Miami (EUA) – Durante o último episódio do seu podcast Advantage Connors, o ex-número 1 do mundo Jimmy Connors se manifestou sobre o caso de doping por Clostebol envolvendo o italiano Jannik Sinner. O norte-americano deixou a entender que acredita ser difícil que punam o atual líder do ranking e prevê consequências bastante negativas para o tênis caso isso realmente aconteça.
“Não estou tão preparado para saber o que um grão de sal pode significar (a referência é à quantidade de Clostebol detectada na urina de Sinner em duas circunstâncias diferentes) no corpo de Sinner e não tenho o hábito de me expressar sobre estes assuntos tão delicados”, começou a falar o dono de oito títulos de Grand Slam.
“Ampliando o discurso, porém, acredito que todo o circuito não poderá sobreviver às consequências de uma desqualificação de um jogador de tão alto nível. Eles mostraram no passado que não têm medo de atingir jogadores inferiores e eliminá-los do circuito. Mas não sei se o movimento que atinge Jannik pode suportar o impacto”, acrescentou.
Connors também falou sobre a crescente rivalidade entre Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, que em 2024 se dividiram na conquista dos Grand Slam, cada um vencendo dois dos quatro principais torneios do circuito.
“Sinner e Alcaraz separaram-se do resto do circuito e começaram a comandar a situação no tênis mundial. Sinner cresceu exponencialmente este ano enquanto Alcaraz iniciou este processo há duas temporadas. Agora teremos que entender se há alguém que pode pintar como terceira ou quarta força”, comentou o norte-americano.
Eu vou ser um dos que me afastarei em ver as partidas.
Sem o Fedal, já tirou boa parte da graça de ver o circuito. Se fazem uma bizarrice dessa suspensão, paro de vez por um tempo em assistir, mas continuo com o tenis apenas como jogador
dois meu amigo…Se punirem o italiano o tênis vai perder muito além de ser uma tremenda injustica.
vai fazer muita falta.
Se vc quis dizer sobre mim, eu não estou nem aí, não ligo para popularidade ou ser querido.
Quem vai fazer falta é o Sinner.
Então você não gosta do esporte, gosta do jogador
Na verdade eu prefiro o estilo de jogo do Alcaraz. Não tem nada a ver com gostar ou não dele.
Justamente por eu gostar de tenis e não de jogadores, que considero uma decisão temerária pois vai prejudicar o tenis como um todo.
A atp vai sofrer consequências terríveis, algo como uma segunda entressafra, onde apenas alcatraz vai dominar…
Exato. O Alcaraz e o Sinner, acabaram com a última entresafra. Se um dos dois parar, será terrível para o tenis
Que conversa é essa?
Tem que ter igualdade de tratamento!
Igualdade de tratamento por que se o Sinner é um jogador que chama o público e da audiência? Não existe tratamento igual entre o melhor do mundo e um 600 do mundo
Isso é verdade, hoje gosto mais de assistir a jogos de Djoko, Alcaraz e Sinner.
O sérvio pouco joga e tá perto de parar. Se o Sinner for suspenso só vai sobrar o Carlitos, o nível do circuito cai muito.
Tem de punir exemplarmente. Chega de 2 pesoas e 2 medidas. Pau que dá em Xico também tem de dar em Francisco.
Informe um caso identico. Com a mesma substancia e quantidade.
Maurren Maggi. Campeã olimpica.
Exatamente. O pessoal parece que não raciocina, só querem jogar aos leões…
não tem um caso igual ao dele para ter parâmetro.
Maurren Maggi…
Demorou a suspensão do Jannik Beneficiado Sinner! E o circuito sobreviverá sim…tem outros ótimos jogadores inclusive mais prazerosos de ver do que o robótico italiano falso.
Que fala de M do Connors agora. Quer dizer que punir jogadores de baixo escalão, tudo bem. Mas punir top é ruim? Foi isso que ele disse, com outras palavras Poderia ter ficado calado
Quem pode ficar calado é você achando que pode questionar a palavra do Connors 8 vezes campeão de Slams
É uma situação que pode afetar até mesmo seu principal rival (alcatraz), que numa possível decisão contra Sinner, o espanhol pode ter seus números daqui pra frente com asteriscos…
Tá mas qual a proposta? Permitir o doping para que o circuito sobreviva?
Não foi doping, isso está claro pela substância encontrada, pela nanodosagem e por ser em dois testes.
Se fosse situação de substância de performance ou de contaminação cruzada, aí sim são situações que não se da pra provar nem inocência nem culpa.
Pergunta segue a mesma. Qual a proposta? Permitir doping quando em nanodosagem e em dois testes para que o circuito sobreviva?
Nanodosagens não deveriam nem ser consideradas doping.
Bom aí precisaria ter revisto a regra antes. Minha pergunta segue a mesma, qual a proposta? Permitir doping dos top10 em nanododagem e em dois testes porque o Marcelo Reis acha que nanodosagem nem deveria ser doping para que o circuito sobreviva?
Considero uma ótima proposta. O circuito não precisa disto para sobreviver, naturalmente, porque sempre viveu com ou sem doping. Já falei tanto em outros tópicos que chega a cansar, mas uma dosagem ínfima dessa e de forma inadvertida como se tem até o momento, nem deveria ser cogitado ser doping.
Imagine que você fosse atleta profissional e eu, de forma deliberada, contaminasse você sem você saber. A indagação que fica é: você merece ser punido? Na minha visão, JAMAIS. Agora imagine que eu contaminasse você sem eu mesmo saber, totalmente inadvertido. Você merece a punição? JAMAIS.
É assim que penso. E cada caso deve ser analisado individualmente, porque existem muitas variantes e particularidades. Não dá pra aplicar uma regra pra todos, a meu ver.
Não só para o top 10 kkk
Interessante declaração do mau caráter Jimmy Connors: “não tenho o hábito de me expressar sobre estes assuntos tão delicados”.
O mesmo Connors que declarou em sua biografia que sua ex-namorada Chris Evert abortou um filho dele.
Mau caráter por quê? Mau caráter foi ela que fez um aborto. Não é crime no Brasil à toa.
Ahh… então o critério não é objetivo e sim político? tendi …
Americano né
Sinner não fará muita diferença, porque muitos que assistiam Big 3 não sabem quem é ele. Assim que Djokovic se aposentar, aí sim o circuito terá stress (ou entressafra).
Se as provas forem reais, Sinner tem que ser penalizado ou o doping fica autorizado para todos..todos podem jogar com drogas ..afinal ele é apenas um jogador, não um deus acima dos outros..
Nanodosagem não é doping, se você não entende do assunto então não fale asneiras que é melhor
Se achou droga, tem que ser punido sim, que coisa é essa? Só pq ele é top 1? Sai fora, que esporte é esse? Já vi outro esportes com a mesma coisa e foi punido
Bom, para quem se atenha realmente ao caso sem favoritismo e veja realmente o que a WADA está questionando: “A WADA considera que a conclusão de “nenhuma culpa ou negligência” não estava correta de acordo com as regras aplicáveis. A WADA está buscando um período de inelegibilidade entre um e dois anos. A WADA não está buscando a desqualificação de nenhum resultado, exceto o que já foi imposto pelo tribunal de primeira instância.”
O Sinner será punido por negligência. Ele assume a responsabilidade de tudo o que pode acusar no seu teste. Não importa como nos outros casos de doping se houve contaminação em laboratório…. nos suplementos. O jogador assume o risco e ele é o punido. Tanto que logo que estourou na mídia ele demitiu o fisioterapeuta.
E no caso ele se enquadra na regra.
Tanto deve valer para o número 1 quanto para o 600,
E gente, são milhares de pessoas no mundo que assistem tênis. De diversas nacionalidades. Ninguém vai sentir falta de vocês não. O Sinner só está despontando mesmo desde o ano passado. Vão olhar o aplicativo de ranking ao vivo que tem muita gente nova por aí. Até o Djoko quase nem jogou esse ano, vai escolher os torneios ano que vem. Já começou um novo ciclo.
Ou você gosta do esporte ou você gosta de um que daqui a pouco pode estar lesionado.
E aí só assiste o jogo dele e mete o pau nos outros sem saber porque não vê os campeonatos.
Quanta hipocrisia… Se fosse você que fosse suspensa, impedida fe exercer sua profissão por uma coisa que não foi sua culpa, uma contaminação totalmente involuntária…
Mas como hipocrisia se você está no circuito, sujeito às regras como todos e vários foram suspensos já por contaminação cruzada. Você agora está querendo me culpar, sendo que eu simplesmente estou te repassando a regra anti dopping que todos eles sabem??
Eu não estou o culpando. Eu estou simplesmente vindo informar onde eles estão se apegando para dar a punição. É fato. O tenista é responsável pela equipe que contrata. E o próprio fisioterapeuta disse que deveria ter usado luva para aplicar a medicação no Sinner.
Toda medicação utilizada deve ser observada para que não se enquadre na lista de anti doping. Pode acontecer com qualquer um.
E um dos pontos desfavoráveis que já foi levantado, é que se não for aplicado uma penalização, o tenista agora pode colocar a culpa na sua equipe; abrindo uma brecha para a não punição por negligência.
Entendeu? Estou falando de regra e não se ele é o número 1 ou 600,
As coletas pra exame são as mais rígidas de qualquer esporte. Eles tem informar regiamente à todo lugar que vão pois podem ser surpreendidos por coletas surpresas. Fora as que podem ocorrer nos campeonatos. E caso não sejam encontrados no local que informaram podem enfrentar problemas também.
Há um número grande de tenista que sempre gostei de ver jogar. Muitos entre os melhores e muitos entre os medianos. Todos com maneira de jogar peculiares. Não vou citar pois são muitos. Assisto tênis desde Byorn Borg, vejam só. Fantástico. A turma de hoje não atrai tanto. No entanto, fiquei pasmo quando surgiu um cara, franzino, magro, meio sem jeito, muito sério e esperei. Eis que o cara, foi tomando conta de tudo. Devagar. Com calma. Com carisma. Calado. Humilde. Simples. Amigo de todos. Educado. E, sem dúvida, de tantos que vi jogar. Esse cara superou tudo e todos e é, na minha humilde opinião o melhor talento que já apareceu no tênis. Ele perde partidas. Mas, até quando ele perde ele é melhor que o adversário. Vocês querem eliminá-lo? Façam isso, mas peçam perdão e misericórdia ao mundo e à vida, pois, percebo a humanidade tem mudado muito para pior, mas torço que eu esteja errado.