Moscou (Rússia) – A ex-número 1 do mundo em duplas Elena Vesnina anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria definitiva do tênis profissional em uma publicação nas redes sociais. A russa de 38 anos chegou a fazer duas pausas na carreira, ambas para ser mãe, a primeira em junho de 2018 e a outra no meio de 2021.
“Quando eu era pequena, não poderia sonhar que jogaria tênis nos maiores palcos e alcançaria tais resultados. É hora de dizer adeus, mas estou muito feliz e grata por todas as memórias e apoio que tive ao longo da minha carreira — dos meus fãs, da minha família WTA, dos meus parceiros de duplas e duplas mistas e colegas do circuito. O tênis me trouxe amigos para a vida toda”, escreveu Vesnina.
Embora suas maiores conquistas tenham vindo nas duplas, ela também teve uma sólida carreira em simples, chegou a ser 13ª colocada no ranking , venceu três títulos individuais, com destaque para Indian Wells em 2017, e chegou em uma semifinal de Wimbledon em 2016, sua melhor campanha em Grand Slam.
Vesnina tem quatro títulos de Grand Slam, três deles nas duplas femininas com a compatriota Ekaterina Makarova (Roland Garros 2013, US Open 2014 e Wimbledon 2017) e o título de duplas mistas do Australian Open 2016 com o mineiro Bruno Soares.
Ao lado de Makarova, sua parceria de maior sucesso, ela foi medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio e campeã do WTA Finals em 2016. As russas dividiram a liderança do ranking de duplas por cinco semanas em 2018.
Sua estreia profissional no circuito da ITF aconteceu em 2002, no Egito, e sua estreia na chave principal da WTA veio dois anos depois, furando o quali em na Cidade de Quebec. No início do ano, Vesnina voltou a competir em Madri e jogou com várias parceiras nas temporadas de saibro e grama. Sua partida final foi ao lado de Ekaterina Alexandrova, caindo na primeira rodada nos Jogos de Paris.
Uma pena. Elena vesnina. Mas tudo infelizmente tem começo. E fim .acho que podia jogar mais uns 2 anos . Mas está com a vida ganha . Boa sorte no que fizer daqui para frente