Florianópolis (SC) – O Brasil está definido para a ITF Beach Tennis World Cup 2024. Nesta terça-feira, os capitães Alex Mingozzi (profissional) e Marcus Ferreira (juvenil) convocaram os atletas que representarão o país de 10 a 15 de dezembro, na Arena Ezetec, em São Paulo (SP).
Entre os atletas profissionais, a equipe será formada pelos atuais números 1 dos rankings masculino e feminino, André Baran e Rafaella Miiller, além de Sophia Chow (#3), Vitória Marchezini (#3), Daniel Mola (#9) e Felipe Loch (#16).
A equipe une a experiência e a juventude dos beachtenistas como receita para buscar o título. O capitão Alexandre Mingozzi destacou o desempenho que a nova geração vem tendo no circuito. “Sempre gostei de dar espaço para os novos atletas e temos bons garotos. O Felipe (Loch) é a grande novidade, mas também é um dos jogadores mais talentosos do mundo e vem conquistando títulos importantes. Já o Mola recebeu oportunidades no ano passado e eu gosto muito de como ele joga. No feminino, as três jogadoras estão na elite da modalidade”, disse.
Já na equipe juvenil, com beachtenistas até 18 anos, as meninas chamadas são: Isabela Massaioli, Manuela Archeti e Maria Eduarda Nakamura. No masculino, Caio Gazoli, Davi Ballerini e Lucas Lima completam o time.
Para Marcus Ferreira, os meninos e meninas continuam firmes na busca pelo bicampeonato. “Estou bem otimista com essa competição, ainda mais por jogar novamente em casa. Temos uma equipe muito forte e com alguns dos principais atletas da modalidade”, pontuou.
O Brasil chega como uma das equipes favoritas aos dois títulos. Entre os profissionais, os brasileiros buscam o hexacampeonato, que igualaria o país com a Itália como os maiores vencedores da competição. Já no juvenil, os atletas chegam embalados com o inédito título em 2023.
Formato
Realizado no formato por equipes, cada confronto possui três partidas, sendo o primeiro entre duplas femininas, o segundo entre duplas masculinas e o terceiro nas duplas mistas. Vence quem alcançar duas vitórias.
A competição acontece em duas etapas: a primeira é dividida em grupos e garantem vaga as duas melhores equipes de cada. Após o final da fase classificatória, os times seguem para a fase mata-mata, nas quartas de final, semifinais e final.