Nova York (EUA) – As saudações à carreira do espanhol Rafael Nadal, que teve um ponto final na semana passada com a derrota da Espanha para a Holanda nas quartas de final da Copa Davis, ganharam mais um capítulo. Em seu podcast Served with Andy Roddick, o ex-número 1 do mundo salientou a importância do canhoto de Mallorca não apenas para o circuito, mas também para seus rivais.
“O Rafa é uma parte importante disso, Roger (Federer) é melhor por ter tido o Rafa. E Novak (Djokovic) não seria o jogador que é sem o Rafa. Se ele nunca tivesse enfrentado o Rafa, não saberíamos que existe uma versão melhor do Novak”, disse Roddick, que chegou a enfrentar o espanhol 10 vezes, somando sete derrotas e apenas três vitórias.
“A razão pela qual esses caras eram tão bons foi porque eles olharam através da rede e viram partes de si mesmos do outro lado e sabiam que precisavam melhorar. Rafa foi uma grande parte disso. Ele criou, por muito tempo, um quebra-cabeça impossível de ser resolvido”, afirmou o campeão do US Open de 2003.
Roddick também enalteceu a figura de Nadal fora das quadras. “Rafa é um verdadeiro cavalheiro. Se algum dia meus filhos tentassem imitar alguma coisa que Rafael Nadal fez, eu ficaria radiante de orgulho por ter tempo para todos. Mesmo que estivesse de mau humor, ele ainda olhava nos seus olhos e dizia: ‘Oi!’, e isso sem nem falar sobre o que fez na quadra”.
Para o norte-americano, Rafa não apenas impulsionou os rivais do Big 3, como também inspirou a próxima geração. “Roger foi a primeira pessoa que não tinha fraquezas, e depois criou o Rafa, que não tinha fraquezas, e isso criou o Novak que também não tinha fraquezas. Aí isso também criou (Jannik) Sinner, que ninguém consegue vencer a menos que você seja Carlos Alcaraz”, finalizou.
Sim, o Nadal de 2010 obrigou Djoko a subir o nível em 2011, bom lembrar que eles têm praticamente a mesma idade. Já Federer carregou uma freguesia vergonhosa que chegou a estar 23 x 10 para o animal espanhol, e isso o obrigou a fazer ajustes, o que no fim das contas o tornou menos freguês apenas.
Nadal e a prova viva que Djokovic é muito superior a Federer quando se trata de saibro. Djoko tem duas vitórias sobre Nadal em RG, enquanto Federer sequer conseguiu levar Nadal ao quinto set uma única vez. Além do que ,mesmo com a presença de Nadal, Djokovic conseguiu vencer Roma várias vezes e tem dois títulos de MC, títulos que Federer jamais conquistou. A verdade é que Djokovic foi o único adversário decente que Nadal teve no saibro durante toda sua carreira.
da esquerda pra direita na foto: terceirão, GOAT, segundão