Rio de Janeiro (RJ) – Foram realizadas neste sábado as finais feminina e masculina do Australian Open Junior Series South America, torneio classificatório para a chave principal juvenil do primeiro Grand Slam da próxima temporada. Em decisões 100% nacionais, a paulista Nauhany Silva e o gaúcho Pedro Dietrich conquistaram o título da competição sobre piso duro da Rio Tennis Academy e garantiram uma vaga em Melbourne para 2025. Eles viajam com tudo pago em uma parceria da CBT e da Confederação Sul-Americana (Cosat) com a Tennis Australia.
Na decisão feminina, Naná não deu chances para gaúcha Pietra Rívoli, finalista na edição passada e principal cabeça de chave em 2024, marcando as parciais de 6/3 e 6/2. Com apenas 14 anos, ela jogará um Grand Slam pela segunda vez, depois de vencer o Roland Garros Junior Series em São Paulo e atuar em Paris nesta temporada. A adolescente é também a tenista mais jovem do atual ranking da WTA, ocupando a 1283ª colocação.
“Eu já tinha ido para Roland Garros e agora vou para a Austrália, então estou muito feliz com as oportunidades que venho tendo. Agora é ir para lá e dar meu máximo. Hoje eu entrei em quadra para dar o meu melhor, não pensei que valia vaga para o Australian Open e apenas joguei o meu tênis. Nunca tinha vindo para o Rio, estava muito quente, mas foi uma semana bem legal, joguei muito bem”, avaliou a campeã.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Nauhany também falou sobre o fato de disputar o título contra uma amiga. “Foi a primeira vez que nós jogamos uma contra a outra. Foi bem intenso no início, depois ela deu uma apertada a mais e até o final do jogo foi duríssimo. Os pontos foram muito equilibrados e dá pra ver pelo meu estado como foi”, disse a adolescente, destacando o desgaste físico causado pelo clima carioca.
Agora, a tenista de 14 anos segue para a Bolívia, onde disputará um torneio de nível J200 antes de defender o Brasil no Mundial de 16 anos. Esses deverão ser os últimos torneios de Naná em 2024, que depois iniciará a preparação para a próxima temporada, visando principalmente a participação no Australian Open. Ela também admitiu que mesclará seu calendário com eventos profissionais e juvenis no ano que vem.
Pedro Dietrich vence final emocionante
Entre os meninos, a decisão foi bastante equilibrada e decidida nos detalhes. Apesar da luta do mato-grossense Leonardo Storck, o gaúcho Pedro Dietrich prevaleceu e faturou o título com um triunfo por 6/4, 5/7 e 6/4, após quase três horas de partida. Assim, o jogador de 16 anos será o representante sul-americano na chave principal do Australian Open juvenil em 2025.
Atual, 506º colocado no ranking juvenil da ITF, Dietrich disputará pela primeira vez um Grand Slam na categoria. Enquanto isso, o vice-campeão Storck, de 15 anos, é o atual líder do circuito Cosat na faixa até 16 anos. Os dois finalistas, juntamente com o paulista Thomas Miranda, disputarão a Copa Davis Júnior no próximo mês de novembro, em Antalya, na Turquia. O trio também fez parte da equipe que faturou o Sul-Americano de 16 anos, em agosto.
“É uma sensação muito boa, foi um grande torneio. Eu nunca joguei um evento tão grande como esse, um ITF de 18 anos, e também nunca fui para a Austrália, então será uma grande experiência. A partida de hoje foi muito dura, com muitos altos e baixos, mas consegui me sobressair. O Léo jogou muito, foi bem equilibrado, e tanto ele quanto eu poderíamos ganhar”, analisou Dietrich.
Essa menina promete, parabéns Naná, parabéns também para o gaúcho
Ela é mesmo diferenciada, tem uma potência incrível em seus golpes mas ainda estoura muita bola, talvez pela pouca idade e imaturidade. Quando tiver mais consistência, penso que estará pronta para jogar entrea s pros.
Bate reto so tem un jogo
Acho que ela nem sabe o que é topspin
Parabéns aos campeões, a final masculina bem disputada. A Naná confirmando o favoritismo, que ela consiga fazer uma ótima campanha no Australian Open Jr
Olha o futuro aí!!!
Parabens a ambos e a todos que participaram. Futuro do tenis brasileiro muito promissor. Sucesso a todos
Parabéns aos campeões e aos vices.