Chengdu (China) – Festa da torcida local no ATP 250 de Chengdu, que viu o tenista da casa Juncheng Shang comemorar o título, o primeiro da carreira do chinês de apenas 19 anos. Na final desta terça-feira, ele teve pela frente o italiano Lorenzo Musetti, cabeça de chave número 1 do torneio, que não conseguiu colocar o favoritismo dentro de quadra e acabou superado com parciais de 7/6 (7-4) e 6/1.
Ao levantar o troféu, Shang se tornou o segundo chinês a conquistar um título de simples na ATP, seguindo os passos de Yibing Wu, que triunfou em Dallas em 2023. Zhang Zhizhen poderia se tornar o terceiro jogador dessa lista, mas não conseguiu derrotar o croata Marin Cilic na decisão do ATP 250 de Hangzhou.
O jovem chinês também se tornou o primeiro nascido em 2005 ou depois a ganhar um título do ATP. Shang é agora o segundo na corrida para o Next Gen Finals, que reúne os melhores jogadores de até 21 anos de temporada. Ele superou o norte-americano Alex Michelsen e está atrás apenas do francês Arthur Fils.
No ranking da ATP, o tenista de apenas 19 anos segue em ascensão, batendo mais uma vez a melhor marca da carreira. Ele já estava na colocação mais alta na semana passada, quando era o 67º do mundo, mas com a conquista em Chengdu subiu 12 lugares e agora é o 55º da lista. Shang fatura uma premiação de US$ 178.195, enquanto o vice Musetti leva US$ 103.950.
Shang poderia ter vencido o primeiro set mais cedo, já que chegou a sacar em 6/5 pare fechar, logo após anotar a primeira quebra do jogo, mas foi quebrado de volta. No tiebreak, porém, ele levou a melhor e largou na frente. Na segunda parcial, o chinês venceu os três primeiros games e ampliou a vantagem como novo break no sexto e penúltimo game.
Parabéns, Shang: Musetti; é: meio nojentinho!!!!
Parabéns shang
Vergonha para o Lorenzo Musetti… Desça do “SALTO ALTO” e encare a FINAL como uma FINAL deve ser encarada, sem corpo mole, com atitude, não importa contra qual adversário seja !!!
O “excesso de favoritismo”, às vezes, faz mal ao favorito… Lorenzo Musetti não teve a atitude que deveria para enfrentar a “ZEBRA” chinesa !!!
Na verdade, Shang está de 52 do mundo com a atualização hoje após a final. Muito próximo de tornar-se o primeiro tenista da geração 2005 TOP50 e o segundo chinês, após Zhizhen Zhang
Lembrando que o primeiro ATP que o Shang jogou foi a partir do convite do Rio Open, como sempre revelando grandes talentos do tenis mundial!
Que monstro está se mostrando o Juncheng Shan. Tem tudo para rivalizar com o Fonseca por muitos anos à frente. Acho que o João ganha seu primeiro ATP antes do Shang ganhar seu segundo.