Jeddah (Arábia Saudita) – A disputa do carioca João Fonseca por uma das oito vagas no Next Gen Finals, que reúne os melhores jogadores de 21 anos ou menos da temporada, vai ficando cada vez mais acirrada. Nesta semana, o norte-americano Nishesh Basavareddy e o espanhol Martin Landaluce seguem vencendo e estão grudados no brasileiro.
Cabeça de chave número 1 no challenger de Puerto Vallarta, o norte-americano de 19 anos já está nas semifinais do torneio mexicano e pode ultrapassar Fonseca se vencer mais uma e for para a final. Seu adversário neste sábado é o convidado da casa Luis Carlos Alvarez, de 20 anos e atual 1.129º do mundo. Se vencer, Basavareddy vai para a final e toma a sétima colocação do carioca de 18 anos.
Outro que também vem jogando bem nesta semana é Landaluce, que tem a mesma idade de Fonseca e assim como Basavareddy está nas semifinais do torneio que disputa. O espanhol joga neste sábado com o italiano Luca Nardi, segundo mais bem cotado ao título no challenger de Rovereto. Ele tem que vencer mais dois jogos e ser campeão para deixar o brasileiro para trás.
Landaluce ficará um ponto atrás de Fonseca se for para a final e só passa mesmo com a conquista de seu último torneio da temporada, uma vez que desistiu do challenger de Maia, na próxima semana. Quem irá jogar na semana que vem é Basavareddy, que se perder neste sábado ainda pode somar pontos no challenger de Manzanillo, onde deve ser o principal favorito.
Outro concorrente a deixar o carioca para trás é Coleman Wong, mas o atleta de Hong Kong foi derrotado nas quartas no challenger de Yokohama e agora só tem chance de superar Fonseca se vencer o challenger de Yokkaichi na semana que vem, onde ele será o cabeça de chave número 4.
Atualmente em sétimo na corrida para o Next Gen Finals, Fonseca é o último na faixa de classificação, que pode ser ampliada caso algum dos jogadores mais bem colocados desista da competição, algo que costuma acontecer. No ano passado, foram quatro desistências, em 2022 foram três, mesmo número de 2021.
Como está a corrida para o Next Gen Finals:
1. Arthur Fils – 2.355 pontos (20 anos)
2. Alex Michelseon – 1.245 (20 anos)
3. Jakub Mensik – 1.136 (19 anos)
4. Juncheng Shang – 1.115 (19 anos)
5. Learner Tien – 493 (18 anos)
6. Luca Van Assche – 471 (20 anos)
7. João Fonseca – 409 (18 anos)
*8. Nishesh Basavareddy – 404 (19 anos)
*9. Martin Landaluce – 383 (18 anos)
10. Coleman Wong – 340 (20 anos)
* Ainda estão em ação nesta semana
Se o Fonseca tivesse interesse de jogar esse torneio não teria tirado férias
Ele anunciou férias realmente? Eu não tenho acompanhado tanto, foi isso mesmo?
Anúnciou férias kkkk, é final de temporada. O que vc acha que o jogador vai fazer? Deve tirar duas semanas de férias, essa semana e semana que vem ou talvez mais uma e se preparar para próxima temporada. O povo querendo que ele praticamente termine essa temporada e já começa a outra kkkk cada uma. Ele tem que tirar férias e fazer uma boa pré temporada. Focando na parte física e técnica.
Amigo, ele tá dentro de qquer jeito. Se n entrar por pontos vai ser o convidado. Assista o vídeo de apresentação do torneio. Só dá o fonseca
Os quatro primeiros da lista, já estão no top 50 , e talvez todos esses não entrem na disputa.
Fonseca tá mais preocupado com o Australian Open! Nem aí com Finals!
Pelo fase do estadunidense deve passar o Fonseca.
Next Gen Finals é completamente irrelevante esportivamente e comprometeria totalmente as férias e a pré-temporada. Mesmo que conquiste a vaga pela pontuação ou por convite, o ideal seria o staff do Fonseca declinar desse torneio (se preciso for devem alegar alguma espécie de problema físico misterioso e complexo, de modo a também evitar queimar o filme do jogador junto a ATP e aos patrocinadores desse tal evento).
Fonseca tá certo, tem que se preocupar com a evolução física e técnica e não jogar toda semana, o foco é preparação para a próxima temporada