Brasília (DF) – Um dia para ficar na história do beach tennis mundial. O francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, números 1 do mundo, e as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini conquistaram, neste sábado, o título da primeira edição do ITF Beach Tennis Finals, que reuniu as oito melhores duplas da temporada, no feminino e no masculino, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. Pelas conquistas, as duplas campeãs faturaram uma premiação de US$ 15 mil cada, de um total de US$ 100 mil distribuídos no torneio.
Na final feminina, a dupla número 1 do mundo formada pela brasileira Rafaella Miiller e a venezuelana Patty Diaz entrou em quadra com a brasileira contundida. Rafa “travou” as costas durante a semifinal no dia anterior e buscou se superar dentro de quadra. A estratégia deu certo no primeiro set, mas depois as italianas foram mais intensas, viraram o jogo e conquistaram o título ao marcarem 4/6, 6/0 e 6/1. Gasparri e Valentini passam a ser a segunda melhor dupla do mundo, a partir desta segunda-feira.
“Depois de uma temporada muito difícil, em que superamos muitas coisas, não sei nem o que dizer, só que estou muito feliz com esse título”, afirmou Ninny. “Sempre tentamos fazer o nosso melhor a cada dia, seja nos treinos ou nos torneios, e esse título veio coroar o nosso esforço”, acrescentou Giulia.
Na decisão masculina, Gianotti e Spoto mostraram por que são a dupla número 1 do mundo. Depois de um primeiro set bastante equilibrado e definido a favor da dupla brasileira no tiebreak, a dupla europeia manteve-se mais constante para fechar o jogo em 6/7, 6/3 e 6/4.
“Não consigo descrever ainda tudo isso … Foi um jogo muito difícil, mas a torcida foi muito respeitosa, foi um prazer voltar a Brasília e conquistar mais um título, o nosso terceiro aqui. Esperamos voltar e defender o título no ano que vem”, disse Spoto. “Eu estava nervoso desde o primeiro ponto, estive longe do meu melhor beach tennis, mas meu parceiro jogou muito bem e estou muito feliz com essa conquista”, observou Gianotti.
Resultados deste sábado:
Finais
Giulia GASPARRI (ITA)/Ninny VALENTINI (ITA) v. Patricia DIAZ (VEN) / Rafaella MIILLER (BRA) – 4/6 6/0 6/1
Nicolas GIANOTTI (FRA)/Mattia SPOTO (ITA) v. Leonardo GARROSSINO BRANCO (BRA)/Allan OLIVEIRA (BRA) – 6/7 6/3 6/4