Jeddah (Arábia Saudita) – Com duas vitórias nas primeiras rodadas do Next Gen ATP Finals, João Fonseca já está classificado para a semifinal do torneio e garantido na primeira posição do Grupo Azul em Jeddah. Após a partida desta quinta-feira, em que superou o norte-americano Learner Tien, canhoto de 19 anos e 122º do ranking, em quatro sets, o carioca de 18 anos destacou o jogo agressivo que conseguiu impor desde o início e o fez vencer os oito primeiros games disputados.
“Consegui impor o meu ritmo e ser agressivo desde o começo. Sabia que seria um jogo difícil e que teria que dar o meu melhor e estou super feliz com o resultado”, disse Fonseca, após a vitória por 4/0, 4/0, 1/4 e 4/2 sobre Tien. Foi a primeira vez que eles se enfrentaram no circuito profissional, mas o brasileiro já havia vencido o rival na final do US Open juvenil do ano passado.
“Aproveitei que estava um pouco nervoso para puxar energia. No terceiro set, deixei cair um pouco, mas é do jogo. Ele começou a jogar mais sólido, mas melhorei minha consistência e foco e consegui a vitória. É a primeira vez que jogo em melhor de cinco sets e com essas regras, mas tenho me adaptado super bem”, acrescentou o atual 145º do ranking, que é o jogador mais jovem na chave do Next Gen e foi o último a se classificar para o torneio.
Duelo com Mensik antes da semifinal de sábado
Na semifinal de sábado, Fonseca enfrentará o vencedor da partida entre o francês Luca Van Assche e o norte-americano Nishesh Basavareddy. Mas antes disso, ele encerra a fase de grupos nesta sexta-feira contra o tcheco Jakub Mensik, 48º do ranking e que já não tem mais chances de classificação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Acho que uma das coisas que mais melhorei neste ano foi a maturidade. Já passei, mas vou dar o meu melhor na partida de amanhã contra o Mensik, que é um ótimo jogador. Para ter ritmo, todo jogo vale e espero ter mais um bom resultado e impor esse ritmo na semifinal. Estou me sentindo bem, dia após dia”.
O cara e fera, tem um entorno forte, foi muito criticado por jogar na Europa (podendo jogar com a mesma turma mas, foi procurar desafios, tendo novos adversarios e longe de casa, fora do conforto ) ocara pensa grande
Parabéns Fonseca!!!! Mais uma grande vitória.
Não há como saber até onde esse moleque poderá chegar, mas ele é diferenciado e tem potencial para ir muito longe e, se mantiver o foco, a disciplina e evolução, tem tudo para, no mínimo, ser top 10.
No tênis masculino, não há duvida que é a grande esperança (já realidade?) brasileira depois do nosso fenomenal Guga Kuerten.
Oscilações vão acontecer, fazem parte do processo. Torço para que o mental esteja preparado para isso e blindado dos Haters que dão as caras nesses momentos.
E por falar neles, viu a hora em que o Fonseca disse, na entrevista ao final da partida, que “ama jogar pelo Brasil e representar esse país “?
Melhor tenista do Brasil, disparado!
Ele ainda não tem ranking pq está escalando devagar, mas técnica e mentalmente já é superior a qualquer outro, não tem nem comparação.
O Learner aprendeu bastante hoje kkkk
João Fonseca será número 1 do Mundo tirando Alcaraz e Sinner do Topo em 5 anos. Em 3 ganhará o 1 Slam. E é o Favorito a Olimpiadas de Los Angeles 2028. Primeiro Carioca a Liderar o Ranking e Terceiro Brasileiro (após Maria Esther e Guga) sendo o melhor dos 3. Para os q não acreditam acertei Alcaraz com 1 ano antes e Sinner com 2 anos antes. Esperem e Verão. Ano q vem Bate Zverev e ganha o Rio Open.
Tadeu, não sei se alguma sequer dessas previsões se cumprirá. Mas que ele está assombrando, está!
Deus te ouça, irmão!!! kkk
Grata surpresa. Sei que o Fonseca tem muito potencial, mas sinceramente não esperava que fosse ter apresentações tão contundentes no Next Gen. Até mesmo o Guga, em entrevista, disse que o Fonseca tem tudo para ir mais longe do que ele foi e elevar o tênis brasileiro a um outro patamar.
Perfeito, Gusmão! Bem isso.