Turim (Itália) – Apesar do mau momento vivido por Casper Ruud nesta reta final de temporada, chegando no ATP Finals com quatro derrotas seguidas, o norueguês surpreendeu em sua estreia na competição. Nesta segunda-feira, ele teve pela frente o espanhol Carlos Alcaraz, que oscilou demais e não conseguiu se achar em quadra, vencendo em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/5, depois de 1h26 de jogo.
O resultado não apenas deixa Ruud em boa situação no Grupo John Newcombe, dando um importante passo rumo à classificação para a semi, mas também o faz ultrapassar o sérvio Novak Djokovic no ranking. O norueguês leva para casa 200 pontos com a vitória e assim assume provisoriamente a sexta colocação. Andrey Rublev e Alex de Minaur podem superar ‘Nole’ se também vencerem um jogo.
Classificado pela terceira vez para o Finals, onde foi semifinalista em 2021 e finalista no ano seguinte, o norueguês não apenas vinha de quatro derrotas seguidas, mas também de apenas duas vitórias nas últimas 11 partidas disputadas no circuito. Contudo, ele conseguiu ser mais consistente do que Alcaraz e se aproveitou de um dia bastante errático do rival para quebrar a sequência negativa e largar bem em Turim.
Apressado durante todo o primeiro set, tentando vencer os pontos de forma precipitada, Alcaraz abusou dos erros, anotou apenas seis bolas vencedoras e 18 erros não forçados, que lhe custaram caro. Com apenas 40% de aproveitamento no saque, ele foi quebrado nas duas oportunidades cedidas e não conseguiu converter nenhum dos cinco break-points que teve a seu favor. Ruud fez o básico e não precisou mais do que isso para marcar 6/1.
O panorama pareceu ter mudado na segunda parcial, em que o jovem espanhol se mostrou mais equilibrado e paciente para atacar. Foi assim que ele obteve sua primeira quebra e chegou a abrir 5/2 no placar, sacando depois em 5/3 para empatar o jogo. Só que então, Alcaraz voltou a ser o mesmo do início e abusou dos erros e permitiu uma grande reação do rival norueguês.
Ruud primeiro devolveu o break quando o oponente sacava para fechar o set. A partir de então, ele voltou a ser superior, aproveitou um novo momento de baixa do atual número 3 do mundo e o puniu. Mais consistente, o norueguês anotou novo break e fechou o duelo em uma bela arrancada final, saindo de 2/5 para fazer 7/5, com cinco games vencidos em sequência e duas quebras.
Esse Djoko é um gênio, deixou a vaga de bandeja para o Ruud pois sabia que ele iria atropelar o bebê espanhol, sempre estratégico.
Ruud com essa vitória por 6-1 7-5 fez um atropelo semelhante àquele aplicado pelo GOATVic no último Finals, onde foi Heptacampeão.
Rapaz , aqui tens coragem de mostrar quem é o verdadeiro Mestre Jonas kkkkkkkkkkkk. Abs !
6-1 7-5 não é atropelo pra você? Rsrs.
Não Jonas, atropelo é perder de 3×1 na Austrália, só porque não teve break-points.
É a coerência dessa turma, caro Luiz, kkkkk…
o dois Wimbledon’s ainda doem pra o sérvio.
Ele tem 7 Wb, 7 Finals e 24 Slams, deve ser dureza mesmo ser o GOAT.
E a medalha olimpica
É muito título mesmo, Reiluiz, eu teria que postar um textão. Mas resumindo: Djoko zerou o tênis, abs!
Chora mais
Pessoal mediano está aprendendo a vencer o espanhol, até com bastante tranquilidade.
Já o Sinner e o Sascha, ao contrário, se tornaram fregueses….
Não é algo muito bom para alguém que está disparado na ponta, como o italiano.
Nem para o alemão que está na frente do espanhol, com muitos méritos mas com aquela observação sempre desconfortável de que “não ganhou nenhum slam”.
Mais estranho ainda é que tanto Janik quanto Alexander já mostraram como vencer o espanhol com tranquilidade.
Isso é verdade, tenista, e mostra a oscilação do beiçola este ano.
É um tenista fenomenal capaz de vencer Slams e jogar no nível Big 3, mas (ainda) não é tão consistente quanto o Sinner. O espanhol é mais suscetível a ter atuações como a de hoje, ao contrário do Sinner, abs!
Noleeee !!!!!!!!!
Ficou foi com medo da mulecada…
Gêniovic está tratando seus problemas físicos e já tem 37 anos, não pode brincar com lesão.
Se eu fosse o maior campeão do Finals eu faria o mesmo, decisão acertada do GOAT.
Desculpe-me, Alcaraz, mas você está jogando um tênis pequeno, patético. Sem qualquer padrão. O jogo mais fácil do finals seria contra o Rudd, que, se já em fase boa não deveria assustar, vem em fase terrível. É para encerrar o ano mesmo, treinar, refletir bastante se vai ser jogador de highlights ou quer realmente disputar a ponta contra Sinner e quem mais vier.
Padrão de jogo – zero
Todo joga é quebrado às largas
Sai quase todo game de 0-15 ou 0-30
Joga um caminhão de break points fora
Erra bola de meio de quadra por mais de 2 metros
O saque desaparece em todo momento capital
Não toma conta do jogo
Meu Deus, está difícil torcer. Patético
Na boa , Marinho. Estás se mostrando mais fanático que a
Turminha do extinto FakeTenisBrasil. Espero que apareças depois de Zverev x Alcaraz no mesmo Torneio….rsrs. Abs !
Vc só aparece na página pra destilar mágoa, já que teus ídolos apanharam do sérvio, não tem mais argumentos, a não ser invejar o maior da história Novak Djokovic
Fale, Sérgio. Você como torcedor, deveria estar mais indignado. Não que faça qualquer diferença você não estar ou estar, mas estranho é achar que ele anda em boa fase. Ele é novo, aquela ladainha toda. Tudo certo, esperamos que temporada que vem aprenda mais e novamente ganhe títulos importantes, mas certamente tem que evoluir e repensar muita coisa.
Boa parte da crítica inclusive vai para a equipe técnica, que deveria ajudá-lo a ter um padrão de jogo mais robusto.
Sobre aparecer depois, sempre estou por aqui e espero que ele possa vencer, mas realmente não vencer o Rudd é de lascar.
Julio,
Você é torcedor raiz do Alcaraz. Sr. Ribeiro torce apenas contra o sérvio. Se Alcaraz decepcionar, ele torcerá pelo Sinner. A conferir!!!
Ele acabou de ler e agradeceu a sua crítica construtiva
E aí, Zito? Esses comentários inteligentes são engrandecedores. Não estou falando para ele, ninguém aqui está falando de seus respectivos jogadores preferidos. Todos aqui falam para os outros que leem o blog e os comentários. Então, pode-se dizer que foi também para você e você nos iluminou com uma bela réplica sobre nada de tênis.
Segundo set, Alcaraz estava na frente 5×2 e conseguiu perder 5 games seguidos, coisa de tenista brasileiro.
Exatamente. Se já era feio perder de 6-1, tomar 5 games seguidos, ser quebrado fragorosamente duas vezes seguidas, quase sem luta.
Sem o big three, parece q o tenis vai ser assim por muito tempo: um total revezamento dos q chegam nas rodadas finais, sendo q alguns favoritos vao cair em primeiras rodadas pra jogadores inexistentes (calma, nao foi o caso de hoje). Kd aquelas rivalidades de antigamente?
Se JANNIK SINNER x Carlos Alcaraz não é já uma rivalidade, realmente o Sr deveria se possível, explicar como a coisa funciona. Cada um levou DOIS SLAM na Temporada…rs. Abs !
Nunca chegarão aos números do sérvio, o tempo dirá
Vc está comparando a rivalidade do Sinner e Alcaraz com qq uma entre os big three? Vc é comediante??? Ora 2 slams pra cada um pq os outros não ganharam nada. Sem mais.
Tem o lado bom: quebra a monotonia de sempre ser obrigado a assistir às vitórias do GOAT!
Acho que descobriram o ponto fraco do Carlitos. Bater já na primeira bola. Foi assim com o Machac, o Humbert e agora o Ruud. Se a mão tá boa…
Você tem bem um ponto. Concordo com isso. Mas isso só ocorre porque ele não tem um aproveitamento bom de primeiro saque. Ai vai só com segundo, adversário vai pegando confiança. No fim do jogo, é só bordoada. E realmente incomoda. Mas incomoda a qualquer um. Quem tiver que ficar jogando ponto importante na base do 2° saque toda hora, fica vulnerável não tempos de hoje. O custo benefício para quem vai para o ataque é muito bom.
Só o Sinner e o Sacha ( talvez) podem salvar esse Finals…essa transição pós Big 3 , Murray, Stan não vai ser nada fácil. Alcaraz tá sem motivação, brilho. Fazem faltas aqueles jogos de horas intermináveis e muita rivalidade de Federer, Nadal e Djoko. Quem viu, viu
Alcaraz sem motivação??? Putz… o cara tem 21 anos, gente.
Pois é, já estão considerando o Alcaraz em final de carreira
Esse espanhol, se não tivesse o Juan Carlos Ferrero como treinador, teria dificuldades para vencer até torneio ATP 1000. Já falei antes, o mental e o físico de Alocaraz vão lhe impedir de chegar aos 20 slams, talvez nem aos 15. E àqueles que dizem “Ahhh, mas com 21 anos já tem 4 slams…”, o Thiem quando venceu o USO também parecia que ia deslanchar e fazer uma fileira de slams, mas deu no que deu.
Sofazeiro detected. Como se ter 4 slams fosse pouca coisa, hahehaheha.
É, pelo visto, se o Sinner mantiver a consistência, vai empilhar títulos e reinar no circuito.
“O norueguês, que entrou neste torneio sem qualquer confiança e depois de apenas ter vencido dois dos seus últimos 11 jogos, derrotou o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, por 6-1 e 7-5, em 1h25, em partida que o espanhol apareceu completamente irreconhecível praticamente do início ao fim, devido a uma gripe que afetou a sua preparação para este torneio ao longo dos últimos dias”.
Acredito que deva ser algo pontual com Alcaraz. O Ruud vinha muito mal para ganhar tão fácil.
Me parece que o mental de Alcaraz é bastante frágil, se tiver tudo correndo bem ele dá um baile, caso contrário é derrota na certa, diferente de DJokovic e Nadal, que bem ou mal iam pra enforcar o adversário.
Começaste a ver o circuito ontem? O menino foi #1 e ganhou slams precocemente. Como é que o mental do rapaz é ‘frágil’?
Fala sério, esse Bocudo só foi número 1 porque os melhores da época (Nadal, Zverev e Djokovic) estavam impedidos de jogar por lesão ou falta de vacina. Haja sorte pros três melhores ficarem fora do circuito.
Eu entendo seu ponto. Não dá para dizer que sempre foi fraco. Eu acho que ele liga e desliga a confiança com muita facilidade e realmente tem demonstrado dificuldade em vencer jogos quando o adversário entra com a mão boa. Tem que superar. Sinner ontem começou tomando uma quebra para o De Minaur, focou, cortou os erros e passou por cima, como seria o de se esperar de alguém que é bem favorito. Por outro lado, se Alcaraz chega em uma final, seja com Djok ou Sinner, chega muito forte. Ele tem que arrumar um jeito de fazer valer quase sempre seu favoritismo contra jogadores bons, mas não das cabeças. Tornar o jogo mais simples. Não canso de dizer: isso passa pelo saque. É o segundo jogo seguido que ele toma 6-1 no set de abertura. É meio bizarro isso, para alguém tão bom. Tem que evoluir em padrão de jogo, aquele um-dois fácil, sem ficar querendo variar a cada jogada. Hoje deixada e saque-voleio cheiravam a desespero.
Pois é, o Djokovic que não ganhou nada no ano, venceu “apenas” o título olímpico, se classificou pro Finals, mas desistiu porque já estava cansado de vencer o torneio.
Se Alcaraz ganha ninguém fala, e vice-versa. Ninguém é imbatível, difícil existir novos Big3.
Precisa trabalhar na parte mental desses jogadores que vuvem oscilando, como por ex: Medvedev que este ano não ganhou nada.
Acho que a composição e definição de um novo Big3 sentiu um abalo!
Alcaraz ta com uma gripe muito forte, percebi ele estava meio apático, sem muita energia mesmo…
Acho que esta na hora do Alcaraz trocar de tecnico.
Não acho isso, ele tem q descansar sua mente, tem q tirar um ano sabático…Seu corpo está cansado
Com 20 anos, cansado? Eu com 60 nao to cansado de jogar tenis. kkkkkk
o jogo foi ruim tecnicamente. O Ruud passando bola e o Alcaraz tentando imprimir velocidade e encurtar os pontos. O espanhol errou demais!!
Levar 6 a 1 para um jogador de saibro na quadra rápida e ainda querem comparar ele a Federer e Djokovic.
São uns comédias esses fãs do Bocudo, kkkkk.
Alcaraz tem muita dificuldade em se recuperar após derrotas doloridas.
Talvez o mental de uma pressão que ele mesmo colocou nele de ser o maior de todos já começa a pedir a conta.