Azul (Argentina) – O paranaense de 18 anos Gustavo Almeida está nas quartas de final do ITF M15 de Azul, em quadras de saibro na Argentina. Ele venceu nesta quinta-feira o anfitrião de 25 anos Franco Ribero, cabeça 6 do torneio e 684º do ranking, por 6/3 e 6/1 e enfrentará mais um tenista da casa, o terceiro cabeça de chave e 614º do mundo Lorenzo Rodriguez.
Esta é a segunda vez no ano e a terceira na carreira que Almeida chega às quartas de final de um torneio profissional. Ele conseguiu essas campanhas há duas semanas em Recife e também em agosto do ano passado em São Paulo. O brasileiro utilizou o ranking juvenil para entrar na chave e tem atualmene quatro pontos na ATP, ocupando o 1.426º lugar. Pela campanha, está garantindo mais dois pontos.
Almeida fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Junior em 2022, ao lado de João Fonseca e Pedro Rodrigues. Ele se mudou recentemente para a Argentina, onde estabeleceu sua base de treinamento, mas também considera seguir para os Estados Unidos e tentar o tênis universitário. Em uma temporada de transição na carreira, o paranaense disputou três dos quatro Grand Slam como juvenil e alcançou o 41º lugar no ranking da categoria.
Brasileiros se despedem nos EUA, México e Angola
Em jogo iniciado na última quarta-feira e retomado apenas nesta quinta, Lucca Pinto foi eliminado nas oitavas do ITF M15 de Huamantla, em quadras duras no México, com derrota por 6/0 e 6/1 para Benjamin Lock, do Zimbábue, principal cabeça de chave do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já pelo ITF M25 de Austin, em quadras duras nos Estados Unidos, João Ceolin foi eliminado nas oitavas de final pelo britânico Alastair Gray por 6/3 e 7/5. Ainda nesta quinta-feira, Victor Pagotto caiu na segunda rodada do ITF M15 de Luanda, em Angola. Vindo do quali, ele foi superado pelo tcheco Dominik Palan, cabeça 2 do torneio, por 6/0 e 7/5. Pagotto, de 19 anos, marcou nesta semana seu primeiro ponto na ATP.
No juvenil, Gustavo Albieri cai nas quartas no México
O juvenil paulista Gustavo Albieri caiu nas quartas de final do ITF J300 de Zapopan, em quadras de saibro no México. O jogador de 16 anos e atual 316º do ranking foi superado pelo romeno Stefan Horia Haita, 97º colocado, por duplo 6/2.
Albieri vinha de uma grande vitória sobre o britânico de 17 anos Oliver Bonding, principal cabeça de chave e número 15 do mundo, na última quarta-feira. O brasileiro tem dois títulos no circuito mundial da ITF, o mais recente em outubro, no J60 de Santo Domingo, na República Dominicana.
Gustavo Almeida teve uma boa evolução nos últimos meses, talvez por ter ido treinar na Argentina. Ele tá em dúvida entre o profissional e o college, tomara que faça boa campanha nesse torneio e na semana que vem e escolha ficar no profissional
Parece que o Gustavo Almeida vai começar a ter bons resultados
Mais um menino crescendo no tenis, vamos ver se vai college ou nao, parabens pelo tenis que vem jogando
Excelente vitória do Gustavo, passando por um tenista da casa, mais experiente, quase 800 posições à frente no ranking, e venceu com facilidade. Será sua 2º quartas este ano e estaremos na torcida pela sua 1º semifinal na carreira.