Um Grand Slam e 17 títulos, lesão no punho abrevia a carreira de Thiem

Foto: Pete Staples/USTA

Viena (Áustria) – Cinco meses depois do anúncio de sua decisão de se aposentar em casa, Dominic Thiem encerra a carreira como desejou, diante de seus fãs, familiares e amigos. No último jogo de sua carreira profissional, o austríaco foi superado pelo italiano Luciano Darderi por 7/6 (8-6) e 6/2 na estreia do ATP 500 de Viena. E logo após a partida, recebeu justas homenagens no torneio em seu país natal.

Conforme revelou em sua decisão de encerrar a carreira, o problema no punho foi determinante para. “Há algumas razões por trás disso. Primeiro, meu punho não está exatamente do jeito que deveria estar e não está exatamente do jeito que eu quero, e a segunda razão é meu sentimento interior. Eu vinha pensando nisso há muito tempo”, disse.

Thiem conquistou 17 títulos de ATP e ganhou seu único troféu de simples de Grand Slam no US Open de 2020, no meio da pandemia da Covid-19. Também possui um título de Masters 1000, obtido em Indian Wells em 2019, derrotando Roger Federer na final. O primeiro título de ATP veio no saibro de Nice em 2015. Aliás, foi na terra batida que Thiem faturou dez de seus 17 troféus.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O jogador de 30 anos conquistou sua primeira vitória no circuito da ATP em Viena, em 2011, e subiu para a posição o número 3 do ranking mundial em março de 2020. Thiem, que terminou no Top 10 por cinco anos consecutivos, de 2016 a 2020, permaneceu entre os cinco melhores do mundo até junho de 2021, quando sofreu uma ruptura no punho direito.

Vice-campeão do Australian Open em 2020 e duas vezes vice de Roland Garros, em decisões contra Rafael Nadal, Thiem se classificou para o ATP Finals em cinco ocasiões, chegando à disputa pelo título em 2019 e 2020. O austríaco sofreu uma derrota apertada em três sets na final de 2020 para Daniil Medvedev, e perdeu no tiebreak do terceiro set contra Stefanos Tsistipas em 2019.

A difícil volta da lesão no punho

A lesão no punho direito o manteve fora do circuito por 10 meses e resultou em sua classificação despencando para fora do top 350. Ele voltou às competições em março de 2022 e conseguiu retornar ao top 100 no ano passado, mas não pôde recuperar a forma que o marcou no circuito profissional.

Em março passado, ele disse que teve uma inflamação no punho direito, mas voltou para jogar em Estoril, Monte Carlo, Munique e Madri.

“Eu tive sucesso e troféus que nunca sonhei. Foi uma jornada incrível”, disse Thiem. “Cheguei à conclusão de que a decisão de encerrar minha carreira no final desta temporada é a única correta.” As principais marcas de sua carreira foram transformadas em livro, que foi lançado no início do mês.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sergio
Sergio
4 horas atrás

De fato, o único jogador que tinha potência e físico para ganhar da melhor versão do Nadal em Roland Garros. Fez pelo menos 4 semi-finais seguidas em Roland Garros. Em duas oportunidades foi a final. Em 3 oportunidades sucumbiu diante de Nadal. Se não fosse o Espanhol teria pelos menos 2 Slams em Paris.

trackback

[…] Um Grand Slam e 17 títulos, lesão no punho abrevia a carreira de Thiem […]

Daniel Macedo
Daniel Macedo
2 horas atrás

Foi do Big 6 da geração que teve os 3 maiores da história, nada mal…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.