O fim de uma era…

Proposital ou não, a milionária exibição saudita brindou os fãs com um último capítulo do mais extenso duelo do tênis profissional masculino de todos os tempos. Novak Djokovic e Rafael Nadal voltaram a se cruzar poucas semanas depois da melancólica partida olímpica em Paris e, com a aposentadoria anunciada do espanhol, o jogo deste sábado em Riad ganhou ares festivos e ao mesmo tempo tristes.

Numa prova cabal da falta de capacidade competitiva, Nadal deu pouco trabalho ao sérvio, mesmo que Nole não mostrasse total empenho. Restou ao menos um final de partida mais eletrizante. Com Djokovic sacando para o jogo com 5/4 e match-point a favor, Rafa foi capaz de cobrir bem a quadra e disparar paralelas magníficas, o que enfim tirou largo sorriso dos seus lábios. Ainda lutou ponto a ponto no tiebreak e isso gerou alívio.

Foram afinal 60 capítulos de uma rivalidade iniciada em 2006 e que teve seu auge a partir do US Open de 2010, seguindo por todas as três ou quatro temporadas seguintes, em que disputaram jogos de enorme peso para cada currículo. Djokovic chegou a ganhar sete partidas consecutivas entre 2011 e 2012 até Rafa retomar a confiança e ganhar seis dos sete seguintes. Em nova final do US Open, em 2013, marcou sua última vitória sobre o sérvio fora do saibro. Já era um sinal dos tempos.

Djokovic se mostrou muito superior desde então, faturando todos os sete cruzamentos entre 2015 e 2016. Fizeram ainda dois jogos de alta qualidade técnica em Roland Garros de 2021 e 2022, um para cada lado, e essa talvez seja a memória que devamos guardar dessa espetacular batalha, marcada pela força dos golpes da base, a velocidade das pernas e o poder mental incomum de ambos.

Nadal ainda deverá atuar de alguma forma na fase final da Copa Davis em Málaga, mas um confronto oficial com Djokovic se torna impossível porque a Sérvia não se classificou. No discurso emocionante dos veteranos heróis, o sérvio destacou a longa trajetória e chegou a pedir que Rafa fique mais um pouco no circuito. O espanhol retribuiu e, com justiça, afirmou que Nole o forçou a superar seus limites. E concluiu: “Não estou cansado da rotina do tênis, mas meu corpo não responde mais como preciso. Hoje estou completamente convencido disso”.

… E o começo de outra

Se não veremos mais Djokovic-Nadal, ao menos há a certeza de que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz têm tudo para garantir um duelo que seja tão disputado e aguardado como o outro. Novamente, a exibição saudita assegurou o reencontro dos mais jovens talentos de hoje e, ao colocar em disputa a premiação surreal de US$ 6 milhões ao vencedor do chamado Six Kings Slam, deu um molho atraente para a final.

Sinner nem precisava de motivação extra para jogar com afinco. Afinal, havia perdido os três jogos oficiais da temporada para o espanhol e isso não é fácil de digerir, mesmo sendo o número 1 disparado do ranking. Carlitos também não queria dar esse gostinho ao italiano e então vimos uma partida séria e bem jogada, ainda que distante do nível técnico astronômico que haviam brindado o tênis dias atrás em Pequim.

Na soma total de seus confrontos oficiais, os dois já se cruzaram 11 vezes, sendo 10 em primeiro nível, e Alcaraz lidera por 7 a 4, distância considerável uma vez que é quase dois anos mais jovem. É bem verdade que, com idades semelhantes à dos líderes do ranking de hoje, Nadal e Djokovic já haviam feito 18 confrontos diretos e então Rafa marcava supremacia de 14 triunfos.

O que parece certo é que haverá ainda um longo caminho para estes dois fenomenais e simpáticos garotos. Reis mortos, reis postos.

E mais

– Bia Haddad fez uma excelente partida e acabou com a sina diante de Katie Boulter, mas em seguida não conseguiu segurar o jogo extremamente agressivo de Paula Badosa, num placar que foi de certa forma injusto com o que a brasileira mostrou em Wuhan. De qualquer forma, Bia segue para Tóquio, seu último torneio da temporada com pontos para o ranking, ainda no top 10.
– Como terá de descartar os 700 pontos do Elite após Tóquio, onde poderá no máximo marcar 500, Bia não tem condições de terminar entre as 10, mas há uma ótima chance de ficar no 15º lugar, o que já será um tremendo lucro diante da montanha russa que viveu em 2024.
– Naná Silva, 14 anos, e Pedro Dietrich, de 16, venceram a eliminatória sul-americana e com isso jogarão a chave principal do torneio juvenil do Australian Open, uma tremenda experiência. Naná havia ganhado a seletiva de Roland Garros e assim já disputará seu segundo Slam.
– A Confederação Brasileira obteve autorização para antecipar a eleição da próxima diretoria, em Assembleia Extraordinária realizada neste sábado e que aprovou a medida por 24 votos a 4. Com isso, o sucessor de Rafael Werstrupp, que fica no cargo até março de 2025, será determinado em colegiado de 41 votantes, em Assembleia que deve acontecer não antes de 1º de novembro e não depois de 31 de dezembro. Ainda não há candidatos declarados ao cargo.
– A ITF anunciou duas inovações ao final de seu encontro mundial em Hong Kong. A partir de 2025, um único aplicativo, chamado de “Copa do Mundo do Tênis”, mostrará dados e streaming tanto da Copa Davis como da Billie Jean King Cup. A entidade também lançará um canal de transmissão ao vivo que promete mostrar 22 mil partidas de nível ITF ao longo da próxima temporada.

144 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Belarmino jr
Belarmino jr
1 mês atrás

Rafa fez com Federer o melhor jogo da história(wb08) a maior rivalidade da história(palavra dos próprios) e não a toa são os dois maiores de todos os tempos

DANILO AFONSO
DANILO AFONSO
1 mês atrás
Responder para  Belarmino jr

A sua opinião tem um peso diferenciado, afinal de contas o nobre camaleão representa muitas pessoas (Marquinhos, Renato, Vitor Hugo e Sidnei) neste blog há mais de 10 anos.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  DANILO AFONSO

Vc me sacaneou, eu é q deveria postar isso kkkkkkkkk. Esse rapaz pensa q ninguém nota esse habito infantil de postar com esse nick múltiplos…

Belarmino Ir
Belarmino Ir
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

A quantidade de kkkk que vc posta nas suas mensagens mostra quem é o infantil aqui…

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás

Maior rivalidade da história com 46 majors, 76 masters 1000 e 7 atp finals. Nada que se compare do ponto de vista competitivo e técnico.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Somente Paulinho pra SOMAR conquistas individuais dos dois Tenistas . Se for assim a rivalidade Fedal possui a supremacia em WIMBLEDON, USOPEN e RG kkkkk. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Não. Djoko + Nadal em RG = 17 contra 15 do Fedal.
Djoko + Nadal no Australian Open = 12 títulos contra 8 da dupla Fedal. Não entendi seu ponto, pois o que importa é o total de majors.
Djoko + Nadal é maior no AO e em RG. Fedal é maior somente em WB e US OPEN. No entanto, no total Djokal ganha disparado.

Belarmino jr
Belarmino jr
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Lembrando que Wimbledon e u.s Open são considerados slans maiores e mais prestigiados que RG e AO. Palavras dos próprios tenistas e que já foi discutido aqui há muito tempo atrás, ou seja, Novak tem o recorde de slam do patinho feio dos slam, Austrália Open.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Belarmino jr

Verdade. O Uruguai é a maior seleção da história porque ganhou no Maracanã e não o Brasil apesar de suas 5 Copas do Mundo rs.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Pergunte a qualquer tenista juvenil onde ele quer jogar como profissional e a resposta vai ser Wimbledon…mesm0 os tenistas brasileiros que estão acostumados a jogar no saibro.Wimbledon e o templo sagrado do tênis. Onde Maria Esther Bueno foi a rainha do tênis do Brasil. Depois vem os outros slans. Mesmo com Guga ganhando 3x em Roland garros.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Belarmino jr

Não são maiores: todos valem o mesmo e o AO é o mais moderno desde 2008. Quem tem maior número de títulos e Triple Career Slam está à frente de quem tem 4 a menos e somente um mísero RG. Mais uma obviedade matemática.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Não mesmo .o templo sagrado do tênis e Wimbledon. Conforme a resposta que dei acima ao Paulo Sérgio

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Pode ser, mas vale os mesmos 2000 pontos e conta como um. Isso sem entrar no mérito dos adversários derrotados Philippoussis, Roddick e Cilic. Ganhou zero finais do GOATaço Djoko.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

O templo sagrado do futebol é o Maracanã e o Brasil nunca ganhou lá. Adivinha quem é o país do futebol?

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Aqui eu não falo de futebol .falo de tênis. Se for para falar de futebol posso falar do líder meu querido Botafogo.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Lembrando que o AO é o segundo Slam de mais sucesso do Federer e dos 5 GS que ele ganhou após 28 anos, 3 foram lá. Se ele não vale tanto (pra você), deixe o suíço com “apenas” 14 Majors.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Detalhe importante: Federer nunca ganhou do Nadal em Roland Garros. O ano em que Federer conquistou Roland Garros, 2009, foi quando Nadal foi eliminado pelo Robin Soderling nas oitavas de final, livrando o Federer de ter que enfrentar o espanhol.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Sim, sem Soderling é provável que não tivesse ganhado nenhum RG.

Zan
Zan
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Apimentando a discussão: A Ivy League é composta por oito das mais prestigiadas universidades privadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Universidade Yale…. em tese todas são “equivalentes”, mas todos sabem que entre Harvard e Brown, qual a melhor (em quase tudo)… AUSOpen e RG equivalem a Wimbledon? Indian Wells equivale ao ATP de Montreal? Em pontos sim, mas os jogadores sabem quais torneios eles prefeririam….Cada um tire sua conclusão….rs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Zan

Não acho que essa analogia se aplica aos Slams e Masters hoje em dia. Todos querem fechar os Big Titles, assim como Djoko fez.

De qualquer forma, o sérvio é muito bem-sucedido em Wimbledon, com apenas 1 título a menos do que Federer. Você acredita que o troféu a mais do suíço vale por 5 Majors pra empatar a disputa? Rsrs.

Sim, a conta está certa: primeiro você subtrai o título e depois dá o valor 5 vezes maior.

Abs!

Zan
Zan
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Você tem o direito de achar o que quiser. Só quis indicar que coisas com mesmo peso podem não ser a mesma coisa. Atribuem a Lendl a frase de que trocaria títulos de RG por 1 Wimbolodom. E quanto aos números, o sérvio supera todos no tênis. Não há nenhum mistério nisso. Inclusive considero a eficiência do sérvio equivalente ao do suiço no templo sagrado…. 1 título a mais quando se tem a quantidade deles, não faz quase diferença….faz diferença pro Goram Ivanesevic, que ganhou 1 Wimbolodom e ficou famoso… ainda assim, se perguntarmos ao Sinner quem é o GOAT, veja lá a resposta….. ele não foi somente nos números nem ficou fazendo muita conta….rs

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Zan

Prefiro a opinião do Nadal à do Sinner, que falou 3 vezes quem é o GOAT. Ainda temos o tio dele, Sampras, McEnroe, Alcaraz, Medvedev, Zverev, Roddick etc etc.

Sinner estava magoado com o que o sérvio disse a respeito do tratamento diferenciado que ele recebeu.

Zan
Zan
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Kkk… tantos assim? Mas é o normal. Se os números forem parâmetro para o goat, e é o mais comum, dá a lógica mesmo para não polemizar. Digo que, apesar da tendência clara em idolatrar, são divertidos seus comentários e tem argumentos válidos… pra compensar uns cabeças de vento sofasistas por aqui que são ate engraçados às vezes.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Zan

Até analogia com universidades? O desespero é grande. Existe esporte chamado “que Universidade é melhor”?

Última edição 1 mês atrás by Paulo Sérgio
Zan
Zan
1 mês atrás
Responder para  Paulo Sérgio

É uma analogia, um treino de raciocínio meu caro. Talvez você não esteja acostumado a isso. E eu mesmo disse: tirem suas conclusões…não disse nada…rs

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Zan

Analogia entre esporte e ensino universitário? A conferir!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

RS…..saem números do nada…kkkk

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Rafa e Djoko protagonizaram uma rivalidade que dificilmente se repetirá. Dois tenistas fenomenais, ambos com uma força mental incomum, como diz o texto. Não fossem as inúmeras lesões, penso que o espanhol teria boa vantagem sobre o sérvio.

Alessandro Siqueira
Alessandro Siqueira
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Dosar a energia é parte da carreira. Nadal sempre lutou por cada bola como se fosse a última. Isso levou a números absurdos, inclusive de lesões. Para o bem e para o mal, seu empenho fez dele quem ele é. Não tem como colocar um SE nessa equação.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Difícil mas não impossível. Carlos Alcaraz possui apenas 21 anos e Jannik Sinner 23 . Abs !

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Lesões. Existem diversas, por exemplo:
Monica Seles – atentado na Alemanha;
Thomas Muster – atropelamento nos EUA;
Alexander Zverev – infelicidade em Roland Garros;
Rafael Nadal – estilo de jogo.
Os fãs dos três primeiros podem lamentar a má sorte de seus idolos, já no caso do Nadal não existiu má sorte pois foi o atleta o único responsável pelas contusões.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

Concordo plenamente com relação à Bia: belíssimo final de temporada dela e, de fato, pra quem em dado momento da temporada dava toda a pinta que acabaria 2024 fora do top 30, acabar o ano entre as 16 melhores tá de excelente tamanho!

Q mantenha a toada no começo do ano q vem, onde terá poucos pontos a defender..

Última edição 1 mês atrás by Refaelov
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Competitivo como é o Nadal, ele não vai querer jogar por jogar e começar a perder para jogadores de nível inferior ao dele por isso ele está pendurando a raquete.poderia continuar a jogar mas o ego dele não permite isso. Foi uma grande carreira com 14 vitórias em Roland garros. Um mito …e uma pena que o físico não suporte mais os jogos de três sets. Imagina de 5 sets.que seja feliz Rafael Nadal. Fez muito pelo tênis mundial

Jonas
Jonas
1 mês atrás

O Nadal tinha fome de títulos e recordes. Pela declaração dele fica evidente que não cansou de treinar ou da rotina de tenista, viagens etc… simplesmente seu corpo não respondia mais. Normal, aconteceu com Federer e aos poucos vem acontecendo com o Djoko, daqui a muitos anos será a vez de Alcaraz e Sinner. Mas o Nadal era um bicho diferente, talvez tenha tido o maior mental da história do esporte, um monstro, ele conseguiu por anos compensar a limitação técnica frente a Djoko e Federer e isso é absurdo.

22 Slams, 14 Roland Garros e 2 Ouros Olímpicos, uma lenda.

Sobre rivalidade é bastante claro que houve um equilíbrio absurdo entre Novak e Nadal: 60 jogos, 31 a 29 para o sérvio e batalhas absurdas que farão muita falta. Difícil vermos algo parecido com isso daqui pra frente.

Federer e Nadal era um confronto de estilos, até 2014 existia uma paternidade que chegou a estar 23 a 10 para o espanhol, um massacre. Federer amenizou a partir de 2017, mas não chega nem perto do equilíbrio entre o sérvio e o espanhol.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Insistem com o mesmo papinho . Apenas 4 partidas na Grama pois Nadal cansou de cair cedo em Wimbledon e não jogar os preparatórios. Já no Saibro DESESSEIS partidas . Touro Miura ficou desde 2015 sem vencer o Suíço fora de seu Habitat. Realmente uma grande paternidade . Abs !

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pois é….

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Acabou 23 x 16 ou algo assim não foi? Freguesia mesmo.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

No saibro tanto Federer quanto Djokovic foram fregueses do Nadal, em que pese o sérvio ter conseguido incomodar mais.

Então por que Djoko tem H2H equilibrado ao extremo contra Nadal e Federer não?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Pela milésima vez. Jogaram apenas 4 partidas na Grama Sagrada. Adoraria ver este h2h com pelo menos 16 nesta superfície. Federer venceu 19 Títulos na relva , e somente cruzou com o Espanhol este número irrisório. Somente em FINAIS em Roland Garros, foram 4 , todas com vitória de Nadal . Djokovic descontou o número de derrotas no Saibro , ficando desde 2013 sem perder pro Espanhol nas hards . Daí todo esse equilíbrio, já que tiveram 20 partidas mais disputadas . Das 50 partidas contra Sérvio , Federer venceu 23 . No Saibro 4 x 4 . Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O que faz de Federer tão freguês em geral são os confrontos nas hards.

Djokovic mandou em Nadal nas quadras rápidas, Federer não, então mesmo sendo freguês no saibro, o sérvio conseguiu compensar.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Tão freguês no Saibro. Suíço 14 x 10 no geral . Não invente que não pega bem rs. Abs !

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

Dalcim achou a palavra certa pra definir este prêmio: surreal.
Esses sheiks das arábias não sabem o que fazem com o $$$$.
Lembrei de uma história que escutei.
Um desses sheiks mandou o filho estudar na melhor universidade dos Estados Unidos. Depois de 1 mês, o pai entra em contato:
– Filho, como estão os estudos? Tá gostando?
– Sim, pai! Pessoal aqui é muito bom, todos amigos. Mas tô meio sem jeito… porque enquanto eu venho com aquela Ferrari zero bala que o senhor me deu, meus amigos vem de metrô.
– Meu filho, a nossa família não pode passar vergonha. Tô lhe mandando 30 milhões de dólares. Compre um metrô pra você também!

NADAL X NOLE – Considerando os N problemas físicos que o espanhol enfrentou, foi um milagre da medicina esportiva a duração da carreira dele. Sai com 2 coroas: rei do saibro e rei da superação.

Igor Batista
Igor Batista
1 mês atrás

Estou com uma forte sensação de que o sérvio vem forte para Paris e Turim… Se olharem com calma, são 3 finais nos últimos quatro torneios que disputou (WB, Jogos, Xangai). O que estava faltando pra ele era sequência e ritmo. Caiu cedo no US Open, pq não teve como se preparar e adquirir o ritmo necessário. A impressão que dá é de que ele está voltando a acumular jogos e a readquirir o ritmo necessário. E os dois jogos contra o Sinner mostram isso. Se não se lesionar, vai voltar a bater o italiano e levantar os troféus no seu familiar piso indoor que tanto casa com seu jogo de precisão.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Sem dúvida a segunda mais importante rivalidade da história do tênis, ficando atrás apenas do Fedal.

CRAS
CRAS
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Saudosistas………..tudo bem. O que as viúvas do Federer não conseguem perceber (ele foi realmente um sensacional tenista) que o denominado Fedal durou no máximo 6 anos. o Djoko aposentou o Federer 10 anos antes dele se aposentar oficialmente, em 2011. De lá para cá o Sérvio conquistou 19 GS, o Nadal 14 e o Federer 4. Precisa desenhar? Foram 60 jogos entre Djoko x Nadal e 40 entre o Federer e O Nadal. Será que a matemática é burra? Ou as pessoas não querem enxergar o óbvio?

DANILO AFONSO
DANILO AFONSO
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Cito 4 motivos pelo qual a rivalidade FEDAL não é superior. Vejamos:

– menor número de jogos. Apenas 40 jogos contra 60 (Nadal x Djoko);
– FEDAL nunca se enfrentaram em um dos principais palcos do tênis, o US OPEN. Uma lacuna significante nesta rivalidade;
– Tanto Nadal quanto DJokovic foram capazes de incomodar com mais REGULARIDADE o rival no seu principal piso. Nadal de forma supreendente venceu o sérvio em duas finais no US OPEN, tendo vantagem neste torneio (2×1) e o sérvio foi o único que venceu o espanhol 2x em RG e em todos os Masters 1000 (inclusive finais) no saibro. Federer pouco incomodou o Nadal no saibro, e o espanhol venceu o suíço no seu principal piso apenas uma vez em quatro jogos.
– Se FEDAL era um embate de diferença de estilos. NADAL x DJOKO é possivelmente o duelo entre os dois tenistas que possuem o maior mental e físico na história do tênis. Se contra os demais tenistas ambos sabiam que venceriam muitos jogos no mental e/ou físico, quando se enfrentavam essa vantagem era anulada tamanha a igualdade dos titãs nestes atributos, o que nos proporcionaram duelos incomparáveis, a exemplo do AO 2012, RG 2013 e Madrid 2009.

Poderia incluir também que no duelo NADAL x DJOKO somos poupados de ouvir a cansativa e repetitiva desculpa da diferença de idade que os torcedores do suiço por mais de uma década citaram no confronto FEDAL…rsrsrsrs

Ahhh Danilo mas FEDAL é mais popular e tem maior apelo da mídia. Isso é balela quando comparado ao que fundamentei acima.

Enfim, NADAL x DJOKO é inigualável. Superior a qualquer confronto tenístico.

Belarmino jr
Belarmino jr
1 mês atrás
Responder para  DANILO AFONSO

Mais importante do que qualquer coisa que vc escreveu aí é a palavra dos próprios tenistas.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Belarmino jr

Não existe palavra dos próprios tenistas. Mais uma invenção sua, Marquinhos.

60 > 40, mais uma obviedade matemática.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  DANILO AFONSO

Um extenso comentário, sem nenhuma paixão, mostrando apenas fatos que a história nos proporcionou.
Os outros entram com argumentos criados de acordo com suas incapacidades de colocar a paixão acima da realidade.

Belarmino jr
Belarmino jr
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Atrás do Fedal e Borg x Big Mac….

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Belarmino jr

E por aí….

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Sinner mostrou que está completamente adaptado a INDOOR . Consegue mostrar todos os golpes e com muita potência nestas condições. Já fez FINAL do ATP FINALS 2023 , daí ser o favorito natural tanto pra Paris quanto para Turin . Carlos Alcaraz surpreendeu positivamente e chega ao FINAL da Temporada em grande forma . Nunca chegou tão bem desde que entrou pro TOP 3 em Setembro de 2022 ( aos 19 ) . Novak Djokovic mostrou grande competitividade na Arábia, prova de ser um Expert em quadra Indoor . Daqui pra frente provavelmente vai ter que bater o N1 e N 2 em sequência pra levar os Torneios em condições normais . Nada fácil pra quem quer a contagem Centenária ainda em 2024 . Pra Rafa Nadal definitivamente não deu ( 92 ) , mas mesmo com tantas lesões fez 1307 jogos perdendo apenas 227 . Um fenômeno o Touro Miura. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Medvedev precisou enfrentar Sinner e Alcaraz no Australian Open? Zverev precisou em Roland Garros? Fritz precisou no US Open? Djoko em Wimbledon precisou?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Leia o ” em condições normais ” . Sei que é difícil pra ti . Mas faz uma forcinha vai…rs. Abs!

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Eu peguei o histórico dos últimos QUATRO Slams meu caro, não é tão difícil.

Mas no USO 2023 Sinner perdeu pro Zverev. Em Roland Garros 2023 Djoko bateu Alcaraz e o Sinner caiu cedo.

Pela sua lógica, sempre haverá uma final Sinner x Alcaraz e isso não é verdade.

Existe um Zverev no meio do caminho, ou Medvedev ou outro tenista como aconteceu neste último USO, abs.

Hendrix
Hendrix
1 mês atrás

Ola Dalcim,

Fiquei com algumas duvidas sobre a sua analise acima, por isso listei as questoes abaixo:

– Voce afirma que Djokovic “se mostrou muito superior desde entao (US2013)” contra Nadal.
Fatos: Depois dos dois piores anos da carreira de Nadal (2015/16), onde nao ganhou um Slam sequer e venceu apenas 1 Master 1000, Nadal teve 6×4 no H2H com o servio. Lembrando que uma das derrotas foi a epica semi de Wimbledon 2018 decidida com 10×8 no 5 set.
Pode esclarecer a base da sua opiniao, visto que os fatos mostram uma realidade bem diferente?

– Nos confrontos de Roland Garros de 2016 para ca, voce se equivocou no placar entre os dois, esquecendo-se da acapachante vitoria de Nadal na final de 2020, com direito a pneu. O placar em RG pos 2016 e de 2×1 para o Nadal (e nao empate como informado), sendo que a derrota de 2021 ocorreu no momento de uma lesao que o tirou de Wimbledon e das Olimpiadas daquele ano. Porque o massacre de 2020 nao foi mencionado na sua analise dos recentes duelos de RG?

– Sobre duelos fora do saibro depois da epica vitoria de NY em 2013, descontando o dificil periodo de 2015-16, houveram apenas 3 jogos desde entao. Um deles, a ja mencionada epica batalha de Wilbledon 2018, que poderia ter ido para qualquer lado, alem de um jogo pouca importancia na ATP Cup 2020 e a final do A02019, que foi seguramente a pior final de GS da carreira do Nadal (atras ate da final de 2014 onde estava lesionado). A grande maioria dos confrontos entre eles desde entao foi no saibro.
Sendo assim qual o significado da mencao “era um sinal dos tempos”, lembrando que apenas em Grand Slams Nadal venceu 2 US Opens e 1 AO fora do saibro nesse periodo, sem contar outras finais e semifinais de Slams?

Grande abraco,
Hendrix

DANILO AFONSO
DANILO AFONSO
1 mês atrás
Responder para  Hendrix

E por qual motivo devemos descontar as temporadas 2015 e 2016 ? Por que o NADAL não estava 100% ? Que recorde tedencioso é este ? rsrsrs
Independente da competitividade do NADAL no período citado, os jogos ocorreram e foram na grande maioria em finais e semifinais.
Você cita a vitória contundente em RG20, mas esquece que a derrota no AO 2019 foi ainda mais impressionante a favor do sérvio, pois o espanhol ganhou menos games e jogo durou bem menos tempo.
Vale ressaltar, que desde a vitória do NADAL no US OPEN 13, ele nunca mais ganhou sequer um único set contra o sérvio no piso duro, 19 sets a 0 (sem contar com o amistoso de hoje).

Luiz Henrique
Luiz Henrique
1 mês atrás
Responder para  DANILO AFONSO

Uma correção amigo, na verdade Nadal ganhou mais games no AO 19 do que Djoko no RG 20, 8 contra 7.
Uma mera correção matemática.
Sobre o assunto de modo geral, a rivalidade foi muito boa até 2013/2014, eu acho que a partir de 2014 Nadal caiu muito de regularidade. Apesar disso ele voltou forte em 2017, em 2017/2018 ele surpreendentemente voltou aquela regularidade antiga. Talvez se eles tivessem jogado mais vezes em 2017/2018 Nadal poderia ter ganhado fora do saibro alguma vez de Djoko, chegou perto em wimbledon.
Em 2019 Nadal de um modo geral voltou a ficar meio irregular, apesar de ainda ter ganhado 2 GS e sido número 1.
Pra não ficar muito vago a coisa de regular e irregular, eu usei o seguinte critério: jogar 5 torneios na temporada européia de saibro e chegar na final pelo menos em 4, seria regular. Menos que isso, irregular. Dentro desse meu critério, Nadal foi regular até 2013, e depois em 2017 e 2018.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Luiz Henrique

Muito bom, complementando o sérvio viveu um 2017 pífio tecnicamente.

A meu ver 2011-2014 foram as temporadas de nível mais alto no embate entre os dois.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  DANILO AFONSO

Pois é, 2017-2018 o Djokovic também estava em má fase técnica.

E até 2010 era um tenista pior que o Nadal, se for colocar isso na conta rsrs…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Hendrix

A semifinal de 2013 foi decidida naquele toque na rede do Djoko e a semifinal de 2021 no voleio fácil pra fora do Nadal no tiebreak do terceiro set. São pontos que decidem partidas.

O espanhol não pediu atendimento médico, só trocou a bota e não fez nenhum gesto de dor. No quarto set, creio que perdeu no mental após o sérvio ter subido o nível, devolvido a quebra e conseguido outra. A lesão no pé ele sempre teve e estava pior em 2022. Poderia ter ganhado em 2021, lembrando que vinha metendo pneu em todo mundo e quase conseguiu outro no primeiro set, após ter aberto 5-0. Desculpa de lesão não cola e após a partida ninguém falou nada. Talvez tenha jogado o torneio com infiltração também, ninguém sabe.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Hendrix

Tens certeza que em 2021 em RG Nadal estava lesionado?
Nadal foi super competitivo o campeonato todo, até aquela derrota.
Quase deu outro pneu no primeiro set.

Paulo H
Paulo H
1 mês atrás

Dalcim, concordo com quase tudo que você escreveu, com exceção da frase “Reis mortos…”, uma vez que o sérvio continua bem vivo nesse final de temporada. Ano que vem, quem sabe…
Mas quero destacar a notícia mais importante dessa edição e é o lançamento da campanha “Dalcim para presidente da CBT”. Não conheço os pré-requisitos, mas se forem conhecimento sobre o tênis brasileiro e mundial, bom caráter e vontade de melhorar o tênis nacional, você já tem o meu voto e o de milhões de outros tenistas amadores e profissionais.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

E de dólares?
Rssss

Emerson
Emerson
1 mês atrás

Djoko x Nadal: Umas das maiores rivalidades da história do tênis ! Nadal e Djokovic fizeram 9 finais de Slam na carreira, com o placar de Nadal 5 X 4 Djoko ! Em finais de Masters 1000 eu não sei exatamente os números sobre quem venceu mais ! Mas uma coisa eu tenho certeza…com a aposentadoria do Nadal, uma parte do Djoko tbm se vai !!!! Acredito que 2025 será a última temporada do Djoko no circuito, mesmo pq Alcaraz e Sinner não o deixarão mais ganhar slam, apesar que ele ainda tenha condições de brigar por mais um slam, pelo menos… À conferir…

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Emerson

Ele vai estar com 38 anos, caso não vença um Big Title deve anunciar aposentadoria.

Valmor
Valmor
1 mês atrás

Off-topic: Lendo João S. Ando me vem a mente queo TB poderia ter uma “Coluna do leitor”, algo relativamente comum nas antigas revistas.

O formato ficou ótimo.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Felizmente Rafa se portou bem no seu ultimo confronto com Djoko. É o fim de uma era de conquistas e glórias, e nada melhor do fazer isso frente a uma outra lenda viva do esporte, o servio. Claro q Nadal hj não tem bola pra enfrentar os principais jogadores, mas pelo menos demonstrou algumas jogadas q marcaram sua trajetória. Vai se retirar nos braços do publico espanhol em Malaga, tomara q com vitoria na quadra…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Mudando de assunto, esta complicado jogar com o italiano. Esse rapaz vive um momento impar de superioridade frente a todos, inclusive Alcaraz. Claro q o esporte é uma gangorra, mesmo nos esportes individuais as coisas vão e vem, mas o momento é todo dele…

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Que está jogando muito não há dúvidas. Acredito que desta vez tenhas visto o jogo. E é óbvio que não há superioridade clara sobre Carlos Alcaraz, ao contrário, este fez provavelmente sua melhor apresentação em INDOOR. SInner chega favorito em Paris mas pode perder inclusive para Djokovic , ao menos a meu ver. Abs !

Emilio Rossetti Pacheco
Emilio Rossetti Pacheco
1 mês atrás

Dalcim, como você mesmo escreveu recentemente, o italiano está uma máquina! Além de saque e forehand devastadores, ele está cobrindo a quadra como eu nunca vi, e fazer um ponto nele está cada vez mais difícil. De quebra, ontem estava cheio de firulas, adicionando curtas ao seu jogo! Que espetáculo! Alcaraz tem um tênis maravilhoso também. O tênis está em mãos divinas. Abraço.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim, confirme por favor.
Alcaraz chegou ao top 10 dando deixadas que deixava todo tipo de adversário de boca aberta.
Na final contra o Sinner, salvo engano, ele não conseguiu nenhum ponto nesse seguimento.
Ele descalibrou a mão ou a leitura dos adversários, em especial o italiano, se intensificou?

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Dalcim você já viu, in loco, a paulistana Naná jogar? Se sim, o que achou? Aos 14 anos, ela já tem ranking profissional, acabou de ganhar o AusOpen Series sem perder sets e já vai para o 2o Grand Slam juvenil em janeiro, alem de ser treinada pelo Leo Azevedo, que sabe tudo de tenis. É para ficar (muito) otimista ou não?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

Sinner está num momento mágico. Porém com uma “espada de Dâmocles” pairando em cima da cabeça.
A expressão surgiu a partir de um mito grego em que Dâmocles, conselheiro de Dionísio, o Velho, foi sentenciado a ter uma espada pendurada acima da cabeça por um fio de cabelo do rabo de um cavalo. Dionísio explicou a Dâmocles que a espada representava os riscos de ser rei, como a possibilidade de alguém tentar matá-lo, de mentiras serem espalhadas sobre ele ou de um reino vizinho tomar o trono.

Neri Malheiros
Neri Malheiros
1 mês atrás

Fiz um comentário no artigo ‘The Goat and Boat’, de Flávio Djanikian, publicado no dia 17, e acredito que algo saiu errado na minha tentativa de publicação. O artigo homenageia Federer e para quem não leu, seja ou não torcedor do ‘Il Maestro’, recomendo a leitura.

Flavio descreveu lindamente, de maneira lúdica e poética, sua paixão pelo estilo belo e vistoso do suíço e por tudo que ele representou para o tênis sem desmerecer os grandes adversários que o tenista da Basileia teve ao longo de sua gloriosa carreira.

Nadal também merece todas as homenagens por sua grandiosidade e contribuição principalmente para a elevação de nível de Federer, Nole e Murray, seus oponentes de luxo em alguns dos maiores embates que os amantes do tênis já presenciaram.

Desrespeitar qualquer um desses atletas seja por antipatia, ódio, preconceito ou qualquer outro motivo com comentários depreciativos e ataques às suas reputações sem prova alguma é algo criminoso e, se todos que o fazem ainda podem se aproveitar das redes para esse fim, devem pelo menos ter sempre nosso desprezo e contar com nossa indignação.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

Paulo Sérgio mandou bem no curioso caso de Benjamin Button, quer dizer, do GOAT que não é o mais eficiente, que não tem os principais recordes do tênis e que não teve domínio sobre os arquirrivais, rsrs.

Acho que só o Davi Poiani fez uma analogia melhor com Exterminador do Futuro, sendo Djoko um T-800 ultrapassado e Alcaraz um T-1000 de última geração na final olímpica.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

Kkkkk

Abs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

E ainda ganga ” joinha ” ??? kkkkk. Não sei quanto pagas rs . Agora mesmo na China, sem ser o maior vencedor do Torneio , vistes o reconhecimento ao Ícone Roger Federer. Até mesmo Djokovic agradeceu a presença. Isto acontece no mundo Inteiro. Porque será se o cara que revolucionou o Esporte , não tem os números do Sérvio ?????. Abs !

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Na verdade, o PS que merecia 10 joinhas no comentário original, mas acho que a galera não percebeu a analogia.

Por que não reclama do “Mestre Jonas”? Tá liderando fácil a corrida dos joinhas e você na lanterna, kkkkk.

Abs!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

E pretendo continuar nesta posição…rsrs.Abs !

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
1 mês atrás

Mais uma bela homenagem (merecida) ao grande Rafa Nadal. Vale ressaltar também a pessoal fornecida pelo sérvio com vários posts em suas redes sociais, belas palavras nas entrevistas, além de conseguir produzir uma ultima partida com um certo nível de emoção. Também, uma grande homem.

Pena que, ainda assim, grande parte dos comentários dessa pasta são (mais uma vez) destinados aos repetitivos e infindáveis argumentos para definir quem é o “mais bonito”.

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Tenho a impressão de que o Djokovic é um fã do Nadal às vezes, rs, respeita demais o espanhol.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Faria mais sentido ele ser fã do Federer, já que o auge do suíço veio exatamente quando Djokovic era um adolescente.
Abs

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

Ele respeita o Federer, mas claramente admira bem mais o espanhol.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Djokovic está resolvendo seus problemas com Federer e Nadal. Nunca foram amigos depois daquela tentativa do Sérvio de criar uma associação Paralela. Nesta altura, o que Novak não abre mão, é da presença de TODOS seus maiores rivais,em sua despedida. E como foi na de Federer e vai na de Nadal ( se auto convidou ) , duvido que não consiga, mesmo que seja na Sérvia. A conferir. Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Nunca foram amigos. Federer e Nadal odiavam perder para o sérvio, normal.

Mas estou falando sobre respeito e Djokovic sempre respeitou mais o Nadal.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Odiar fica sempre por tua conta . Teu fanatismo é algo tão exacerbado, que tens a pretensão de adivinhar até o que os outros pensam. Por ser 6 anos mais velho, o Suíço foi quem puxou os outros para tentar atingir seus limites. Somente não vê quem não quer . Abs !

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Odiavam perder, leia direito.

Você falando de fanatismo?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Jonas

Sim .provavelmente pois a grande maioria dos tenistas e comentaristas de tenistas sabem que o goat foi Roger Federer e ele se igualava ao Rafael. Por isso djoko respeitava o Nadal e colocava o Roger em uma prateleira acima….

Jonas
Jonas
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Foi o contrário do que eu disse: “respeita demais o espanhol”

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Rafael Azevedo

Sinceramente, não sei qual é a motivação para qualquer discussão sobre o “mais bonito”. Primeiro que há uma teimosia teimosa em expor argumentos que todos já sabem e que só faz sentido se você torce pelo sujeito. Depois que há uma advocacia do diabo na defesa de coisas claramente indefensáveis.

Uma pena que pessoas aparentemente tão cultas percam tanto tempo diariamente com algo que sabemos que não haverá cessão de sequer um centímetro. Uma espécie de Israel/Palestina.

Da minha parte, desisti faz um bom tempo. Pelo que eu entendi, todos estão interessados em defender seu ponto de vista mas poucos querem ver o dos outros.
Abs

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

Esse seu último parágrafo tocou na principal questão e concordo plenamente. Todos falam mas ninguém quer ouvir. Uma perda total de tempo. Nunca vi ninguém mudar de lado.

José Yoh
José Yoh
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Isso aqui vai virar uma espécie de “Ao vencedor, as batatas!”.
Abs

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

quando tiramos o tenista da quadra, cavamos nossa cova, o blog do tênis virou de tudo menos de tênis, e não tem nada de belo.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
1 mês atrás
Responder para  José Yoh

Perfeito.
São os mesmos argumentos e contra-argumentos citados exaustivamente há anos.
Eu tento pulá-los, mas são tantos em todo o lugar que se torna impossível não acabar por ler alguns…

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Boa noite.dalcim.minha camiseta da tênisbrasil acaba de chegar. Agradeço a tênisbrasil e que tenha mais desse tipo de tentar acertar os resultados dos jogos de tênis pois eu quero ganhar mais . Um grande abraço ao grupo da tênisbrasil

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Fiquei sim …rs

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

A família Djokovic não conseguiu renovar a licença com o milionário Ion Tiriac , que pegou de volta o ATP 250 de Bucareste, que foi realizado em abril no Saibro. Conseguiram comprar a data do ATP 250 de Gijon ( piso sintético) , e o retorno do famoso Belgradão , será uma semana antes do ATP FINALS, e é dirigido pelo Irmão de Novak . Este por sua vez afirmou que não vai jogar nem Paris , nem Belgradão, onde poderia atingir o Centésimo

Título. Eu cravo que ele já tem pontuação para ir ao FINALS. Será que pula também e encerra a Temporada?????. Abs!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A torcida goatista vai ter que secar Rublev, Ruud, De Minaur, Paul e Dimitrov em Basel, Viena e Paris-Bercy. Que abacaxi que ele nos deixou. Abs!

Barbituri
Barbituri
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

a torcida goatista tem que confiar que ele sabe o que tá fazendo. descanso e regeneração vão fazer bem para ele reunir as forças necessárias para competir forte em 2025

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás
Responder para  Barbituri

O ruim vai ser sair do top 8 provavelmente. Vamos aguardar.

Barbituri
Barbituri
1 mês atrás
Responder para  Paulo Almeida

se ele encontrar a fome de vencer do lobo e equilibrar corpo e mente para uma temporada focada em alguns torneios escolhidos a dedo, sair do top 8 é indiferente. ele jogando bem e saudável, qualquer um que não seja Sinner ou Alcaraz tanto faz a fase do torneio em que vai enfrentar. aliás, mesmo os dois jovens fenômenos pegar nas quartas ou nas finais não muda muito, talvez seja até melhor já pegar antes. ele sabe que pra ganhar deles vai ter que estar voando, por isso vai se preparar com calma e dar um descanso pro corpo e pra cabeça creio ser fundamental. é óbvio que mesmo assim pode não funcionar porque a cada ano a tendência é o italiano e o espanhol melhorarem, mas também pode acontecer do Sinner ser suspenso, do Carlitos oscilar e numa dessa ele papa mais um Slam. Novak é inteligente e sabe o que está fazendo, cabe aos torcedores relaxarem e aguardarem por mais um espasmo de campeão. E se não ocorrer já tá de bom tamanho, não concorda?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás

Aryna retorna ao número um: mérito e regularidade. Nada é por acaso, no momento é superior a Iga, q pode perfeitamente recuperar o posto, pois atributos não lhe faltam!!!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Dalcim .uma conversa fora do tópico do Nadal. Você já viu Diego forlan jogar …pergunto isso pois o Federico Coria aceitou jogar duplas com ele em um torneio profissional…ja tem 45 anos …mas ele tem um nível de um bom primeira classe para jogar um torneio profissional?

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ok Obrigado

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

O jovem tenista francês moise kouame fez seu primeiro ponto na atp ao ganhar seu primeiro jogo com 15 anos de idade no qualy de Brest.faltando um jogo para entrar na chave principal. Fernando Meligeni afirma que a número um do mundo para ele é Paula badosa. Não é nem iga Swiatek e sabalenka. Ela só não chega a número um pois a badosa quebra….ou seja não consegue fazer jogos consecutivos….mais uma opinião polêmica do fino

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Depois de ” velho” Fininho solta cada uma , caro ando …rs. Acho que ele estava se referindo a N 1 de beleza , charme e simpatia. Paulinha é simplesmente deslumbrante…Abs!

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio. Realmente uma das mais belas jogadoras do circuito profissional feminino

joào Pires
joào Pires
1 mês atrás

Ficam discutindo qual é o maior slam de todos. E fico aqui pensando se jogadores diferentes jogam torneios diferentes ou se os jogadores jogam os mesmos torneios. Será que a importância de um torneio está no lugar onde ele é realizado, na bola usada, no tipo de quadra, etc,etc.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Acabou o jogo agora do João Fonseca. Só vi a partir do segundo set .o primeiro set foi 6/4 João. No segundo peguei 2/3 João Fonseca sacando .empatou 3/3. E foi assim até 5/5 quando o Joao Fonseca quebrou fazendo 6/5,e fechou com um ace de segundo saque 7/5. O polonês kamil bate todas as bolas. Um jogo muito duro para o Joao Fonseca,mas o Joao aguentou bem as pancadas do kamil.entao foi 6/4 7/5.jogo duríssimo para o Fonseca.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Novak Djokovic não vai jogar o Masters de Paris

Comentário do hater: “Que pena, gostaríamos de ver sua enésima derrota em Bercy”.

Detalhe:
Djokovic tem 7 títulos em Bercy.
Nadal tem 0. Federer 1.

William
William
1 mês atrás

Dalcim, teria sido 2010 – 2014 o período com mais alto nível dentro de um top 10 ? Murray, Nadal Djoko, Federer e Wawrinka, estavam na ponta dos cascos nesse período, falando específicamente do Nadal me parece que após 2014 nunca mais jogou o seu máximo, ainda ganhou títulos de relevância, mas só pq esses gênios conseguem se destacar mesmo não estando no máximo

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

E darderi encerrou a carreira do thiem. Foi 7/6 6/2. Em Viena. Uma pena…

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás

Dalcim trazendo um pouco de humor, somado a um dado curioso, nenhum tenista correu pra trás, ou seja, de costas como o espanhol.
Aqui lhe dávamos o apelido de siri, mas não a auxiliar de voz da Apple, de tanto que fugia da esquerda

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Quem diria que seria possível imaginar que com a vitória de hoje , João Fonseca passaria no Ranking por UM ponto exatamente… Rafael Nadal . Os atuais 150 e 151 do Mundo. Óbvio que 20 anos mais velho, o Multi-Campeão apenas está cumprindo tabela. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás

Ps : Lembrando que o jovem Touro Miura , com os mesmos 18 anos de João, terminou 2004 no TOP 51 do Mundo. Abs !

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

E ainda mais esta: Pat Cash afirmou que nunca viu ninguém jogar tão bem na grama quanto Carlos Alcaraz. Pois bem, estou sabendo que boa parte do público rezava para que aparecesse um salvador para acabar com a hegemonia de Djokovic no circuito. Alguém para quebrar todos os recordes do tênis: semanas como número 1, número de slans, master 1000, troféus ATP, etc. Tudo indica que este grande campeão ao final da carreira será Alcaraz, apesar de atualmente estar comendo poeira atrás de Sinner. Contudo, pelo andar da carruagem, o primeiro grande recorde que Carlos Alcaraz vai conquistar será os 8 títulos de Wimbledom de Roger Federer. Que coisa heim!?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Achei que ninguém nunca tinha visto alguém jogar tão bem na grama quanto Roger Federer…

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Então, Pat Cash está indo contra o senso comum.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Ele não assistiu as finais de 2014, 2015 e 2019 em WB.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
30 dias atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Pula 2019;, Paulinho. Foi a maior exibição aos 38 , de um Tenista no All England Club. Vamos esperar se o Sérvio vai conseguir chegar perto . Abs !

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
30 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A exibição contra Alcaraz na final olímpica aos 37 anos não conta?

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

O que? A ITIA não informou a WADA?! Neste caso, as provas de corrupção e de tratamento especial parecem cada vez mais prováveis…

https://www.jungewelt.de/artikel/485966.doping-das-probenrätsel.html

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Se a WADA não recorreu ao Superior Tribunal, pedindo a retirada dos pontos e premiações de SINNER a partir de Indian Wells, é porque não corrobora com possibilidade de corrupção alguma da ITIA, e sim de tratamento especial. Para o EX – Tenista Andy Roddick, JANNIK SINNER vai ser penalizado mas com pena mínima. A conferir. Abs !

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás

Aos colegas internautas que se dispuseram a prever quantos ‘Slams’ Sinner e Alcaraz vão amealhar daqui a 20 anos… Daria pra me fornecerem os números da Megasena da semana que vem? Se não for muito *TRABALHO*, claro. Por favor. Não é pelo dinheiro, sabe, mas sim pelo que ele pode comprar.
Grato desde já.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Eu também quero saber….rs

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

Fazem 40 anos que jogo 1,2,3,4,5,6. Acho bons números porque estão em primeiro na ordem numérica e então tem certa lógica na primazia da sorte. Já gastei uns 2 milhões, porém a perspectiva de ganhos é de mais de 50 milhões. É com muito custo psicológico que coloco aqui os meus números da sorte porque gostaria de ganhar sozinho o prêmio.

Maurício Luís *
Maurício Luís *
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Puxa, Ronildo, é muita bondade da sua parte nos fornecer essa sequência de números tããão original. Nunca que eu iria imaginar uma sequência dessas. Muito obrigado!

Ronildo
Ronildo
30 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Obrigado!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Maurício Luís *

É missão impossível, caro Maurício. Mas 4 SLAM e 5 MASTERS 1000 aos 21 anos , em TODOS os pisos , somente Carlos Alcaraz. Se vai ter a longevidade do Touro Miura, é o X da questão. Não esqueçamos que JANNIK SINNER já possui 23 . Abs!

Roger Porciuncula
Roger Porciuncula
1 mês atrás

Será que Sinner e Alcaraz estarão competitivos quando tiverem 35 anos como esteve o BIG3?

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Roger Porciuncula

Vai ter outros tenistas …alem dos dois…

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Paolini passou de

– Taxa de vitória de 52% em 2023 a 69% em 2024
Uma melhoria de desempenho de 33%

– Nunca passar da 3ª rodada de GS ou QF de uma final de M1000 para 2GS e uma vitória de M1000

De repente ela se tornou uma das mais resistentes

Correndo muito jogando duplas também

Doping?

Oswaldo Euclydes Aranha
Oswaldo Euclydes Aranha
1 mês atrás

Dalcim, se eu mudar de provedor do OUL para GMAIL vou perder o contato com
vocês?

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.