Melbourne (Austrália) – Ao longo de sua história, o Australian Open sofreu com mudanças de data até se fixar na data que acontece atualmente, nas duas últimas semanas de janeiro. Por causa disso, em cinco edições diferentes, em meados da década de 1970 e início da década de 1980, a competição chegou a ser disputada durante o Natal, conforme lembrou o Tennis365.
No primeiro ano da Era Aberta, a ação não se deu apenas no natal, mas também no ano novo, com o torneio indo de 21 de dezembro a 1º de janeiro, começando em 1974 e terminando apenas em 1975. Os favoritos da casa deixaram as taças na Austrália, com a conquista de John Newcombe no masculino e de Evonne Goolagong no feminino.
Dois anos depois, a competição aconteceu duas vezes devido a uma mudança de cronograma, uma no começo de 1977 e outra no final, entre 19 e 31 de dezembro. O lituano-norte-americano Vitas Gerulaitis foi campeão no evento masculino, enquanto a Goolagong reinou suprema mais uma vez no torneio feminino com nova conquista para a Austrália.
Na temporada seguinte, o Grand Slam australiano teve largada justamente com a chegada do papai Noel, no dia 25 de dezembro. A final foi só no ano seguinte, terminando em 3 de janeiro, com títulos do ícone argentino Guillermo Vilas e da australiana Chris O’Neil, na única vez que ela levantou uma taça de Slam.
A quarta vez que o Australian Open foi jogado no natal foi em 1979, quando o evento começou no dia 24 e terminou em 2 de janeiro, com Vilas defendendo o título e a australiana Barbara Jordan campeã entre as mulheres A última vez que houve jogo no natal foi em 1981. Desta vez, foram apenas as competições individuais masculinas realizadas no período, com o evento feminino sendo realizado no início do mês.
Interessante isso.os americanos que gostam de programar jogos nos dia 25 de Dezembro. Nba, nfl.