Técnico José Pedro falece em Franca aos 74 anos

José Pedro Penha de Carvalho (Foto: Divulgação)

Por Walmor Elias
Para TenisBrasil

Franca (SP) – Faleceu nesta madrugada, em Franca, o técnico José Pedro Penha de Carvalho, nascido em 20 de fevereiro de 1950 e portanto com 74 anos. O corpo está sendo velado no Velório Municipal Leporace, desde as 13 horas.

José Pedro, como era bem conhecido, era formado em Química Industrial, pela Unaerp (de 1969-73), de Ribeirão Preto, e teve destacada atuação no tênis brasileiro. Era de uma família de tenistas com origem em Bauru. Passou por diversos clubes, foi da Federação Paulista de Tênis e também da CBT, na gestão de Jorge Lacerda.

José Pedro era um estudioso do tênis, entendia e sempre acreditou no uso da ciência nos esportes e particularmente no tênis. Estudou muito várias teorias de treinamento, em diferentes países, manteve contatos com especialistas do exterior e ainda recentemente fez um Curso de Pós Graduação em Tênis, além de diversos cursos de capacitação.

Atualmente treinava e supervisionava treinamentos de alguns jovens e tinha intensa ligação com o Tabajara Tênis Clube, de Blumenau (SC), inclusive pela sua grande ligação com o ex-tenista e dentista, Rafael Reichow, um dos que ele treinou em sua longa carreira de técnico.

O nome mais destacado com quem José Pedro atuou foi o falecido José Amin Daher, que acompanhou por longas temporadas desde jovem. Mas josé Pedro tinha uma decepção, pois Amin Daher faleceu precocemente.

Vários outros tenistas foram treinados e estiveram sob o comando do José Pedro, sendo que ele relacionava 21 atletas que conseguiu lançar com pontuação inicial no ranking da ATP.

Passou por vários clubes de São Paulo, como o Tênis Clube Sorocaba, mas teve atuação bem destacada em Santa Catarina, quando foi levado para lá pelo ex-presidente Marcílio Medeiros. Junto com Carlos Alves, e depois com a chegada de Larri Passos, o tênis catarinense ganhou projeção muito grande e uma evolução acima da média.

Na CBT, na gestão do presidente Jorge Lacerda, fez um trabalho muito importante. Para evitar o uso político dos “wild cards”, ele organizou pela entidade mais de 200 torneios CNIPs, que eram qualificatórios que davam vagas aos torneios maiores, a partir dos Challengers, mas até para os maiores da ATP. José Pedro também organizou para a CBT pequenos ITF Futures.

Na gestão de Walmor Elias na CBT, ele ajudou muito pela sua proximidade com a família dona da marca da extinta Martiniano Calçados, de Americana, que tinha a M2000. Assim, Walmor e José Pedro conseguiram que a empresa fosse a primeira marca a substituir a antiga lendária Sul América e assim foi criado em 1992 o “Circuito M2000 Brasil Juniors Cup”.

Na época, o que José Pedro e Walmor Elias conseguiram era um contrato muito bom para a CBT e o patrocínio do Circuito Nacional Juniors de 12 a 18 anos era fundamental desde a saída da marcante Sul América.

No contrato, a entidade ganhava o equivalente a U$ 25.000 mensal no primeiro, US$ 35 mil no segundo e U$ 45 mil no terceiro ano. É bom registrar que o dólar não tinha essa paridade atual. Mas a empresa só pode atuar no primeiro ano, pois na época estava começando a fortíssima concorrência dos calçados chineses e vários fabricantes de Americana e Novo Hamburgo (RS) não aguentaram os preços baixíssimos dos calçados vindos da China.

José Pedro era divorciado e deixa três filhos, Felipe, Beatriz e Caio, e quatro netos, que eram sua grande alegria, ultimamente, além de treinar pequeninos que jogavam torneios Kids e vinham tendo bons resultados.

7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Faber Monteiro
Faber Monteiro
29 dias atrás

Era uma pessoa formidável. Que Deus abençoe e o guarde no Coração. Meus Sentimentos para a Família.

Caio Govoni
Caio Govoni
29 dias atrás

Esqueceram o Luluco!
Vcs estão de brincadeira kkkkk
Papai era solteiro e tinha três filhos rs!

Felipe
Beatriz e
Caio seu Luluco predileto!

José Nilton Dalcim
Admin
29 dias atrás
Responder para  Caio Govoni

Grato pela correção, Caio. O texto foi todo baseado em material coletado nas mídias sociais do José Pedro e feito com intenção de homenageá-lo por seu grande trabalho junto ao tênis.

Fernando S P
Fernando S P
28 dias atrás
Responder para  Caio Govoni

Acho que o tom da mensagem foi um pouco inadequado para um dia de luto.

Nivaldo Sant Anna Jr
Nivaldo Sant Anna Jr
28 dias atrás

Pessoa maravilhosa,excelente tecnico que Deus conforte seus familuares

Paulo
Paulo
28 dias atrás

Grande sujeito. Muito amor pelo tênis. Muito conhecimento e alegria para ensinar e aprender. Que o Todo Poderoso cuide de sua alma.

Sandro Machado
Sandro Machado
24 dias atrás

Grande treinador com quem tive o prazer de trabalhar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.