Londres (Inglaterra) – Recordista de títulos do ATP Finals com sete conquistas, o sérvio Novak Djokovic aumentou suas esperanças de se classificar mais uma vez para a competição que reúne os oito melhores do ano. O vice-campeonato no Masters 1000 de Xangai impulsionou seu desempenho na corrida da temporada, ganhando três posições para agora figurar na sexta colocação.
Agora dentro da zona de classificação para Turim, o sérvio deixou para trás o norueguês Casper Ruud (7º), o russo Andrey Rublev (8º) e o australiano Alex de Minaur (9º). Este último terá que se recuperar na reta final da temporada, tentando voltar a figurar entre os oito primeiros.
Djokovic abriu diferença de 605 pontos para De Minaur, o primeiro fora da zona de classificação, e tem boas perspectivas de classificação, ainda que só deva jogar mais um torneio até o fim da temporada regular, o Masters 1000 de Paris. Os seis rivais que estão logo atrás dele estão em ação nesta semana nos três ATP 250 em disputa (Almaty, Antuérpia e Estocolmo).
O italiano Jannik Sinner está disparado na liderança, tanto que durante a semana assegurou o número 1 até o fim da temporada, ampliando ainda mais a vantagem com o título em Xangai. Completam a lista dos oito melhores da temporada Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Daniil Medvedev, Taylor Fritz, Novak Djokovic, Casper Ruud e Andrey Rublev.
Veja como está a corrida para o ATP Finals:
1. Jannik Sinner – 10.330
2. Carlos Alcaraz- 6.710
3. Alexander Zverev – 6.215
4. Daniil Medvedev – 4.820
5. Taylor Fritz – 4.290
6. Novak Djokovic – 3.910
7. Casper Ruud – 3.805
8. Andrey Rublev – 3.580
9. Alex de Minaur – 3.305
10. Grigor Dimitrov – 2.935
11. Tommy Paul – 2.885
12. Stefanos Tsitsipas – 2.835
13. Hubert Hurkacz – 2.630
14. Frances Tiafoe – 2.510
15. Holger Rune – 2.475
16. Lorenzo Musetti – 2.400
Duvido que seja um problema Djokovic se classificar, deve chegar no minimo a uma semi no M1000 de Paris. Considerando 2024 apenas, Djokovic nesse momento, está para Alcaraz e Sinner, como Murray estava para o Big 3 na maioria da carreira. Chegava lá, mas na hora de ganhar os GS tinha que suar, foram 3GS em 11 finais. Parecido com Djokovic esse ano, que ganhou os jogos olimpicos mas perdeu a semi de AO, a final de WB, e agora a final do M1000 de Shanghai.
Boa análise. Acredito que nole ainda vença mais algum slam e mais algum master 1000, Murray chegou ao número 1 no hiato dos três grandes, lesionados e em momento ruim. Hoje nole tem apresentado mais dificuldade contra sinner que Alcatraz, Nole acha furos no jogo de alcatraz no caso do sinner, ele é mais sólido contra o nole.
Mole não tem mais fisico, infelizmente a idade pesou contra os mais jovens
A análise é boa, mas considerar a final de Wimbledon aí é brincadeira, pois ele estava recém-operado.
Acho que Djokovic terá sua melhor chance em Roland Garros. E que ele pode vencer sem uma dificuldade tão grande assim Alcaraz no AO e no US Open, bem como SInner em RG e em WB.
Vencer SInner nas duras e Alcaraz em WB acho que será extremamente difiícil, se esses não estiverem num mau dia.
Pode ser. Na verdade eu não vejo Djokovic com dificuldade de chegar pelo menos a semi final de qualquer GS. Mesmo aos 37 ele ainda coloca no bolso a maioria dos adversários, e só está com dificuldade com Alcaraz e Sinner pela velocidade e intensidade que esses 2 estão colocando. Isso não quer dizer que ele automaticamente vai ganhar de todos os outros e perder para esses 2, mas é para onde as probabilidades estão pendentes. Mas pode ser que sim, RG seja uma boa oportunidade, sem Nadal não tem um grande dominante aí, mesmo sendo Alcaraz o campeão defensor.
Provavelmente se classifica, mas sem ganhar nem 1 ATP no ano, o que é bem estranho.
Sim.
Com o lance do doping do Sinner ele ficou com medo e resolveu dosar suas ingestões para o levarem só à finais: Wimbledon e Xangai.
Já nas olimpíadas ele arriscou e foi campeão.
E .pelo jeito nole se classifica para o finals
Fez a pior temporada de sua carreira goatiana, mas obteve o golden slam e ainda se classifica para o atp finals aos 37 anos. Qualquer tenista médio com os resultados de 2024 seria reverenciado, mas é o goat da modalidade. É a mesma coisa no caso de Armand Duplantis: se saltar 6 metros é pouco, ou seja, só vale saltos de 6,20 para cima hoje em dia.
Não acho que é por aí. Obviamente o ano de Djokovic é espetacular para 98% dos tenistas profissionais, mas considerando o proprio Nole, será que ele vai se motivar em 2025 se não ganhar GS? Que ele é o GOAT não tem duvidas, mas aos 37 o corpo não é o mesmo, não tem a mesma explosão, tem que se esforçar muito mais para atingir resultados que antes estavam no bolso. Veja o jogo com Sinner, jogaço, perdeu no detalhe, faltou um pouco de velocidade e eficiencia no contra ataque, não conseguia pressionar Sinner da mesma forma que era pressionado. Será que aos 38 se continuar perdendo as finais para esses 2 vai querer continuar se matando?
Quanto a motivação, Nole está a um título do centenário, a um slam do recorde absoluto e muito perto de ser o primeiro jogador a faturar 200 milhões. E uma boa motivações, e mais, Nole não está longe dos títulos, seria muito ruim se não chegasse a fase final dos torneios e tivesse fora do top dez.
Acho que não viu, se não vencer Slam em 2025 acho que se aposenta.
Grand slam pode esquecer, o que ganhou fica na história,mas agora é a nova geração que vai dominar
Certeza que se classifica. Certamente vai jogar outro torneio para assegurar essa vaga. Vem jogando demais! E vem querendo quebrar o recorde do jogar mais talentoso.
Eu acho que ele se classifica, mas não acho que joga outro torneio alem do M1000 de Paris. Aos 37 anos ele tem que se preservar, que adiantaria ganhar um 250 que não representa muita coisa para ele, e chegar quebrado no Finals. Nessa altura do campeonato, e com a historia dele, ele não vai para o finals somente para participar e colocar um cheque gordo no bolso, não precisa mais dissso. Ele vai se tiver condições de brigar pelo titulo, e para isso ele não pode se desgastar demais.
Por coerência com o que falou, não deve jogar mais esse ano.
Apesar de querer vê-lo em Paris, onde teve o maior sucesso em M1000.
Deveria jogar o ATP 250 do aberto da Sérvia
Em um ano “ruim” e que, inclusive, passou por artroscopia no joelho, a classificação para o finals é uma puta conquista.
Eu tenho para mim que passado o finals, o Djoko se prepará como nunca e terá um 2025 excepcional. Anotem aí!
O cara fez cirurgia há 4 meses fez final de wb,ganhou ouro olimpico ,final de Shangai e 8itavas no us open
Entre 2008 e 2014, tinha algum tenista com 35 anos que fazia final contra o big três ?
E mais: perdendo no detalhe! Se tivesse vencido o tie-break (e poderia), acho que tinha levado esse título.
Força Djokovik.
Está se mantendo regular mesmo com poucas torneios disputados. Dando prioridade aos Master e Slam.
Mas está acumulando vitórias, são 37 Vitórias na Temporada X só 9 derrotas.
No geral são 1.124 vitórias, dá para aumentar ainda este ano.
Tomara que classifique, se cair em uma chave com Sinner, Medvedev e Zverev não vai passar da primeira fase kkkkkk, mas como da muita sorte nos sorteios, acho difícil isso acontecer
Tá louco, Med e Zverev não vem em boa fase.
Rublev, Fritz e Ruud são fregueses. E Alcaraz é mais vulnerável no piso duro rápido, vide a surra que levou na semi do ATP Finals do ano passado, para o GOAT.
Derrotas na Temporada.
06 Sinner
09 Djokovik
10 Alcaraz
13 De Minaur
15 Dimitrov
18 Medvedev
19 Zverev
19 Ruud
20 Fritz
20 Rublev
Pessoal, o Djoko ja está classificado para o Atp Finals mesmo se nao jogar mais, matemáticamente parece que nao , mas teria que os outros 3 irem muito adiante! Abs
Ruud precisa de 100 pontos e Rublev 330.
Se Novak não jogar, muito fácil para ele sair dos 8 primeiros, pois tem mais de 2000 pontos em disputa.
Faltou o de Menor que precisa de 510 e já está voltando essa semana.
O diferença para de Menor é 605. Equivoquei-me.
Mesmo assim, com 2000 pontos é bem provável que essa diferença caia. A não ser que ele volte ainda sem condições de jogo.
A distância pro décimo é de quase 1000 pontos, então só o De Minaur ameaça a vaga do Djoko, isso contando que Ruud e Rublev vão pontuar mais. Na prática o risco seria o De Minaur ganhar um ATP 500 ou fazer final de M1000, difícil.
Deveria jogar o ATP 250 do aberto da Sérvia
O Djoko ainda tem bastante chance de ganhar GSL e Atp 1000, as circunstâncias podem tirar Alcaraz e Sinner do caminho. Sinner pode ser punido por doping, se ficar aí uns 6 meses sem jogar, pode sobrar AOP(e até
USOPEN) pro Djoko, no saibro tem vários torneios, até o Tsitsipas ganhou um 1000 nesse ano. E Roland Garros tmb, ganhou Olimpíadas do Alcaraz. Não pode é desistir, pq pode acontecer de tudo, seus maiores adversários tmb lesionarem. Mesmo limitado fisicamente ganha de todos, menos de Alcaraz e Sinner pq falta perna, mas as circunstâncias podem mudar o título de mãos.
Vai ser inusitado, ir pro finals sem ter ganho um único título, aliás, o único título que ganhou não valeu pontos. Alguém sabe quantos jogadores chegaram ao finals sem ganharem título no ano?
Provavelmente alguns… Berdych, Tsonga, Nishikori, Ferrer… Esses caras chegavam regularmente as quartas de Slam e tomavam uma surra do Big4, e em masters 1000 tb.
Tomara que se classifique. O finals não é o mesmo sem ele…. Saudades do big 3….