Málaga (Espanha) – As críticas sobre a discreta cerimônia de aposentadoria de Rafael Nadal na Copa Davis, em Málaga, foram rebatidas pelo presidente da Federação Internacional de Tênis, que afirmou que tudo seguiu o desejo do campeão de 22 torneios de Grand Slam.
“Rafa é um jogador incrível e deixa um legado ao tênis, inspirando milhões de pessoas ao redor do mundo a jogar tênis, a continuar jogando. Sentimos que era muito importante ouvir o que Rafa queria e como ele queria ser celebrado. Foi exatamente isso que fizemos”, disse David Haggerty, presidente da ITF, em entrevista coletiva de encerramento da Billie Jean King Cup e da Davis Cup no sul da Espanha.
“Seguimos sua orientação e cumprimos isso”, acrescentou Haggerty. “As pessoas podem ter a opinião que quiserem sobre se foi certo ou não, mas para mim, o mais importante foi que fizemos uma cerimônia que era o que Rafa queria. Sendo quem ele é, foi uma ótima noite e foi muito apreciada.”
Feliciano López, o ex-jogador que é o diretor da Davis Cup Finals, evitou uma pergunta sobre a forma como Nadal foi homenageado depois que a Espanha foi eliminado pela Holanda nas quartas de final.
“Deveríamos nos concentrar, todos nós, no fato de que Rafa escolheu a Copa Davis para ser o torneio final de sua carreira em vez de continuar falando sobre sua cerimônia de despedida”, disse López. “Honestamente, fizemos o nosso melhor.”
Um vídeo de homenagem foi exibido, com vídeos de destaque da carreira de Nadal e mensagens gravadas de jogadores atuais ou antigos como Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray e Serena Williams. Nenhum desses contemporâneos esteve presente.
Locais futuros para a Billie Jean King Cup e a Davis Cup serão anunciados futuramente. Haggerty disse que o processo de licitação para futuras sedes da Billie Jean King Cup e da Davis Cup está em seus “estágios finais”, com dois ou três candidatos para cada torneio. É possível que elas possam ir para a mesma cidade ou serem divididas, como geralmente são. A competição feminina por equipes deste ano foi transferida para Málaga por complicações com seu local original, Sevilha.
A ITF espera anunciar a cidade ou cidades vencedoras em 2 de dezembro, quando o sorteio for anunciado em Londres para as partidas de qualificação da Copa Davis de 2025. Málaga sediou a Davis Cup Finals nos últimos dois anos e seu contrato permite a possibilidade de permanecer no local em 2025.
Haggerty informou que 65 mil fãs compareceram este ano, acima dos 60 mil do ano passado, e 43% dos espectadores em 2024 viajaram para o evento de outro país.
cada um tem a despedida que merece…
despedida de GOAT, vimos em 2022
despedida de terceirão, é só isso aí mesmo…
Rafa deu instruções, não? Cerimônia simples, sem pomposidade. Se ele está satisfeito e não reclama de nada, é isso que importa.