Curitiba (PR) – Gustavo Heide é o primeiro brasileiro a se classificar para as quartas de final da Copa Internacional de Tênis de Curitiba, ATP Challenger 100 disputado no Graciosa Country Club. O paulista de 22 anos e 177º do ranking venceu nesta quinta-feira o chileno Tomas Barrios Vera, 174º colocado, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/1 em 2h de partida.
“Hoje foi complicado, teve momentos de chuva, depois um sol forte, vento, mas o importante foi superar tudo isso e sair com a vitória”, avaliou Heide após a partida. Esta foi sua terceira vitória em cinco jogos contra Barrios Vera. E todos esses confrontos foram recentes, dois no ano passado e três neste ano. O chileno venceu um duelo de nível ATP no Rio Open, enquanto o brasileiro tem 3 a 1 nos confrontos por torneios challengers, dois deles na atual temporada.
A campanha até as quartas de final rende 14 pontos na ATP para Heide, que pode saltar até nove posições. A melhor marca de sua carreira é o 142º lugar. Se vencer mais uma, pode subir mais três posições, com 25 pontos. Seu próximo adversário será outro brasileiro, Mateus Alves ou Karue Sell.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Heide venceu o primeiro set aproveitando o únioc break-point que teve. A reação de Barrios Vera veio no começo do segundo set. O chileno quebrou cedo e saiu vencendo por 4/1, sem ter o saque ameaçado em nenhum momento da parcial. Já no terceiro set, o brasileiro conseguiu duas novas quebras e escapou de dois break-points quando sacava para o jogo.
Pucinelli para nas oitavas
Já o também paulista Matheus Pucinelli foi eliminado nas oitavas de final pelo português Jaime Faria, cabeça 5 do evento e 144º do ranking, com parciais de 7/5 e 6/1. Pucinelli, de 23 anos e 325º do ranking, recebe sete pontos na ATP por ter vencido o boliviano Juan Carlos Prado Angelo na primeira rodada. Ele ainda está distante de seu melhor ranking, o 190º lugar.
A 2ª edição do ATP Challenger 100 de Curitiba, é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Kia – Carro Oficial, Festval, EMS Farmacêutica, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, AG7 Building Wellness, O evento é realizado no Graciosa Country Club, e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.
Vitória surpreendente do Gustavo. Vamos em frente. Deve jogar contra o karue sell
Não acho tão surpreendente João. Jogo era equilibrado, com possibilidades iguais para os dois lados. Mas não deixa de ser uma boa vitória contra um jogador experiente e bom saibrista. Será a 7º quartas de final do Heide no ano, a 6º em Challengers. Sell e Alves estão empatando em 1 set a 1 e o jogo foi paralisado pela chuva antes de iniciar o 3º set. Com essa vitória Heide deve bater 170 do mundo e entra na briga pela raquete 4 com o Meligeni.
o jogo eh contra Alves…Sell conseguiu perder o jogo…
Parabéns Heide, tem tudo pra ir longe essa semana,o Pucinelli sempre quando perde um set apertado ele desaba no set seguinte, tem que trabalhar isso urgente
Parabens Heide, foi na raça. Vitoria importante pra dar moral. Jogo vai ser duro com o Alves, mas tem brasileiro x portuga na semi. Quando foi a ultima vez que um brasileiro chegou em semi ou final em CHG no Brasil?
João Reis jogou final em Florianópolis e o Daniel Dutra Silva em Porto Alegre em abril e maio. Mas depois desses torneios só tivemos os challengers de Santos e Campinas por aqui.
Pessoal tem memória curta… rs
Sell, Sell… que chance de ouro perdida. Perder do Alves, vai empatar com quem??