Riad (Arábia Saudita) – Em duelo direto valendo uma vaga nas semifinais, a chinesa Qinwen Zheng dominou a italiana Jamine Paolini nesta quarta-feira e se tornou a terceira asiática a passar pela fase de grupos do WTA Finals. A campeã olímpica perdeu apenas dois games e gastou somente 67 minutos para triunfar com duplo 6/1.
Zheng se junta à japonesa Kimiko Date (1994) e à compatriota Na Li (2003) como as únicas representantes asiáticas nas semifinais do torneio. Ele é a jogadora mais jovem a chegar às semifinais do Finals em sua primeira aparição desde a tcheca Petra Kvitova em 2011. É sua sétima semi do ano e a primeira vez que vence duas top 10 no mesmo torneio.
Em segundo lugar no Grupo Roxo, Zheng agurda a rodada decisiva do Grupo Laranja, que será nesta quinta-feira. A norte-americana lidera a chave, mas ainda não confirmou o primeiro lugar, disputando posição com a tcheca Barbora Krejcikova. Atual campeã do Finals, Iga Swiatek precisa vencer e torcer por Gauff para se classificar, mas já não consegue mais ser a primeira da chave.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Eliminada em simples, Paolini ainda está viva em duplas com a parceira Sara Errani. As italianas venceram uma e perderam outra e agora terão pela frente a taiwanesa Hao-Ching Chan e a russa Veronika Kudermetova pela frente na última rodada para ver quem segue adiante.
Working hard! 👏👏👏👏
Zheng Qinwen books her ticket into the final four after defeating Paolini in straight sets! #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/wNTKyvPNs4
— wta (@WTA) November 6, 2024
Chinesa fez 12 a 0 em aces e marcou 24 winners
Apesar de ter vencido o primeiro game da partida, confirmando o serviço sem sustos, a italiana sofreu depois disso e amargou três quebras seguidas, vendo Zheng anotar um “pneu” moral para sair de 0/1 até fechar o set por 6/1. E a chinesa chegou a faturar sete games seguidos, já que também venceu o primeiro na segunda parcial.
Depois de amargar uma sequência muito dura, Paolini conseguiu voltar a confirmar o serviço e fez 1/1 no segundo set. Porém, o game vencido pela italiana foi uma ilha em mais uma série negativa. Zheng anotou mais duas quebras sobre a rival e venceu os cinco próximos games para fechar sua vitória e garantir a classificação.
Zheng estava muito mais afiada do que a rival no saque, anotou 12 aces e terminou o jogo com 68% de aproveitamentos em seus games de serviço, contra apenas 45% de Paolini, que cedeu oito break-points e foi quebrada cinco vezes. Do outro lado, a chinesa teve o saque ameaçado uma única vez, justamente no último game disputado, e se salvou. Zheng fez 12 a 0 em aces, liderou nos winners por 24 a 6 e terminou a partida com 14 erros contra 22 da italiana.
Tem gente que ainda duvida da minha análise sobre a condição da Paoline que mencionei anteriormente taí o resultado, ou seja, a simpática, boa moça, raçuda, batalhadora Paoline que tem uma alegria admirável está no top 8( quarta no ranking) por causa do ano bom que fez que foi merecido, mas em condições normais ela não é jogadora nível top 8 devido o excesso de limitações, então está no top 8 por causa do seu ótimo ano e não porque é uma das melhores, pois a neu ver Muchova, Kasatkina, Jabeur, Ostapenko são jogadoras acima da Paoline só que tiveram altos e baixos no ano e Paoline aproveitou bem, por isso esta no top 8.
Boring… Paolini está em quarto no ranking porque as que vc citou não tiveram competência para tirá-la de lá… Fora isso, vai jogar tênis que vc ganha mais…
Deixa de ser viajante rapaz será que não enxerga nâo? Além de teimoso parece que tem dificuldade de interpretar que já expliquei aí encima porque a simpática Paoline esta no top 8, então cara não confundo alhos com bugalhos e aprenda a enxergar o tênis
É preciso considerar o piso. No saibro, não tenho certeza se Paolini seria dominada assim. Creio que ela inclusive vence de muitas top 8 em quadras mais lentas
Que atropelo!!!
Zheng no modo sem dó nem piedade! Será que a simpática (hoje de cara fechada ao cumprimentar na rede) italiana anotou a placa? Acho que sim pois está viva para as duplas.
A torcida chinesa fez a festa para sua rainha dourada.
Tamo chegando …
Ainda acho a Aryna favorita pra taça, mas pra quem eliminou a Iga no saibro olímpico, a chinesa pode sim sonhar!