Barueri (SP) – Principal candidato ao título no Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VII, evento de nível challenger 75, o norte-americano Aleksandar Kovacevic, atual 96º do mundo, foi surpreendido por Gustavo Heide nesta quarta-feira. O paulista venceu o duelo válido pela segunda rodada do torneio, gastando 1h27 para anotar parciais de 6/3 e 6/4.
Esta foi a terceira vez que Heide derrotou um top 100, a primeira no piso duro. O maior triunfo até então da carreira do paulista de 22 anos foi sobre o francês Ugo Humbert, então 15º do mundo, nas oitavas de final do ATP 250 de Gstaad, em julho deste ano. Ele também bateu o peruano Juan Pablo Varillas, então 95º colocado, no challenger de Assunção em março.
Classificado para as quartas de final no Alphaville Tênis Clube, o atual número 5 do Brasil e 173 do mundo terá pela frente o chileno Matias Soto, que mais cedo deixou pelo caminho o boliviano Juan Carlos Prado em sets diretos e pelo mesmo placar, anotando 6/3 e 6/4. Heide tentará devolver a derrota sofrida ano passado em Medellín, no único duelo entre eles.
Afiado com o saque, Heide anotou 20 aces na partida, venceu 68% dos pontos e não sofreu quebras, salvando os cinco break-points que enfrentou. Do outro lado, Kovacevic teve 66% de aproveitamento com o serviço e encarou as mesmas cinco chances de quebra que o paulista, só que levou a pior em duas delas, uma em cada set.
Na primeira parcial, o brasileiro não demorou para ficar em vantagem e já no quarto game estava liderando o placar, abrindo 4/1 na sequência. Ele administrou bem a dianteira até o final e fez 1 a 0 sobre o norte-americano. Heide anotou nova quebra no quinto game do segundo set e novamente seguiu na frente até o fim. Ele perdeu dois match-points devolvendo no nono game e fechou no décimo.
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VII – é apresentado pela Sabesp através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte. Tem o patrocínio da Sabesp, Engie e do Banco BRB. A competição acontece no Alphaville Tênis Clube e faz parte do calendário mundial da ATP, tendo as chancelas da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.
Parabéns Heide,jogou muito e não desanimou momento algum,bora ganhar do chileno,bora avançar mais
Pena que ele seja muito irregular. Alterna boas vitórias como essa com derrotas sofríveis
Vamos em frente heide.
Poha, 20 aces em um jogo de 19 sets.
É assim que se garante. Começa por ser um bom sacador. Meio caminho andado.
Parabéns Heide, jogou com gente grande. Continuando assim vai pra final. Grande Vitória
Boa vitória do Heide, contra um TOP100 ( nº96, não 93, como está na matéria). Mas eu já via uma possibilidade para o Heide. Kovacevic teve alguns bons resultados este ano, como duas quartas de ATP, mas perdeu muito recentemente em 1 ou 2º rodada. Agora Heide tem um jogo em tese mais acessível contra o Soto. O paulista disputará sua 8º quartas de final de Challenger este ano.