Belo Horizonte (MG) – Mais um dia emocionante na Arena RM em Belo Horizonte, com a definição dos semifinalistas do ITF BT 400. A competição é uma das maiores do mundo com praticamente todos os top 10 no masculino e no feminino, premiação total de US$ 35 mil (R$ 192 mil) e 440 pontos no ranking para cada dupla campeã.
No masculino, novamente o número 1 do mundo André Baran precisou batalhar ao lado do italiano Michele Cappelletti, também líder da tabela. Os dois salvaram cinco set-points na primeira etapa, saindo de 2/5 abaixo e mais vários no tie-break incrível do segundo set para derrotarem o letão Maksmilians Andersons e o russo Dmitrii Pavlov com o placar de 7/5 e 7/6 (17/15). Baran e Cappelletti precisaram de nove match-points para o triunfo.
Na estreia, na quinta-feira, Baran e Cappelletti venceram salvando um match-point no super tie-break. Este é o primeiro torneio de Baran como o primeiro do ranking da Federação Internacional de Tênis, primeiro brasileiro a obter tal façanha após dez anos. A dupla joga contra os brasileiros Daniel Mola, 9º do mundo, e Giovanni Cariani, 11º, que passaram pelos italianos Federico Galeazzi, também atleta da casa, e Felippo Boscolo por 6/2 e 7/6 (12/10).
“Queria agradecer ao público que nos proporciona esses momentos gostosos.Como não amar esse esporte, não é? Isso aqui é emocionante, estamos fazendo nosso máximo em quadra. Foi muita resiliência, lutamos muito hoje, as coisas não estavam dando certo no primeiro set, mas lutamos. No segundo set, desandaram, tivemos muitos set-points contra, a favor. Cappelletti passou no teste da paciência (risos)”, vibrou Baran.
Cappelletti completou: “Acho que nunca mais vai acontecer algo assim na história do beach tennis. Games perdidos de 40 a 0, depois 0 a 40 e perdíamos. Agora jogamos com uma nova pressão, não é fácil. Temos essa resiliência, mas precisamos ser mais equilibrados, eu sobretudo. Quando precisa fechar o jogo, tenho que fechar. Estamos super felizes e cansados, mas vamos”.
A outra semifinal será entre os cabeças de chave 2, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, que tiveram dificuldades nas oitavas de final contra o mineiro David Abdanur e Mateus Freitas por 6/2, 4/6 e 10/6, mas ganharam confiança no triunfo sobre o mineiro Victor Gonzaga e Gabriel Santos, fazendo 6/1 e 6/2. Eles enfrentam a dupla do santista Allan Oliveira, 12º, e Leonardo Branco, 10º, que passaram por Felipe Loch e Antomi Ramos por 6/3 e 6/1.
Graziele Silva, de preto, e Vita, de rosa (Foto: Marcos Luciani)
Mineira atinge seu maior resultado na carreira
Atleta de Belo Horizonte, número 20 do mundo, Graziele Silva fez a festa da torcida mineira nesta sexta-feira ao atingir seu maior resultado na carreira com a vaga na semifinal. Graziele e a paranaense Marcela Vita, ex-top 10, atual 14ª, derrotaram nas quartas de final a quarta melhor dupla do torneio, da italiana Veronica Casadei e da espanhola Ariadna Graell, por 6/3 e 6/4. Esta será a primeira semi de Graziele neste nível de torneio. Ela soma dois títulos de nível BT 200 este ano em Itumbiara (GO) e Cuiabá (MT).
Elas vão buscar vaga na final neste sábado a partir das 11h15 contra a dupla cabeça de chave 2 formada pelas italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile, que superaram as brasileiras Isadora Simões e Júlia Nogueira por 7/6 (7/3) e 6/4. A outra semifinal, a partir das 9h45, será entre as italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti e a dupla da brasileira Raquel Iotte com a espanhola Eva Palos. As principais favoritas, a paranaense Vitória Marchezini e a paulistana Sophia Chow, que buscavam o número 1 do mundo em caso de título neste final de semana, perderam da dupla russa formada por Elizaveta Kudinova e Anastasia Semenova por 6/3 e 6/2 nas oitavas de final.
O sábado é o dia decisivo do torneio com as semifinais femininas a partir das 9h45. As semis masculinas começam às 12h45. Os dois primeiros jogos terão transmissões do Disney+ e do PlayBT no Youtube. A decisão feminina começa às 18h e a masculina logo a seguir com transmissão da ESPN 4 e do PlayBT.