Xangai (China) – Em outra batalha de três sets em que sobrou fôlego e confiança, Gael Monfils causou mais uma surpresa no Masters 1000 de Xangai. Depois de tirar o argentino Sebastian Baez, superou o compatriota e cabeça 16 Ugo Humbert, finalista de Tóquio há duas semanas, com o placar de 7/6 (9-7), 2/6 e 6/1.
Monfils reencontrará agora o número 2 do mundo Carlos Alcaraz, a quem derrotou há dois meses na segunda rodada de Cincinnati, com virada de 4/6, 7/6 e 6/4. O espanhol ganhou os dois primeiros confrontos, em Indian Wells de 2022 e em Miami deste ano. Quem avançar, terá Tommy Paul ou Tomas Machac nas quartas.
Aos 38 anos, Monfils é o segundo tenista de maior idade a atingir as oitavas de final em Xangai, superado por questões de meses pelo suíço Roger Federer, em 2019. Humbert curiosamente fez a terceira partida consecutiva diante de outro francês, tendo perdido em Tóquio para Arthur Fils e superado Arthur Cazaux na estreia de Xangai.
“Nunca é fácil jogar contra Ugo”. afirmou Monfils. “Ele é realmente agressivo, bate rápido dos dois lados e tira seu tempo”.
Shelton será adversário de Sinner
Em outra partida atrasada pelo mau tempo da véspera, o canhoto norte-americano Ben Shelton confirmou o amplo favoritismo sobre o espanhol Roberto Carballes, anotou 6/3 e 6/4 em partida que anotou oito aces de seus 24 winners e com isso será o adversário do número 1 Jannik Sinner nesta quarta-feira.
O jogo repete as oitavas do ano passado em Xangai, quando Shelton eliminou o italiano de virada. Depois disso, Sinner ganhou os três duelos mais recentes, incluindo Indian Wells de março e Wimbledon.
Vamos ben e monfils
Alcaraz vai com a faca nus dentes,2 x0 fáceis para alcaraz