: “É o único jeito”.
A reportagem da GQ entrou em contato com as autoridades australianas e um porta-voz do Departamento de Assuntos Internos da Austrália declarou: “Por razões de privacidade, o Departamento não pode comentar casos individuais”.
Djokovic continuou seu relato e disse que estava se sentindo muito mal quando voltou para a Sérvia, “Era como uma gripe simples. Mas quando se passaram dias, uma gripe simples me derrubou tanto. Tive isso várias vezes e então tive que fazer testes toxicológicos”, contou o atual número 7 do mundo.
Apesar de todo o ocorrido, o sérvio não se vacinou. “Simplesmente não sinto que preciso de uma vacina. Sou um indivíduo saudável, cuido do meu corpo, cuido das minhas necessidades de saúde e sou um atleta profissional. E como sou um atleta profissional, sou extremamente consciente do que consumo e faço exames regulares, não sou e não era uma ameaça para ninguém porque tinha anticorpos.”
O sérvio garante que não guardou rancor dos australianos, mesmo depois de tudo que aconteceu. “Ao contrário, na verdade, muitos australianos que conheci nos últimos anos vieram até mim e pediram desculpas pelo tratamento que recebi porque estavam envergonhados com seu próprio governo naquele momento”, contou ‘Nole’.
Isto não é possível. Djokovic só pode estar delirando. Às vésperas do início do AO ele me vem com essa. Então para tudo. Ninguém mais joga o AO.
Delirando por qué? Ele só está relembrando “fatos reais e absurdos” dos quais todos nós acompanhamos em 2021 … Brasileiro tem memória fraca e esquece rápido, mas quem foi injustiçado, humilhado pelo governo australiano, não esquece, e tem a obrigação de sempre relembrar dos abusos sofridos….
Ele tentou burlar as leis australianas e pagou por isso. Isso é que deve ser lembrado.
Sandro, não é culpa da memória fraca dos brasileiros.
A questão aí é puramente em função da personagem principal.
Por que até hoje ninguém esquece da facada que Monica Seles sofreu?
O pior de tudo é que ele sempre foi isso daí. Quanto mais fala, mais se revela, mais se enrola. É uma figura execrável.
O cara da entrevista pra um revista, e é questina sobre o assunto, e ele não vai falar sobre?qual o nexo?
É um covarde! Por que não relatou isso antes. Já se passaram 3 anos…
Bizarro,.tem uma psicopatia nesse camarada.
Pois é. Será q é isso ou é estratégia para ganhar a torcida? Já q está velho precisará de apoio para ganhar do Sinner! Ou levará uma sapecada de novo! E o Kyrgios colocando a torcida australiana contra o Sinner para ajudar o amigo. Os dois pensam igual
É verdade.
Talvez a torcida vença o jogo para ele.
Bizarro foi a forma como o governo australiano tratou covardemente Djokovic como se ele fosse um assassino de alta periculosidade… E, se exames laboratoriais foram detectados “metais pesados” após seu cativeiro na Austrália, isso pode ter vindo da comida oferecida no cárcere …
Torço pra ele conseguir o 25 GS, mas já estaria com 26 GS, não fosse aquele da bolada no USOpen e este polêmico do AOpen. Não falou o que comeu, talvez tenha comido peixe ou frutos do mar, estes podem ter chumbo e mercúrio se houver contaminação (talvez tenha os exames ainda, se a clínica guardou), mas vá saber, Djokovic sempre despertou polaridades, amam ou odeiam ele. Na polêmica do covid ele deveria ter se garantido qdo recebeu o convite exigindo o governo liberar antes de ir (sabendo que o mundo todo cobrava vacina) ou talvez ter abortado no meio da espera em que ficou prisioneiro no hotel, não teria sido deportado, mas sei que é fácil falar no lugar dos outros, então, agora é passado, o baile segue, torcendo pra ele ganhar este AOpen.
Eu considero que quem errou e usou de “abuso de poder” foi o governo australiano, Djokovic estava correto… E a comida oferecida no cárcere pode ter intoxicado Djokovic sim….
Ele tentou burlar as leis australianas e foi expulso. Não tem nenhum abuso de poder, só devaneios de quem nega o fato.
Ele é vegano.
As coisas são o que são. Não existe o “se”.
Ex: se o Federer fosse da geração do Djokovic, teria 30 slams nessa geração fraca.
Se o Nadal não tivesse o problema nos pés, teria mais títulos.
Se o Federer tivesse trocado logo de raquete teria mais títulos
E por aí vai…
Perfeito! Só discordo do número de Slams do Rei Federer. Teria uns 35 no mínimo. “Djokovid” pegou a maior entressafra da história do tênis masculino. Infinitamente inferior tecnicamente a Roger Federer. Eterno aprendiz do maior de todos.
Se o Federer não é da geração de Djokovic, ele deve ser da geração do ET, o extraterrestre.
Mesmo assim, jogaram + 50 jogos (e perdeu mais).
Se uma juíza de linha estivesse 1 m mais para esquerda ou direita, ele teria mais GS;
Se Wawrinka não tivesse nascido, ele teria mais GS;
Se Del Potro não tivesse ranking baixo, ele teria 2 ouros olímpicos;
Se não fosse o Dalcim, não estaríamos escrevendo abobrinhas.
Claro que não são da mesma geração. O Federer iniciou seu auge em 2003, o Djokovic em 2011. São 8 anos de diferença, é muita diferença.
Depois que Djokovic igualou o record de 24 títulos GrandSlam, ele resolveu se transformar em clone da Margaret Court e agora só fala bobagem!
Ao contrário, Djokovic é um cara superdotado, com uma inteligência muito acima do normal, é poliglota fluente em vários idiomas, tem uma consciência corporal muito acima da média, uma resiliência absurda, um cara que cuida de sua saúde física e psicológica muito além do normal… Aposto que você mesmo que escreveu isso, não possui estas habilidades do Djokovic…
Pelo que entendi ele contraiu Covid, pois relacionou os sintomas como de uma gripe muito forte.
Vcs ainda vao acreditar nessa lorota?
Acorda rapaz: Djokovic já tinha se infectado com o Corona Vírus antes de ir para Austrália, por isso ele disse na entrevista que já tinha anticorpos para o Corona Virus !!!
Ele já tinha pego Covid naquele torneio que ele promoveu na Sérvia. O Dimitrov estava lá e também pegou a Covid. Foi uma contaminação geral.
Cientificamente incorreta a frase que ele diz: “Não era uma ameaça para ninguém porque tinha anticorpos.”
Ele não se dá conta que caso contraísse Covid transmitiria os vírus para outra pessoa sem no entanto transmitir os anticorpos que ele alega ter?
É muito fora da realidade esta ideia, a não ser que a tradução da matéria contenha alguma falha.
Caro Ronildo, o link para o texto original em inglês está na matéria. De qualquer forma, separei aqui a versão em inglês (para não haver dúvidas): “So I didn’t feel a need to do that. Also, what is important to state is knowing that I’m not a threat to anybody. ’Cause I wasn’t. Because I had antibodies.”
Com todo respeito a quem traduziu a matéria, mas o título está muito impreciso.
Dizer que foi “envenenado” indica ação de má-fé, criminosa. O termo em inglês é “food poisoning”, que no meu meio (tradução/interpretação) traduzimos como “intoxicação alimentar”.
Então, a frase “ I was fed with some food that poisoned me”, poderia ser melhor traduzida/entendida como, entre outras opções:
“Comi algo que me intoxicou” ou “Comi algo que me fez mal”, numa tradução mais livre.
Quando dizemos que:
“ Djokovic afirma que foi envenenado enquanto esteve preso na Austrália”
… passa a sensação de que alguém, de forma deliberada, colocou veneno em sua comida, o que seria um crime gravíssimo e claramente não é o caso.
Todos os veículos de imprensa deram a mesmíssima interpretação de “envenenamento”, Marcelo.
Faz realmente muita diferença!
Tu ainda acredita nessa lorota de COVID? Serio?
AInda bem q o Djoko é tenista, porque de biologia não entende nada ou pior: a mentira respaldada com um argumento falso. São as razões por que a maioria torce contra.
Uma coisa que é cientificamente correta é que quem tinha tomado doses de vacina para Corona Vírus continuava se infectando com Corona Vírus e transmitindo o Corona… Isso está escrito em varios artigos: quem se vacinou continuava pegando e transmitindo Corona Vírus…
Claro, porque vacina é transmitida de pessoa para pessoa… Se alguém tem anticorpos específicos, dificilmente terá carga viral suficiente para desenvolver a doença, tampouco para transmiti-la. Vacinas não têm nenhum mecanismo mágico, apenas servem para induzir o organismo exatamente a produzir anticorpos, embora nunca com a mesma eficácia da infecção natural. A frase de Djokovic está correta, porque na pior das hipóteses ele ainda oferecia um risco menor de transmitir a doença do que alguém que estivesse apenas vacinado sem nunca ter contraído covid.
É de conhecimento público que as vacina também não impediam contrair e também não transmitia os “anticorpos” do vacinado.
Djokovic tem direito de dizer o que pensa e o que fizeram com ele em 2022 foi coisa de facínoras. Aos poucos o mundo vai ficando pronto para aceitar verdades que, em meio ao caos, não podiam sequer ser ditas e a história mostrará quem foram os verdadeiros vilões daquela época. É só questão de tempo.
Acredite quem quiser…tudo muito coerente com uma pessoa anti-vax.
esse senhor não cansa de passar vergonha…
A Austrália e muitos outros países cometeram verdadeiros absurdos durante a Pandemia. O caráter de muita gente foi exposto.
“À época, Bolsonaro chegou a dizer que seu “histórico de atleta” diminuiria sua preocupação em ser contaminado com o coronavírus. “Quando muito, [seria] acometido de uma ‘gripezinha’ ou ‘resfriadinho’”, afirmou o governante durante pronunciamento.”
Viram semelhanças no discurso?
O “NOAT” – Needy of all times
Ele é definitivamente o tenista mais carente da historia
1) “Percebi que naquele hotel em Melbourne fui alimentado com alguma comida que me envenenou.”
2) “Sou extremamente consciente do que consumo.”
Anda bem contraditório o anti-vacina Djokovic.
E está bem inoportuno no momento que escolheu para fazer esta afirmação estranha.
Mas talvez esteja querendo atrair vaias por achar que isto pode ajudá-lo a melhorar o necessário para vencer os que estão claramente melhor do que ele.
Celebridades, com poucas exceções, têm ego exagerado e só pensam nelas mesmas.
O Djoko calado é um poeta. Eu não consigo entender qual foi o motivo dessa declaração agora no início do AO e pq ele não falou sobre isso antes. Declarações vazias e sem provas só alimentam animosidades do povo australiano contra ele. Pelo que eu entendi na matéria os sintomas eram de gripe e não por contaminação por chumbo e mercúrio que com certeza prejudicaria o estômago e outros órgãos e não o sistema respiratório como relatou. Se eu fosse o dono do Hotel em que ele ficou detido entraria com um processo pq isso é uma declaração gravíssima e merece ser investigado pela polícia. De qualquer forma o estrago já está feito e vamos aguardar como o público australiano vai se comportar quando ele estiver em quadra.
Porque o AO é na Austrália e foi lá que o fato ocorreu.
Ele que disse que achava que era gripe, mas recorreu a exames a partir do momento que os sintomas gripais não combinavam mais e testes toxicológicos apontaram chumbo e mercúrio.
Não foram inventados.
O dono do hotel, certamente foi contratado pelo governo, pois Djokovic não era um hóspede, era um preso.
Por que será que ele não o processa então?
Fácil mesmo deve ser acusar um só, quando é a barriga do outro que dói.
Poxa, declaração esdrúxula.
A parte sobre anticorpos é vergonhosa até mesmo para negacionistas como ele.
Vivemos, num mundo de “construção de narrativas”, porém, em alguns casos (como o do sérvio), o “empurrar para debaixo do tapete” ainda é a melhor forma (tamanha vergonha do acontecido).
Falta para o Djokovic, como ídolo, uma coisa chamada integridade (como tenista é muito bom).
Herói da liberdade! Melhor pessoa do que tenista!
Um dos maiores negacionistas que joga tênis da história. Um péssimo exemplo para humanidade. Se ele está jogando hoje foi graças às vacinas, caso contrário o esporte e a vida das pessoas não teria retomada à normalidade. Milhões de pessoas morreram por causa de negacionistas malucos como ele.
Único veneno que vejo são as palavras que saem da bica desse negacionista que joga tênis.
A pessoa pode ter anticorpos por vacina ou pela reação imunológica natural ao vírus.
Se entra em contato novamente com o vírus há um período de latência até que os anticorpos comecem a neutralizar o vírus.
Nesse período de latência ele transmite o vírus, contamina outra pessoa.
Falta conhecimento científico.
Quanto ao envenenamento… o bom é velho djokovic de sempre – vítima
Sou fã do Djoko….mas acho que ele está delirando….
Não torço por ele .
Pra quem diz que água de esgoto faz bem ,não vejo nenhum problema
Com certeza o veneno não é nada para um cara como Djocovid, que consegue purificar água com o poder do pensamento.