Ajustes no ranking da WTA levam Sabalenka de volta ao número 1

Foto: Dongfeng Voyah Wuhan Open

Miami (EUA) – Nesta segunda-feira, Aryna Sabalenka recuperou o primeiro lugar no ranking, ultrapassando Iga Swiatek na primeira posição. Esta será a segunda passagem da bielorrussa como número 1 do mundo, somando-se ao seu total de oito semanas após ter alcançado o topo da WTA pela primeira vez em setembro de 2023.

Nenhuma das jogadoras estava em ação na semana passada, mas com os ajustes contínuos de fim de ano, por não atingirem certas cotas de torneio, Sabalenka perdeu menos pontos do que Swiatek. Por causa disso, ela tem agora 9.706 pontos, contra 9.665 da rival polonesa, uma margem estreita de 41 pontos.

+ Veja o histórico das trocas de liderança do ranking feminino

Nas próximas duas semanas, a liderança de Sabalenka deve aumentar, dando a ela uma vantagem significativa para manter o número 1 no WTA Finals. Um ano atrás, Swiatek entrou no campeonato de fim de ano em como número 2, venceu todas as cinco partidas, incluindo uma vitória na semifinal sobre a bielorrussa, recuperando o primeiro lugar.

Russas finalistas em Ningbo se dão bem

Campeã no WTA 500 de Ningbo, oitavo título da carreira e segundo da temporada, a russa Daria Kasatkina aproveitou a conquista para voltar ao top 10 pela primeira vez desde julho de 2023. Ela ganhou duas posições com a conquista e agora é a nona mais bem colocada na lista da WTA.

Outra russa que brilhou no torneio, a vice-campeã Mirra Andreeva também ganhou duas colocações com a campanha na China. Ao chegar à sua segunda final na carreira, a primeira no nível WTA 500, a jovem de 17 anos atingiu um novo recorde na carreira e ocupa a 17ª posição no ranking.

A tcheca Karolina Muchova também se deu bem com o desempenho em Ningbo, chegando às semifinais da competição. Este resultado lhe rendeu uma ascensão de cinco lugares, indo para o 25º posto nesta segunda-feira.

Osaka impulsiona finalistas e japonesas

Outro torneio da semana passada, o WTA 250 de Osaka garantiu bom ranking para quem foi longe. A holandesa Suzan Lamens, que saiu do quali para faturar seu primeiro título de WTA, deu um salto de 37 lugares e entrou no top 100 pela primeira vez, alcançando a 88ª colocação. A vice-campeã Kimberly Birrell, que também saiu do quali, deu um salto ainda maior. A australiana ganhou 39 lugares e agora é a 111 do mundo, ficando bem mais perto de voltar ao top 100.

Destaque também para as tenistas da casa em Osaka. Aoi Ito, de 20 anos, estreou em WTA indo direto para a semifinal, em uma campanha que lhe rendeu 37 lugares e a levou para o 151º posto, o mais alto da carreira. Também atingiu seu recorde no ranking a japonesa Sara Saito, de 18 anos, que foi até as quartas de final e com isso disparou 21 posições, subindo para a 158ª colocação nesta segunda-feira.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
William
William
1 mês atrás

Vamos ver quanto tempo dura.. após em, estourando, mais uma 08 semanas, e olhe lá…..

Felipe
Felipe
1 mês atrás
Responder para  William

Iga não jogou nos últimos torneios. A matemática favorece Sabalenka ao menos até janeiro.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
30 dias atrás
Responder para  Felipe

Se uma não jogou os últimos torneios e outra não jogou na metade da temporada. Portanto, tudo igualado.

Lucas Miranda Faria
Lucas Miranda Faria
30 dias atrás

Ela merece!!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.