Turim (Itália) – Bicampeão do ATP Finals, Alexander Zverev venceu mais uma partida em sets diretos e está bem perto da classificação para a semifinal em Turim. O alemão superou nesta quarta-feira o norueguês Casper Ruud por 7/6 (7-3) e 6/3 em 1h26 de partida e assumiu a liderança isolada no Grupo John Newcombe.
Esta foi a sétima vitória seguida para Zverev, que chegou ao torneio motivado pela conquista do Masters 1000 de Paris. O alemão de 27 anos e número 2 do mundo tem dois títulos no Finals, em 2018 e 2021. Ele também amplia a vantagem no histórico de confrontos contra Ruud, agora liderando por 4 a 2.
Apesar de ter vencido seus dois jogos em sets diretos e de não ter sofrido nenhuma quebra de saque no torneio, Zverev ainda não está matematicamente classificado para a semifinal. Isso porque o espanhol Carlos Alcaraz venceu o russo Andrey Rublev também sem perder sets, com parciais de 6/3 e 7/6 (10-8). O alemão poderia ter se classificado antecipadamente se Alcaraz tivesse vencido por 2 a 1 ou com uma vitória de Rublev na primeira partida.
On a charge 🔋@AlexZverev makes it 2 from 2 at the #NittoATPFinals with a 7-6 6-3 win over Ruud! pic.twitter.com/kcJf49ePPc
— Tennis TV (@TennisTV) November 13, 2024
Na próxima sexta-feira, Zverev enfrentará Alcaraz, que tem uma vitória e uma derrota no Finals. O alemão precisa de apenas um set para se classificar, mas o espanhol pode tomar o primeiro lugar do grupo. Ele precisa vencer e contar com uma vitória de Rublev sobre Ruud no outro jogo. Ruud também tem uma vitória e uma derrota no Finals. Já Rublev, com duas derrotas e nenhum set vencido, tem chance remota de classificação pelo percentual de games. O russo precisa vencer por 2 a 0, torcer por um 2 a 0 de Zverev e ainda fazer contas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Assim como já havia acontecido em sua partida de estreia, Zverev não enfrentou break-points na partida desta quarta-feira. O alemão disparou 11 aces e venceu 87% dos pontos jogados com seu primeiro serviço em quadra. Em um primeiro set interiamente sem quebras, o número 2 do mundo venceu dois pontos importantes nas devoluções durante o tiebreak e fechou a parcial. Já no segundo set, Zverev cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e aproveitou o break-point que teve no oitavo game, quando já liderava por 4/3, para encaminhar a vitória. Mais agressivo em quadra, ele fez 28 a 13 nos winners e cometeu 16 erros contra 10.