Turim (Itália) – Jogadores do ATP Tour que anunciaram sua aposentadoria nesta temporada foram homenageados nesta sexta-feira no ATP Finals. Dominic Thiem, Ivo Karlovic, João Sousa e John Millman foram recebidos com uma cerimônia na quadra e ganharam uma lembrança do presidente da ATP, Andrea Gaudenzi.
“Foi um sonho”, disse o austríaco Thiem. “Nunca pensei que teria uma carreira tão boa quando era jovem. Nunca pensei que alcançaria tanto. Estar aqui em Turim me despedindo é muito bom.”
Os quatro jogadores não só gostaram de assistir ao final da temporada, mas Thiem, ex-nº 3 do mundo, também realizou uma clínica para crianças.
Thiem competiu no evento de fim de ano cinco vezes na carreira, na qual conquistou 17 títulos, incluindo Indian Wells em 2019 e o US Open em 2020. O croata Karlovic, com 2m11 de altura, conhecido por ter um dos mais fortes saques, teve como melhor ranking o 14º lugar, em 2008.
Sousa se tornou o primeiro campeão português do ATP Tour em 2013 e, no final, conquistou quatro troféus. O ex-número 28 do mundo é o jogador português mais bem classificado na história.
“Eu era destemido”, disse Sousa. “Nunca pensei que alcançaria o que acabei alcançando. É um longo caminho e há muitos sacrifícios, não apenas para mim, mas para minha família. Você tem que acreditar em si mesmo e nas pessoas ao seu redor. No final, tive pessoas importantes ao meu redor que me ajudaram a alcançar o que alcancei.”
O australiano Millman alcançou o 33º posto do ranking, em 2018, mesmo ano em que derrotou o pentacampeão do US Open Roger Federer em Flushing Meadows a caminho das quartas de final.
“Eu diria que fui tenaz. Eu persisti e não foi fácil no começo. Eu tentei me dar uma chance e espero que todos os fãs possam ver isso no meu jogo. Os fãs foram o que o tornou tão especial. O tênis é frequentemente visto como um jogo individual, mas há pessoas especiais que colocam todos os seus esforços para colocá-lo na quadra. Tive sorte de ter fãs em todo o mundo. Acho que eles se identificaram com a maneira como eu jogava.”