Pequim (China) – A série invicta de cinco jogos de Beatriz Haddad Maia nos torneios asiáticos da temporada chegou ao fim na madrugada desta segunda-feira. Campeã em Seul na semana passada, a número 1 do Brasil e 12ª do mundo foi superada na terceira rodada do WTA 1000 de Pequim pela norte-americana Madison Keys, 24ª do ranking, por 6/3 e 6/3.
Esta foi a segunda vitória de Keys sobre Bia no circuito. A brasileira havia vencido o primeiro confronto, na campanha para o título do Elite Trophy, no fim do ano passado em Zhuhai. Elas também haviam se enfrentado na atual temporada, com vitória da norte-americana no saibro de Roma. Keys enfrenta nas oitavas pode a número 2 do mundo Aryna Sabalenka, principal cabeça de chave, que venceu a jovem norte-americana Ashlyn Krueger, de 20 anos e 68ª do ranking, por duplo 6/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A queda na terceira rodada também impediu que Bia se reaproximasse do top 10 da WTA. A paulistana de 28 anos começou a semana a 180 pontos da décima colocada Barbora Krejcikova, que já está eliminada em Pequim, e defendia apenas 10 pontos na semana. Pela campanha, soma 65 pontos e reduz muito pouco a diferença para a tcheca. Ela poderia ultrapassar Krejcikova se chegasse às quartas.
A brasileira ainda segue em Pequim para disputar o torneio de duplas, ao lado da alemã Laura Siegemund. Elas estão nas oitavas e voltam à quadra à 0h desta terça para enfrentar a húngara Timea Babos, ex-número 1 da modalidade, e a russa Yana Sizikova.
Apesar do bom início para Bia, Keys logo assumiu controle do jogo
Bia até começou melhor na partida e venceu os dois primeiros games, com uma quebra logo de cara, mas a reação da norte-americana foi rápida e ela devolveu o break para empatar por 2/2. A definição do primeiro set veio na reta final, com Keys conseguindo nova quebra no oitavo e penúltimo game, para confirmar o serviço em seguida e assim abrir 1 a 0.
Na segunda parcial, as oscilações das duas jogadoras foram a marca da disputa. Keys largou muito bem e abriu 3/0 com duas quebras, Bia se recuperou e devolveu a vantagem vencendo os três games seguintes, mas depois a norte-americana voltou a comandar e faturou os últimos três games para fazer 6/3 e selar a vitória.
Em torneios maiores (1000 e Grand Slan) fica complicado para a Bia ir mais longe.
Mas pontuando bem nos torneios menores já está bom, dá para se manter bem no ranking e ganhar uma boa grana.
Dá pra ficar no top 15 uns 5 anos ainda, o que é excelente.
Eu não apostaria nisso, ano que vem ela completa 29 anos no primeiro semestre.
Daqui 5 anos, com 33 anos, mas exceto por contusão, é quando estão se aposentando
Ela acabou de vencer um WTA 500 que não é um torneio pequeno.
Mas foi um torneio esvaziado. A maioria das top 10 20 não jogaram
Ela venceu a kasaktina na final
Exatamente, bora Bia, acredite.
Sim filho, mas é um torneio 500 e ele precisa ser valorizado porque aqui na América tirando Pegula e Collins, das mulheres, elas têm muitas dificuldades de ganhar este nível de torneio, então amigo tem que valorizado.
Ué, ela não acabou de ir longe num Slam, somando 430 pontos e faturando US$ 530 mil?
Fica complicado pra todas as tenistas ( exceção de meia dúzia) mas de vez en quando acontece
Penso também desta forma. Perder para uma jogadora como a Keys, é normal. O encontro foi muito cedo na chave. Não vi o jogo, mas, parece que foi equilibrado. Se a Bia, beliscar um título por ano e avançar duas ou três rodadas nos torneios, se manterá no topo e teremos alguém para torcer por um bom tempo. A Sakari faz isso. No mais, parabéns a nossa melhor tenista!!
É por essa lógica que tb acho. Caso não se machuque.
Parece que a teoria de jogar duplas e simples (com dois chequinhos no bolso) não funcionou bem para o jogo de simples mais uma vez…
E continuamos na torcida…
Concordo!
No penúltimo torneio só jogou simples, ou seja, se perdesse ia embora, não tinha nada prá seguir tapeando…
Então deu tudo de si para vencer!
E venceu!
Nesse tem as duplas prá consolar, então a impressão é que não entregou tudo…
Nem provocou um 3o.set!
Ao assistir os últimos 2 jogos da chinesa Shuai, que havia perdido os últimos 24, vimos o quanto esse esporte é mental e de autoconfiança!
Seguimos na torcida!
VQV Bia!
Joga de forma previsível: pancada. Não tem variações, não surpreende.
E funciona, senao ela nao seria numero 12 do mundo
Isso é verdade. Na Wta o nível técnico acaba sendo mais baixo e só com pancada com boa estatura e resistência física já fazem um bom estrago nas adversarias.
Saber jogar é um requisito mínimo para estar entre as 20 do mundo, e saber jogar bem.
Perder para a Keys é um resultado normal, que ela absorva bem o que ainda falta e consiga evoluir para chegar no top 10.
Parabéns Bia. Já mostrou uma melhora efetiva do 1o.
Semestre pra cá. Siga em frente de cabeça erguida que os resultados virão. Já fez a sua história.
Jogando no alto nível eh isso aí mesmo, não tem como vencer todo dia, não vai ser campeã sempre, tem que ser regular e uma hora ou outra belisca uma taça grande.
Parabéns Bia. Fez uma grande sequência vitoriosa. Uma hora tem que perder. Faz parte.
Eu cantei a bola. A Keys é parada indigesta. A Bia oscila demais, mas é uma boa tenista. Só isso. Vou continuar torcendo sempre para ela, embora saiba dos seus limites.
Você e qualquer um que acompanhe um pouco de tênis.
Derrota extremamente normal para uma adversária extremamente qualificada. Não é como se ela tivesse perdido para qualquer uma, é a fucking Keys.
Agora, é secar as adversárias diretas, pois Bia está prevista para voltar ao Top 10 do ranking do dia 14.
Desempenho sofrível no saque, um problema bem conhecido. Bia só confirmou 1/3 do saque, daí fica difícil…
Uma pena essa derrota. Queria ver a Bia contra a sabalenka.
Ta brincando??Ia ser uma massacre!!!!
Coitada da sabalenka! Se livrou de muito trabalho
Põe massacre nisso!!!
Jogadora mediana, fraca mentalmente, o torneio que ganhou as adversárias eram sem expressão, tem que continuar nesses torneios pra se manter entre as 20.
Mediana não. Ela não é uma Fora da curva, mas mediana também não. Concordo que os Lovers sem noção defendem incondicionalmente a Bia e não admitem que ninguém a critique, mas a Bia não é uma Mediana. Acho que jogadoras medianas não conseguem “beliscar” o top20. A Bia já conseguiu. Provavelmente não vai se manter nesse ranking por muito tempo. Mas, se ficar entre 50 e 100 já é bom demais, vai entrar em todas as chaves principais, principalmente de Grand Slan, os quais já dão uma grana muito boa na primeira roda.
Faz 2 anos que ela se mantem no top 20 ou proximo.
Se ela é mediana, imagina 99% do circuito feminino kkkkkk. O hater sente tanto prazer em odiar que fala qualquer groselha sem a menor cerimônia. Que tal acionar o cérebro antes de digitar, fera?
Mediana…. cara vc forçou muito. Gostaria de saber o que pra vc é não mediana, pra cima e pra baixo???
De 1a a 5a do ranking, é top. De 6a a 10a do ranking é boa. De 10a a 20a do ranking é mediana. Não dá para comparar a Bia com um Guga ou uma Maria Esther Bueno…
Falando de tenis eu diria de 1 a 10 é top.De 11 a 30 é bastante bom.De 31 a 50 é bom.De 51 a 70 é mediano.De 71 a 100 é mediocre.Fora dos 100,não existe
Quero novidade ! Qd pegar uma melhorzinha toma uma surra !!
Outro hater. Vai ver a Bia se mantém há dois anos no top 20 ganhando apenas de tenistas fracas. Quando ser insensato virou motivo de orgulho?
Estou com voce PFON, ela e limitada, jamais entrara no top dez e se mantera.
No último torneio ganhou da atual top 10 e da Kudermetova top10 em 2022.
Uma hora uma derrota ia acontecer, Keys é uma tenista que bate muito forte na bola, e Bia sem sacar bem mais uma vez, fica muito difícil vencê-la. Na verdade, temos que restabelecer nossas expectativas em relação a BIa, não adianta ter a ilusão de que ela será top 10 muito em breve. É muito mais difícil do que chegar lá, é se manter lá. Acho que Bia está num ranking condizente com seu nível de jogo. ser Top 15 no momenta atual já é uma grande conquista. O que vier dai para frente será lucro…
Não assisti ao jogo, mas assisti os melhores momentos e vi Bia bastante agressiva ( acho que tem que ser assim, pois o nivel é outro ) gostei bastante , vamos em frente
O que me desanima a ver nos comentários é sempre o foco só na vitória/derrota da Bia, ao invés de observações mais sensatas de como está jogando.
Quem gosta mesmo da jogadora e do tênis em geral quer vê-la jogando bem (mesmo com derrota). A vitória/premiação/pontos/ranking são secundários e interessam mais a jogadora e seu estafe.
Ainda está jogando abaixo do nível das 2 temporadas passadas, mas já melhorou. Bom sinal. Não é porque ganhou um torneio que “já voltou com tudo”; nem porque perdeu para uma experiente jogadora que “chegou ao seu limite”.
Keys não deu espaço pra Bia hoje. Foi 100% focada, disciplinada e agressiva. Aplicou perfeita estratégia e construiu pontos com maestria. Mesmo assim, a Bia ainda conseguiu 3 louváveis quebras, com 2 sob pressão em momento chave do jogo.
Os meros 55% no 1o. serviço (levando 6 quebras) voltaram a pesar no jogo de hoje, assim como foi ao longo de toda a temporada 2024. Mas mesmo sem isso, a Keys, jogando com jogou, tinha grande chance de vitória.
Pegou uma porradeira em um grande dia, acertando quase tudo. E como a Bia não tem variação para mudar a forma de jogar, ou bate mais forte ou vai perder mesmo.
A Keys no seu normal, é uma das melhores jogadoras do circuito. Bia vem de título e tem gente que críitica, ela só e top 15 e vem evoluindo.
Bia não encontrou seu melhor jogo. Volto a dizer: Seu saque ainda deixa a desejar. Visivel e notório que quando seu primeiro serviço entra, Bia tem mais facilidade para impor seu jogo. Keys é uma otima jogadora. Vitória merecida. Bia foi muito erratica hoje. Agora é treinar, treinar, treinar seu saque e ir para o próximo torneio.
Se não melhorar o primeiro saque……não chega no top 10
resultado normal, como tambem seria normal se tivesse ganho. Jogos envolvendo tenistas desse nivel de ranking será sempre uma incognita. Por mais inconstante que tenha sido o ano que ainda nao terminou, a Bia faturou uma boa grana (bom pra ela), se segurou no ranking, levantou um troféu (ainda que num torneio que nao estava tao pesado, mas nao importa, pois se tivesse perdido, as pessoas estariam bombardeando ela) fez uma final de 250, enfim, ela querendo ou nao, deu o jeito dela, e é isso o que importa.
Pela primeira vez li comentarios sensatos, a Bia é uma otima jogadora, longe de ser ruim mas tambem longe de almejar top 5 e se manter, ao contrario de alguns comentaristas da ESPN que insistem em dizer que é possivel. A Bia tambem é culpada por isso, basta ter uma sequencia boa e la vem ela dizer do processo e sonhando com coisas grandes (entenda-se ganhar GS), claro que precisa ter esses sonhos, mas guarde pra si esses sonhos, depois nao reclame das criticas qdo é eliminada nas primeiras rodadas.
Verdade. Escrevi aqui uma vez cuidado com entrevistas. Como aquela infeliz entrevista depois do título do Elite Trophy Finals, inclusive ganhando da Madison Keys e Quien Zheng na final.
Talvez ela conseguiria buscar esse top5 se agregasse um treinador de saque, ou trocando sua equipe atual por uma mais experiente. Mas ela é teimosa, então que se contente com seu desempenho atual.
Top 5 muito difícil mesmo, do 6 ao 15 não há diferenças expressivas, tem que se arriscar mais, jogo muito cauteloso com jogadoras que tentam jogar no limite o tempo todo fica muito complicado.
Bia quis perder hoje pra Keys para não se desgastar à toa contra Sabalenka na próxima rodada, vem de título e desgaste é muito grande. Para também não decepcionar a Laura Siegemund, porque joga hoje na Court Lotus às 0:00hs, essa dupla vai levar esse WTA 1000.
Bia precisa jogar mais com as grandes bem ranqueadas
Posso estar errado, mas a MKeys esteve em um nível acima do que vinha jogando ultimamente. Sua bola estava pesada e com poucos erros. A Bia não jogou mal. Oscilou um pouco, mas conseguiu se sustentar e quase emparelhou no segundo set. Foi aguerrida. Apesar da derrota creio que ela está entrando numa fase melhor…!
[…] Wuhan (China) – Uma semana depois do duelo na terceira rodada de Pequim, Beatriz Haddad Maia e Madison Keys voltarão a se enfrentar, desta vez na primeira rodada do WTA 1000 de Wuhan. A número 1 do Brasil e 12ª do mundo é a cabeça 9 do evento e vai em busca de uma revanche, depois de ter sido superada pela norte-americana, 24ª do ranking, na última segunda-feira. […]