São Paulo (SP) – A Argentina saiu na frente do confronto contra o Brasil pelos playoffs da Billie Jean King Cup em São Paulo. Laura Pigossi, número 2 do país e 129 do mundo, foi superada pela jovem de 20 anos Solana Sierra, 154ª colocada, por 3/6, 6/1 e 6/2 em 2h16 de partida nesta sexta-feira no Ginásio do Ibirapuera.
Este foi o terceiro encontro entre Pigossi e Sierra pela Billie Jean King Cup, agora com duas vitórias argentinas e uma da brasileira. A paulistana de 30 anos também venceu na campanha para o título do WTA 125 de Buenos Aires no ano passado. Pigossi tem agora cinco vitórias e sete derrotas pela competição.
Nas duas últimas semanas, Pigossi sofreu eliminações precoces em torneios, caiu na segunda rodada do WTA 125 de Santa Cruz e na estreia do 125 de Cali, onde enfrentou Jazmin Ortenzi, possível adversária também no sábado em São Paulo. Também na capital paulista, conquistou um título de ITF W75 no início de outubro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O Brasil tem a chance de igualar o confronto nesta sexta-feira com Bia Haddad Maia, número 1 do Brasil e 17 do mundo, contra Jazmin Ortenzi. No sábado, Bia abre a programação às 14h diante de Sierra. O confronto vale vaga no Qualificatório Mundial da competição em 2025. Brasil e Argentina já se enfrentaram oito vezes, com quatro vitórias para cada lado. As brasileiras venceram as quatro últimas.
Primeiro set equilibrado e com só uma quebra
Com equilíbrio nos primeiros games da partida, Sierra era quem tinha maior iniciativa dos pontos, enquanto Pigossi apostava em sua regularidade nos ralis de fundo e se aproveitava de alguns erros da adversária.
A brasileira escapou de um game longo em seu serviço com dois bons saques para fazer 3/2. No game seguinte, conseguiu a única quebra do primeiro set, depois que Sierra tentou uma curta para trazer a brasileira para a rede, mas errou na sequência. Pigossi vibrou, chamou a torcida e cheogu a liderar por 5/2. A argentina ainda salvou dois set points no saque, mas não evitou a perda da parcial pouco depois. Pigossi só enfrentou um break point no set.
Domínio argentino a partit do segundo set
A desvantagem no placar e o ambiente desfavorável no Ibirapuera não abalaram a jovem argentina, que dominou o segundo set, jogando de forma agressiva e sem correr riscos em seus games de saque. Ela conseguiu duas quebras e chegou a vencer cinco games seguidos.
Logo na abertura do terceiro set, Sierra voltou a quebrar e aproveitou o momento na partida. A argentina ampliou a vantagem e chegou a liderar por 4/0. Ainda que Pigossi tenha tentado trazer a torcida e tornar o ambiente mais favorável, ela não conseguiu reverter a diferença no placar e sofreu a virada na capital paulista.
penso nos populosos que pagaram ingresso para ir assistir. um verdadeiro teste psicológico.
Eu sempre passo pano pra Laura quando ela perde e exalto a baita lutadora que é, mas não dá né, muito limitada infelizmente
Sim, ele é raçuda. Mas isso não ganha jogo, a boa dela simplesmente não anda.
Não sei como tem gente que consegue criticar a Laura. Jogo empolgante, ela batalha, ela não desiste, ela não tem 1 segundo de preguiça no jogo. Hoje mudou a tática duas vezes, tentou de tudo. A Sierra subiu muito o nível do segundo set pra frente, muito mesmo. Do time que está aqui só a Bia ganharia da Sierra hoje. Foi bonito ver a torcida aplaudir e reconhecer.
Sem fanatismo por favor
Ridículo,parecia jogo de interclubes 4 classe.Olha q o Ginásio do Ibirapuera é alto e as bolas da Pigossi quase raspavam no teto.Não tem a mínima condição de representar o BR.o pouco q consegui assistir,me senti com vergonha de ter uma tenista desse naipe. Lamentável
Viu porque quis. Ninguém te obrigou!
Minha nossa
Para ser fraca precisa melhorar muito
Jogo difícil para a brasileira,.a Argentina é muito agressiva, não combina com o jogo baloeiro dela
Qual tenista combina com o jogo dela? Difícil né?
É, só temos a Bia e sem a Luísa acho que não será suficiente pra ganhar esse confronto,a Pigossi apesar de ter muita vontade é muito fraquinha, com 30 anos acho que não voltará mais ao seu ápice
A verdade é que a Pigossi se manter no top 150 por quase 2 anos é um tremendo milagre da natureza. Ela tem jogo pra no máximo top 300 e olhe lá.
Se vence o oitavo game do set final certamente teríamos vitória da Laurinha. Pena!!!
Jogo previsível da Pigossi com seus balões contra o jogo agressivo da adversária. Basta ver os números de bolas vencedores
Show de horrores
Com muito boa vontade, vejo a Pigossi como uma tenista 300 a 200.
Até parabenizo ela por se manter nessa faixa de ranking e em algum momento sonhar em furar o top 100, mas é notório que ela esteve inflada no ranking.
Mas são méritos dela
Treinou fora, não tem preguiça de jogar torneios.
Ela tem o esforço e vontade que falta em 97% dos tenistas brasileiros