Rybakina se despede com vitória e carimba nº 1 de Sabalenka

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – Em seu primeiro jogo desde que garantiu a liderança do ranking até o final da temporada, a bielorrussa Aryna Sabalenka teve o número 1 carimbado pela cazaque Elena Rybakina, que nesta quarta-feira levou a melhor no duelo entre as duas na última rodada da fase de grupos, marcando parciais de 6/4, 3/6 e 6/1 em 1h44 de confronto.

Mesmo já eliminada da competição, com derrotas para Qinwen Zheng, que se classificou para as semifinais, e Jasmine Paolini, a cazaque entrou em quadra motivada e fez uma grande apresentação contra Sabalenka. A cazaque recebe 200 pontos no ranking e um prêmio em dinheiro de US$ 350 mil. Em duelo de duas jogadoras bastante agressivas, fora, 46 bolas vencedoras disparadas durante o jogo, 21 para Rybakina e 25 para a bielorrussa.

Rybakina estava mais calibrada do que a rival, recuperando os quatro winners a menos com 10 erros não forçados também a menos (20 a 30). O saque da cazaque também foi bem mais eficaz, vencendo 69% dos pontos disputados contra apenas 56% de Sabalenka, que foi quebrada cinco vezes e conseguiu bater o serviço da adversária em três oportunidades.

 

O primeiro set foi de altos e baixos, com Rybakina largando com quebra no primeiro game e depois perdendo os três seguintes, com dois breaks contra. A cazaque reagiu, primeiro buscou a igualdade e empatou por 3/3, para depois anotar nova quebra no nono e servir em seguida para fechar a parcial e fazer 1 a 0 no placar.

A marca do segundo set foi o equilíbrio, com as sacadoras prevalecendo até a reta final. As primeiras e únicas chances de quebra vieram somente no nono game, em a número 1 do mundo pressionou, precisando de quatro chances para enfim conseguir converter uma. Na sequência, ela converteu seu game de saque e deixou tudo igual.

Com o crescimento de Sabalenka, a expectativa era que a líder do ranking buscaria a virada no terceiro set, só que não foi isso que aconteceu. Com apenas 38% de aproveitamento de saque, 3 winners e 10 erros não forçados, ela não jogou bem e perdeu cinco games seguidos, com duas quebras consecutivas para Rybakina, que marcou 6/1 e se despediu do Finals com vitória.

11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adalberto
Adalberto
15 dias atrás

Kkkk… tenistas…
Jogam solta(o)s quando não tem mais nada a perder!
Viva o tênis!

Renato
Renato
15 dias atrás
Responder para  Adalberto

Disse tudo…”quando não tem mais nada a perder”. Jogando só pelo jogo, pelo gosto e prazer de jogar. Acontece em outros esportes também.

SANDRO
SANDRO
15 dias atrás

Depois que já não tinha mais chances de se classificar… Rybakina simplesmente “destravou” seu tênis e ganhou pelo menos a grana por essa vitória, afinal cada vitória está valendo uma bela grana !

Flávio
Flávio
15 dias atrás

As duas estavam soltas que se valesse algo a mais pra Sabalenka acho que ela se motivaria melhor e não levaria 6×1 no 3 set, mas foi uma boa vitória da Ribakina que pode dar moral pra ela em 25, embora acho que a Sabalenka tenha mais armas( incluindo técnica) que a Ribakina mesmo ambas sejam ótimas sacadoras e tenham bom smash , agora se a Ribakina não tivesse perdido pra mediana Paoline teria classificado, então o esporte é assim porque premia quem foi mais competente que foram Sabalenka e Zeng.

Ramires
Ramires
14 dias atrás
Responder para  Flávio

Tu odeia a Pauline kkkkkkkkkkkkkkk

Flávio
Flávio
14 dias atrás
Responder para  Ramires

Não odeio não ze bola fora apenas sendo verdadeiro.

Fábio
Fábio
15 dias atrás

Ela tem que se cuidar pra não se tornar uma nova Raducanu…

Adalberto
Adalberto
14 dias atrás
Responder para  Fábio

Tem certeza que vale a comparação??
Não é uma crítica, é que tenho minhas dúvidas…
A @LenaRybakina tá no Top 10 desde 2022…
A Raducanu passou longe dessa consistência, não?
Viva o Tênis Feminino!

Fernando Venezian
Fernando Venezian
14 dias atrás

Rybakina tem potencial pra encarar tanto a Aryna quanto a Iga! Estando saudável em 2025, ela pode lutar por esse número 1 tranquilamente

Anderson Barbosa Paim
Anderson Barbosa Paim
14 dias atrás

Sabalenka simplesmente entregou o jogo no 3º set. Tomou 6×1 rápido e vazou da quadra.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
14 dias atrás

Serão novos desafios para a Sabalenka daqui pra frente. Jogar tendo que defender o nº 1 do ranking aumenta a responsabilidade e leva mais motivação pra adversária, que vai sempre querer ganhar da nº 1. Quanto à Rybakina, achei bom ver ela terminar o torneio saudável. Ela disse que jogaria sem nenhuma expectativa e só pra se divertir e acho que valeu a experiência, jogou contra três das sete melhores jogadoras da temporada, ganhou da nº 1 do mundo e ainda ganhou um bom dinheiro. Também acho que se a Rybakina estiver saudável pode jogar de igual pra igual contra a Sabalenka e a Iga. E ainda coloco nesse time a Coco Gauff que tem 20 anos, está amadurecendo e evoluindo, logo terá uma regularidade maior e ficará no nível dessas três.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.