Dabrowski revela que jogou em 2024 enquanto tratava do câncer de mama

Gabriela Dabrowski (Foto: Nora Stankovic/Reprodução: Instagram)

Ottawa (Canadá) – A canadense Gabriela Dabrowski, de 32 anos e atualmente número 3 do ranking mundial de duplas, revelou nesta terça-feira que disputou a temporada de 2024 enquanto realizava tratamento para o câncer de mama. A doença foi diagnosticada em abril, mas a tenista manteve sua condição em segredo para lidar com todas as terapias de forma reservada.

“Fui diagnosticada com câncer de mama em meados de abril”, escreveu Dabrowski em um post emocionado no Instagram. “Essas são palavras que você nunca espera ouvir. Em um instante, sua vida vira de cabeça para baixo. Sei que isso será um choque para muitos, mas estou bem e ficarei bem. A detecção precoce salva vidas. Posso dizer isso com toda certeza”.

Dabrowski descobriu um nódulo em sua mama esquerda durante um autoexame em 2023, mas foi tranquilizada por um médico de que não era motivo de preocupação. Um ano depois, o nódulo cresceu, e ela realizou uma biópsia no Advent Health Hospital, na Flórida, cujos resultados confirmaram o diagnóstico no mesmo dia.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A partir daí, a canadense passou por duas cirurgias, além de tratamentos de radioterapia e terapia endócrina. Ela revela também que decidiu adiar algumas etapas do tratamento para competir em torneios importantes, como Wimbledon e os Jogos Olímpicos. No primeiro, ela alcançou a final ao lado da neozelandesa Erin Routliffe. Já em Paris, conquistou a medalha de bronze em duplas mistas com Félix Auger-Aliassime, tornando-se a primeira mulher canadense a subir ao pódio olímpico no tênis. Dabrowski terminou a temporada conquistando o WTA Finals em Riad, ao lado de Routliffe.

A experiente jogdora de duplas falou sobre a decisão de manter segredo sobre condição e também sobre como a experiência transformou sua visão sobre a carreira e a vida. “Eu não estava pronta para me expor à tanta atenção e perguntas naquele momento”, explicou. “Quando a ameaça de perder tudo pelo que trabalhei durante toda a minha vida se tornou real, comecei a apreciar verdadeiramente o que tinha. Minha mentalidade mudou de ‘eu tenho que fazer isso’ para ‘eu posso fazer isso’. Através dessa perspectiva, tive mais alegrias nas áreas da minha vida que antes via como um peso”.

Agora, Dabrowski diz que está em uma fase de maior controle sobre os efeitos colaterais do tratamento e com uma perspectiva mais clara sobre o futuro. “Estou plenamente consciente de quão sortuda sou, porque muitos não têm o privilégio de contar suas histórias. É um privilégio poder me chamar de sobrevivente”.

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
4 dias atrás

Que seja abençoada por Deus!!!
Sua história vai inspirar muita gente.

Nelson Sakuma
Nelson Sakuma
4 dias atrás

Uma pena que a Luisa tenha desfeito a dupla com essa.grande diplista!!!

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Realmente a Luísa e errou feio…a Gabriela é uma vencedora

André Borges
André Borges
4 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

Elas não desfizeram a dupla, elas racharam o pau.

Oscar Riote
Oscar Riote
4 dias atrás
Responder para  André Borges

Em uma entrevista na Espn, a Luísa diz que partiu dela a decisão de se separarem.
Imagino que a Canadense deve ter ficado brava com a ingratidão, pois ela estava bem no circuito com outra parceira, mas acabou voltando com a Luísa para dar uma força para ela recuperar a carreira e subir no ranking e no fim das contas a própria Luísa não teve paciência com os resultados e desfez a parceria.

João Sawao ando
João Sawao ando
4 dias atrás
Responder para  Oscar Riote

Briga de egos de tenistas

Alex
Alex
4 dias atrás
Responder para  Nelson Sakuma

na época ficou visível que a Luísa errou, gosto muito dela mas a ingratidão com a Gaby foi vergonhosa ainda mais sabendo que no saibro não era o melhor piso dela , zero paciência e depois vimos a crescente da Gaby ganhando tudo e a estagnação da Luísa

Ernani Chaves
Ernani Chaves
4 dias atrás

Muito corajosa, ninguém percebeu e os q sabiam, mantiveram-se calados. Ser a terceira no ranking num ano em que, praticamente o ano inteiro estava em tratamento é algo muito raro! Terá minha torcida para sempre!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.