Jeddah (Arábia Saudita) – Recém-aposentado do circuito, o espanhol Rafael Nadal recentemente exerceu seu papel de embaixador do tênis da Arábia Saudita no Next Gen Finals. Em entrevista ao The National, ele não apenas falou sobre sua adaptação a essa nova função, mas também sobre a possibilidade de se tornar técnico no futuro, como fez recentemente Andy Murray.
“Nunca diga nunca. Hoje é muito cedo para pensar nesse tipo de coisa. Só preciso organizar minha vida. No momento não me vejo em nenhum projeto desse tipo, mas não sei como será minha vida daqui a um, dois ou três anos”, afirmou o espanhol, não descartando a possibilidade de seguir o caminho do rival britânico, que vai trabalhar com o sérvio Novak Djokovic na próxima temporada.
Sobre o seu recente papel como embaixador do tênis saudita, ele acredita que o país está vivendo um momento de abertura. “Ainda estou aprendendo coisas, esta é apenas a terceira vez que venho aqui. Cada vez que venho aprendo coisas novas. Procuro reunir informações sobre as pessoas que são daqui, bem como sobre as pessoas que moram aqui e não são sauditas”, disse Nadal.
“Tento entender como é a vida deles aqui. A mensagem que sempre recebi é positiva. Eles estão muito felizes, estão acompanhando a abertura que o país está vivendo, um país que viveu uma mudança enorme nos últimos anos. Não dá para mudar tanto em tão pouco tempo”, observou o canhoto de Mallorca.
Nadal também foi questionado sobre o único grande título que faltou em sua vitoriosa carreira. “É claro que eu gostaria de ter vencido o ATP Finals, pelo menos uma vez. É o único torneio importante que não ganhei, mas é assim que as coisas são. Tive um pouco de falta de sorte por não chegar no meu melhor ao final da temporada”, relembrou o ex-número 1 do mundo.
“Tive muitas lesões e enfrentei jogadores muito perigosos, tudo isso em quadras duras cobertas muito rápidas, até mesmo no carpete no início. Claro, não posso reclamar qualquer coisa, tive minhas oportunidades e não pude aproveitá-las. Estou em paz com isso”, finalizou o duas vezes vice-campeão do torneio, em 2010 e 2013.
Se não me engano o Nadal também nunca ganhou outros 2 masters 1000. Então, ele se equivocou ao dizer que o ATP Finals é o único título importante que não ganhou.
Nadal também nunca ganhou os Masters 1000 de Miami, Shangai e Paris. Único a ganhar todos torneios importantes foi Novak Djokovic. Sem dúvidas o GOAT!!!!
Ok
Quando Rafa fala em ganhar “torneios grandes”, ele se refere aos quatro grand slams e ao Finals.
Não ter medalha de ouro – como o Maestro Suíço – ainda vá lá, pois só há oportunidade de 4 em 4 anos.
Mas pra um Big 3 não ter sequer um ATP Finals – que ocorre todos os anos – é um vexame, ainda mais com os principais rivais tendo 6 e 7 títulos, respectivamente.
Aliás, o Cueca nunca venceu também o Masters 1000 de Paris e acho que mais algum outro também.
Somente um jogador na História tem todos os big titles e é claro que é o GOAT, detentor de todos os grandes recordes:
– títulos de Grand Slams, Masters 1000 e ATP Finals ;
– total de semanas e de temporadas como nº 1.