Belo Horizonte (MG) – A Federação Internacional de Tênis atualizou, nesta segunda-feira, o ranking mundial após a disputa do ITF BT 400 de Belo Horizonte (MG), realizado na capital mineira.
A disputa pelo número 1 do mundo no masculino ficou mais acirrada. A conquista do francês Nicolas Gianotti e do italiano Mattia Spoto sobre André Baran e Michele Cappelletti, que pela primeira vez atuaram como líderes da classificação mundial, fez com que eles se aproximassem no ranking. A vantagem que era de 300 pontos, agora é inferior a 200. Spoto e Gianotti podem reassumir a liderança em caso de título nesta semana no torneio de São Paulo.
O mineiro Victor Gonzaga, que fez quartas de final com Gabriel Santos e treina na Arena RM, subiu duas colocações no ranking e é o 27º. O paranaense Giovanni Cariani, de 21 anos, estreia no top 10 com o 10º lugar após a semifinal ao lado de Daniel Mola.
As mineiras se destacaram. Graziele Silva, que alcançou sua maior final ao lado da paranaense Marcela Vita, subiu duas colocações e alcançou o 18º lugar, ficando a 100 pontos de uma vaga no top 15. Vita ganhou um posto e é a 13ª. Graziele soma cinco títulos somente nesta temporada. A italiana Greta Giusti, campeã ao lado de Sofia Comatti, subiu um degrau e é a 9ª colocada.
“Foi uma semana muito especial e que ainda está caindo a ficha sobre tudo! Mas que ficará para sempre na minha memória e no coração, principalmente o apoio fundamental da torcida de BH que fez diferença demais do começo ao fim! Subir no ranking é sempre bom”, comemorou Grazi.
As também mineiras Luma Zambaldi e Natália Buonicoutro, que tiveram a primeira experiência na chave principal de um BT 400, subiram 31 postos e foram ao 241º lugar. As atletas somam seis títulos no ano e têm apenas 15 anos.
Torneio confirmado para 2025
Rafael Moura comemorou a realização do torneio, que teve 16 mil pessoas ao longo de seus cinco dias. A segunda edição está confirmada para outubro de 2025. “Temos um BT 400 garantido para o ano que vem. Vamos tentar fazer ainda maior, quadra central um pouco maior e buscar fazer um BT 100 ou 50 no primeiro semestre para que nosso público possa estar presente nos torneios ITF.”
Vamo, Brasil: mete bronca!!!!!