Jeddah (Arábia Saudita) – Na primeira semifinal do dia, o canhoto Learner Tien levou a melhor no duelo norte-americano contra o Alex Michelsen e se garantiu na decisão do Next Gen ATP Finals. Depois de sair atrás no placar e chegar a estar perdendo por 2 sets a 1, Tien se recuperou e ganhou oito dos últimos nove games da partida, marcando as parciais de 2/4, 4/2, 1/4, 4/0 e 4/1, após 1h35 de partida.
Atual 122º do ranking, o jogador de 19 anos vem de sua sua primeira vitória contra um top 20, tendo superado o francês Arthur Fils na terceira e última rodada da fase de grupos, ficando assim com a segunda vaga do Grupo Azul em Jeddah. Agora, ele aguarda pelo vencedor do duelo entre o carioca João Fonseca e o francês Luca Van Assche, que medem forças na outra semi.
Com o triunfo sobre Michelsen neste sábado, Learner Tien se tornou o terceiro americano a alcançar a decisão Next Gen ATP Finals, repetindo os compatriotas Sebastian Korda, vice-campeão em 2021, e Brandon Nakashima, vencedor do torneio em 2022. Amigos de longa data, Michelsen e Tien treinaram juntos na Califórnia e já competiram em outras modalidades, como tênis e partidas do game Fortnite.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A partida que definiu o primeiro finalista na Arábia Saudista foi intensa, alternando momentos de equilíbrio e o domínio dos dois jogadores em momentos distintos. Quem se deu melhor com isso foi Tien, que cresceu no jogo na hora certa e obteve um desempenho impressionante na reta final. Destaque para sua atuação nos games de saque, vencendo 20 dos últimos 24 pontos disputados, sendo 13 em 14 com o primeiro serviço em quadra.
“Não consigo colocar em palavras agora. Estou muito feliz com a vitória, mas odeio que tenha sido contra ele, mas é assim que acontece. Comecei a sorrir quando cheguei aqui e o vi do outro lado da rede, mas estou muito feliz por ter passado e acho que joguei muito bem”, admitiu Tien após derrotar o amigo. Ele repete Nakashima e se torna o segundo jogador vindo do tênis universitário a fazer final no Next Gen.
Já de olho na decisão, Tien pode ter um reencontro com Fonseca no domingo, depois do triunfo brasileiro na fase de grupos, no início da semana, por 3 a 1. Caso enfrente Assche, será um encontro inédito. “Seria incrível vencer. Tenho mais uma partida pela frente, então espero conseguir. Eu nunca joguei antes contra Luca, mas ele é um ótimo jogador. Joguei com João alguns dias atrás e foi difícil, então acho que os dois são ótimos. Não há partidas fáceis. Ter outra chance contra João depois de perder no começo desta semana seria muito legal”, frisou o norte-americano, que sonha com uma revanche.
Se for o Joao Fonseca vai perder
Sei não… agora será outra história e outras motivações..
Vai ser
É o João, que venceu o Luca van Asche em uma hora de jogo, ou seja, deu um aula de saque, winner, devolução e tranquilidade. Pelo retrospecto ganha o João, mas o jogo é jogado…
Então, que continue jogando desse jeito!!!
Leve favoritismo pro João Fonseca, o americano é perigoso, tem golpes mais potentes que o francês e também ganhou do Fils. Mas vejo o João com mais golpes consistentes da linha de base e se as paralelas entrarem, aí vai ser um abraço.
Mestre Dalcim, gostaria de saber se vc concorda com minha análise?
Vejo o João como favorito, mas claro que final é um outro patamar, em que o domínio dos nervos conta muito.
esse Tien é muito sólido, ótimo jogador… não vejo muita chance pro Fonseca amanhã
Lembre-se que ele acabou de perder do João nesse mesmo torneio, perdendo apenas seis games.